50º São Fernando Open: Pedro Nagayama faz melhor volta do torneio e assume liderança isolada

19/08/2018

Lucas Park vem uma atrás; ambos estão muito à frente dos adversários. Alê Fabietti completa o pelotão

Nagayama bate drive no 10 a caminho de jogar quatro abaixo de volta e virar o jogo. Fotos: Ricardo Fonseca/F2 Comunicação

Até o buraco 8 deste sábado, 18 de agosto, segundo dia do 50º São Fernando Open, tudo indicava que Lucas Park, do Paradise, caminharia célere para seu terceiro título do ano em torneios válidos para o ranking mundial amador de golfe (WAGR). Líder da véspera, com uma abaixo e quatro tacadas à frente dos adversários, Lucas fez birdies nos buracos 2 e 3 para somar três abaixo e ampliar para seis sua vantagem na liderança sobre os locais Pedro Nagayama, que vinha no par do campo no dia, com três acima no total, e Alê Fabietti, que jogava duas abaixo no sábado, melhorando seu total também para três acima em 26 buracos.

   Lucas: saindo uma tacada atrás de Naga

Lucas deu um novo alento aos adversários ao fazer duplo bogey-6 no buraco 9 e encerrar a primeira metade do campo no par do campo, mas ainda com a cômoda vantagem de quatro tacadas com que começara o dia. Nagayama, que jogava a seu lado e vinha com um birdie e um bogey na primeira volta, ainda comentou que achava o campo mais difícil do que na véspera. Afinal, apesar de o vento ter diminuído, algumas posições de bandeira estão mais delicadas e acertar os greens rápidos (11,5 pés de velocidade) não eram garantia de par para ninguém.

Virada – Naga aproveitou um excelente drive no 10 para atacar a bandeira e fazer birdie, contra bogey de Lucas, e diminuir a diferença de quatro para duas tacadas, E não parou mais. Naga fez novo birdie no 12, de par 3, seguido de um eagle-3 no 13, para virar o jogo e passar à frente no placar. Com mais um bogey no 14 e um birdie no 18, Naga jogou quatro abaixo, a melhor dos dois primeiros dias do campeonato, para liderar com 141 (74-67) tacadas, uma abaixo no total.

Depois de perder três tacadas nos dois buracos da virada, Lucas manteve a calma e o jogo sob controle, para fechar o dia com uma acima e ser vice-líder com 142 (71-73) tacadas, o par do campo, apenas uma atrás de Naga. Com os demais adversários distantes no placar, tudo indica que a volta final, neste domingo, pode se transformar em um match play entre os dois jovens talentos do golfe brasileiro, ambos em uma boa fase de recuperação em suas carreiras.

Destaques – Alê Fabietti estará mais uma vez no pelotão, neste domingo, mas com chances reduzidas de buscar algo mais do que um lugar ao pódio. Depois dos quatro birdies que lhe permitiram jogar duas abaixo de ida, a falta de ritmo de competição cobrou seu preço. Alê fez um duplo bogey-5 no 12 e mais três bogeys, para jogar três acima e terminar os 36 primeiros buracos em terceiro lugar, com 150 (76-74), oito tacadas atrás do segundo colocado e nove atrás do líder.

Com os dois ponteiros disparados na frente, Fabietti terá que se preocupar mais com os dois excelentes juvenis do São Paulo GC que vêm em seu encalço. Thomas Choi, que acaba de conquistar o título de campeão brasileiro juvenil, foi vítima de um duplo bogey-7, no buraco 7, mas terminou o dia com dois birdies nos três buracos finais para ficar em quarto, com 152 (77-75), enquanto Guilherme Grinberg, campeão brasileiro pré-juvenil, que passou o dia lutando contra os shanks que o fizeram jogar uma bola na água e outra fora de campo, vem logo atrás, em quinto com 153 (77-76).

Dificuldades – Ambos jogaram no penúltimo grupo ao lado do carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, número 3 do Brasil, que descarrilou na primeira metade do campo, onde jogou seis acima, com dois duplos bogeys, para ficar em sexto, com 157 (76-78). Ninguém mais conseguir jogar duas volta abaixo do 80. Matheus Park, do Paradise, vem em sétimo, com 157 (82-75), empatado com Roberto Gomez, do Clube de Campo (77-80), enquanto três jogadores dividem o nono lugar, com 158: Eduardo Vasconcellos, do Gávea (72-76), e os locais Pietro Alvim (84-74) e Alex Yugo Hirai (80-78).

Neste domingo também serão conhecidos os campeões das três categorias com handicap índex. Na até 8,5, Naga lidera com -3 seguido por Lucas, com +2 e por Geraldo Vieira, do São Fernando, que soma +4 e pode herdar o troféu de campeão já que os prêmios de campeão e vice scratch não são cumuláveis. Na 8,6 a 14, Paulo Troyano e Valdir Bignardi, do São Fernando, dividem a liderança com +7, enquanto na 14,1 a 19,4, Flávio Costa, do Portal Japy, lidera com +1.

Hole-in-one – Os mais de cem participantes do São Fernando Open continuam concorrendo a um Mitsubishi Outlander 2.0 que está sendo oferecido para quem fizer um hole-in-one no buraco 16, o par 3 mais longo e difícil do campo. O torneio terminará na tarde deste domingo com um coquetel de confraternização, antecedendo a entrega de prêmios.

O 50º São Fernando Golf Club Open – 2018 tem apoios de AXA, Buddha SPA, Bueno Wines, Copag, Dom Tápparo, FCB, Grupo Vita, Imperatriz Distribuidora, Informar Saúde, Johnnie Walker, Mitsubishi Motors, Orfeu, Pissani, Prudential, Quai D´Orsay, Serviços RB, Sofitel, Spec Plast, Tailormade, Visco, Viva Amazon e WDC Networks. A organização é da Federação Paulista de Golfe (FPG) e do São Fernando Golf Club, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Golfe, do Ranking Mundial Amador de Ranking (WAGR) e do R&A.

Resultados completos

Horário de saída, domingo, 19 de agosto

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados