A Federação Paulista de Golfe comemora 48 anos trabalhando pelo golfe paulista e brasileiro

08/03/2021

Maior entidade do golfe nacional foi fundada em 8 de março de 1973

Sem festas, como os tempos exigem, a Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) comemora 48 anos nesta segunda-feira, 8 de março de 2021. São quase cinco décadas trabalhando pela consolidação e crescimento do golfe paulista e brasileiro. A FPGolfe é a maior federação do esporte no país, respondendo por mais da metade dos jogadores filiados no Brasil e a quase metade dos clubes.

A FPGolfe tem hoje 47 clubes filiados, sendo 45 no estado de São Paulo, além do Poços de Caldas Golfe Clube, de Minas Gerais, e da Associação Terras de Golfe, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Esses clubes foram acolhidos na FPGolfe por estarem em estados limítrofes e em cidades próximas, com maior identidade com o golfe paulista

História – A primeira entidade do golfe brasileiro foi a Associação Brasileira de Golfe (ABG), fundada em 1958, no Rio de Janeiro, para que o país pudesse participar da edição inaugural do Campeonato Mundial de Golfe por Equipes, recém criado pelo Royal & Ancient Golf Club of Saint Andrews (R&A) e pela United States Golf Association (USGA) as duas entidade que dividiam a organização do golfe mundial.

Graças a isso, o Brasil é hoje o único país, além dos EUA, que participou de todas as edições do mundial masculino, o Troféu Eisenhower. A Federação Rio-Grandense de Golfe, fundada em 13 de outubro de 1966, foi a primeira entidade estadual do golfe brasileiro.

FPGolfe – A FPGolfe viria a ser fundada em 8 de março de 1973, aproveitando que a administração a ABG fora transferida para São Paulo, que já era o estado com o maior número de clubes de golfe no Brasil. Participaram da fundação da entidade o Guarapiranga Golf & Country Club; o Clube de Campo de São Paulo; o São Paulo Golf Club; e o São Fernando Golf Club, que estiveram presentes na assembleia, além de Guarujá Golf Club; PL Golf Club; Internacional Golf Clube; Club de Golf de Campinas; Santos Golf Club; Bastos Golf Club; Arujá Golf Club e Clube de Golfe Santa Rita (hoje Associação Esportiva São José).

Para atender às exigências da nova legislação esportiva do Brasil, implantada durante os governos militares, A Federação de Golfe do Rio de Janeiro foi transformada, em 1976, na Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, pouco  depois da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. Com isso, atingia-se o mínimo de três federações exigidos por lei para que a ABG pudesse se transformar, no mesmo ano, na Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe).

Estrutura – Hoje, além de ser a maior federação do país, a FPGolfe é a única com dois campos de golfe próprios. O primeiro deles é o Honda Golf Center, o centro esportivo da FPGolfe, ao lado do aeroporto do Congonhas, em São Paulo, com a estrutura de um clube completo, com bate-bola e campo executivo com nove buracos de par 3, iluminados, que funcionam também à noite. As demais dependências incluem green e bancas de treino, vestiário, restaurantes e loja e uma estrutura de ensino com professores especializados, incluindo para crianças.

O outro é o Sapezal Golfe Clube, em Indaiatuba, há pouco mais de uma hora da capital paulista, onde existe um campo oficial de nove buracos que cada vez mais vem sendo utilizado para importantes competições estaduais. No Sapezal funcionam ainda projeto sociais de extrema importância para o esporte, como o Golfe Nota 10, para crianças, e o Projeto Golfe Chave para o Futuro, que atende jovens da região oferecendo aulas de golfe e cursos profissionalizantes em áreas afins, como manutenção de gramados, jardinagem e operação e manutenção de máquinas e equipamentos.

Presidentes – Ademir Mazon, que assumiu a entidade em 2020 para um mandato de três anos, é o 12º presidente da FPGolfe. Muitos de seus antecessores comandaram a entidade por mais de um mandato, consecutivos ou não. Veja a lista completa:

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Vitória de Matsuyama no Masters foi a melhor coisa que poderia acontecer ao golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados