50º São Fernando Open: Lucas Park fecha dia com dois birdies para liderar por quatro

17/08/2018

Nagayama vem em segundo, como melhor jogador da casa, seguido por Kenji e Alê Fabietti

Lucas Park no tee do 10: jogando uma abaixo para liderar por quatro de vantagem. Fotos: Ricardo Fonseca/F2 Comunicação 

Em um dia nublado, frio e úmido, com rajadas que chegaram a 20 km/h durante a tarde, o juvenil Lucas Park, do Paradise, conseguiu fazer o recorde de quatro birdies, dois deles nos dois buracos finais, para jogar 70 tacadas, uma abaixo do par e assumir a liderança isolada do 50º São Fernando Golf Club Open – 2018, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, 17 de agosto, em Cotia (SP). O torneio vale para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), além de contar pontos para o ranking brasileiro e para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPG).

Veja, no final, as fotos em alta definição dos destaques da rodada

Lucas, número 4 do Brasil e o segundo jogador mais bem ranqueado em campo, jogou uma acima de ida, com dois bogeys e um birdie, e voltou ao par do campo com novo birdie no 10. Depois de cinco pares consecutivos ele fez bogey no 16, mas reagiu com birdies no 17 e no 18, para ser o único entre 50 jogadores da categoria scratch a aparecer com número vermelho no Placar. Um resultado importante para devolver a confiança ao campeão brasileiro juvenil de 2017, que vem alternando bons e maus resultados.

Incentivo – Convocado para representar o Brasil no Mundial Amador, o mais importante para Lucas agora é retornar à boa fase que fez dele um dos destaques do golfe brasileiro na temporada de 2017, quando numa sequência de nove torneios do ranking mundial, venceu dois e foi cinco vezes vice-campeão. No primeiro semestre de 2018 Lucas teve duas importantes vitórias, no Aberto de Brasília e na etapa brasileira e sul-americana da Faldo Series, mas depois ficou cinco torneios seguidos fora do pódio, até vencer o Aberto da Federação Paranaense há duas semanas. Lucas, no entanto, voltou a jogar mal na semana passada, ao ficar apenas em 16º lugar Aberto do Estado de São Paulo.

A vantagem de quatro tacadas que Lucas abriu na liderança é importante, mas ela pode desaparecer em qualquer momento num campo com greens rápidos, com 11,5 pés no stimpmeter, e preparado dia a dia para que o ganhador não termine abaixo do par. Características que permitem aos jogadores da casa reagir a qualquer momento, como é o caso de Pedro Nagayama, que vem sozinho em segundo lugar, com 74 (+3), num dia em que fez cinco bogeys e apenas dois birdies, um deles no 18.

Destaques – Também mostrou que tem condições de dar trabalho aos meninos e veterano local Alessandro Fabietti, que já foi profissional e hoje é um excelente jogador de final de semana, inclusive com o menor handicap índex em campo (0,1). Alê, que quase fez um eagle de voo no buraco 9, onde sua bola caiu morta sobre o topo da haste da bandeira, fez birdie nesse buraco para jogar uma acima de ida, e vinha líder até o tee do 16, antes de devolver quatro tacadas nos três buracos finais, incluindo um duplo bogey-7 no buraco 17. Terminou em terceiro, com 76(+5).

Ele divide a posição com Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, número 3 do Brasil e mais bem ranqueado em campo, que teve como caddie a namorada Lauren Grinberg, a número 1 do Brasil. Kenji abriu a volta com um eagle-2 no bruaco 1, onde cortou o dog-leg à esquerda com o drive e embocou de 67 jardas de distância. Ele terminou o buraco dez líder isolado, com uma abaixo, mas um triplo-bogey-7, no buraco 11, onde bateu o drive para a água, estragou seu cartão e o tirou de jogo. Foram mais três bogeys até o final para jogar 76 (+5).

Juvenis e seniores – Três jogadores dividem o quinto lugar, com 77 (+6): o Guilherme Grinberg, do São Paulo, campeão brasileiro pré-juvenil; Thomas Choi, também do São Paulo, campeão brasileiro juvenil, títulos conquistados há menos de um mês, e o sênior Roberto Gomez, que já venceu o Aberto do São Fernando oito vezes em quatro décadas deferentes (1983, 1986, 1995, 1998, 2002, 2004, 2005 e 2010) além de ter sido vice-campeão em 2015. O único torneio que Gomez venceu mais vezes foi do que o São Fernando Open, foi o Aberto de seu clube, o Clube de Campo, onde tem 12 títulos.

O São Fernando emplacou ainda mais três jogadores entre os Top 10, Geraldo Vieira, oitavo colocado, com 78 e líder na classificação net até 8,5, no par do campo; o juvenil Rafael Benadiba, nono, com 79; e Alex Yugo Hirai, campeão do torneio em 2013, que jogou 80 para dividir a décima posição com Joakim Thrane, do Clube de Campo, o primeiro de muitos jogadores da tabela de classificação que completaram a volta sem um birdie sequer.

Handicaps – Na categoria para jogadores com handicap índex de 8,6 a 14, só deu São Fernando na frente. Carlos Eduardo Trindade jogou 70 tacadas, uma abaixo, para liderar por uma de vantagem sobre Fabio Marchioni, que jogou 71. Marcelo Varella vem em terceiro, com 72, seguido por Paulo Troyano, com 73; Valdir Bignardi, com 75; e Hyung Sung e João Carvalho, ambos com 76.

Na 14,1 a 19,4, a liderança é de Flavio Costa, do Portal do Japy, que jogou 72, uma acima. Três jogadores dividem a segunda colocação, com 74 (+3): Luiz Carlos Fortino e Jean Pessey, do São Fernando, e Sergio Dhelomme, do São Francisco. Carlos Cruz, do São Fernando, vem em quinto, com 75, seguido por Jair Carmona, do Vila da Mata, com 78. Em sétimo, com 79, um tríplice empate entre Airton Minari, do Paradise; Byung Hong, São Fernando; e Frank Wisbrun, do São Paulo.

Hole-in-one – Os mais de cem participantes do São Fernando Open tiveram uma boa notícia ao chegar para a primeira rodada da competição, nesta sexta-feira: quem fizer um hole-in-one no buraco 16, o par 3 mais longo e difícil do campo, vai ganhar de prêmio um Mitsubishi Outlander 2.0, elogiado por unir o conforto de um crossover, com a resistência e robustez de um SUV e a agilidade de um carro esportivo, além de uma grande gama de inovações em tecnologia que protege os passageiros, responde e pensa por você e traz conforto e praticidade para o seu dia a dia.

O 50º São Fernando Golf Club Open – 2018 tem apoios de AXA, Buddha SPA, Bueno Wines, Copag, Dom Tápparo, FCB, Grupo Vita, Imperatriz Distribuidora, Informar Saúde, Johnnie Walker, Mitsubishi Motors, Orfeu, Pissani, Prudential, Quai D´Orsay, Serviços RB, Sofitel, Spec Plast, Tailormade, Visco, Viva Amazon e WDC Networks. A organização é da Federação Paulista de Golfe (FPG) e do São Fernando Golf Club, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Golfe, do Ranking Mundial Amador de Ranking (WAGR) e do R&A.

Resultados completos

Horário de saída do sábado, 17 de agosto

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados