Aberto do Aretê Búzios retorna após quatro anos, com a elite do golfe fluminense em campo

04/12/2020

Competição reúne sete nos Top 9 do ranking estadual masculino e as três primeiras do feminino

Deivid, número 1 do RJ, de 15 anos, busca seu terceiro título em menos de três meses. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Depois de quatro anos, o Torneio Aberto do Golfe Clube Aretê Búzios retorna ao calendário da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ) revigorado e mais forte e importante do que nunca, dando início a uma nova era da obra prima que o americano Pete Dye, um dos designers mais importantes da história, deixou como legado para o golfe fluminense e nacional.

Veja horário de saída deste sábado

   …continua abaixo das fotos …

Acima, de cima para baixo, Humberto Rodrigues, Breno Domingos e o ator Marcos Pasquim

A edição deste final de semana, dias 5 e 6 de dezembro, em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro, será a 19ª do Aberto, mas a primeira jogada após as obras de modernização do campo, que se tornou ainda mais bonito e desafiador com as melhorias projetadas por Perry Die, filho de Pete Dye, que foram executadas por Sebastião Neres, da NGA Golf, durante 16 meses. Além da mudança do traçado e da ordem de jogo dos buracos, o Aretê Búzios ganhou novos tees, novas bancas um paisagismo ainda mais exuberante e uma nova personalidade.

Destaques – O retorno do Aberto do Aretê Búzios era tão aguardado por todos que teve sua lotação máxima de 126 jogadores esgotada com muita antecedência. Além de reunir sete dos Top 9 do ranking masculino do Rio de Janeiro e todas as três primeiras do feminino, estarão em campo jogadores de oito estados – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco –, além do Distrito Federal.

No masculino há grande equilíbrio, com destaque para três jovens revelações, a começar por Deivid de Oliveira, de 15 anos, número 1 do ranking fluminense, que vem de uma vitória no Aberto do Estado do Rio de Janeiro, no final de setembro, no próprio Aretê Búzios, e em seguida venceu o Aberto do Terravista, em Trancoso, na Bahia, além de ter divido o posto de segundo melhor jogador do estado no Aberto do Itanhangá, vencido pelo juvenil paulista Gui Grinberg.

Mais destaques – Deivid divide o favoritismo com Humberto Rodrigues, do Campo Olímpico, número 2 do ranking estadual, que vem de um título no Aberto do Frade, em Angra dos Reis, e com Breno Domingues, de Japeri, que empatou com Deivid no Aberto do Itanhangá, no único torneio que do ranking que jogou neste tumultuado ano da pandemia.

Breno foi ainda o vice-campeão do último Aberto jogado em Búzios, em 2016. Nos dois anos seguintes – 2107 e 2018 – o campo estava fechado para a reforma e, em 2019, ainda estava “verde” para a reestreia, que estava prevista para março deste ano, mas por causa da pandemia só pode ser feita agora.

Outros destaques do Aberto do Aretê Búzios são Marcos Pasquim, do Itanhangá, tanto por ser um dos melhores e mais prestigiados atores do Brasil como por seu golfe, que já lhe deu vários títulos; e Giovani Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, outro golfista apaixonado.

Feminino – A competição feminina também promete ser muito disputada. A indonésia Meidy Gama, do Gávea, entra em campo para defender sua condição de número 1 do estado, tendo como principais adversárias duas jogadoras do Itanhangá: Beatriz Junqueira, de 18 anos, número 2 do ranking, que está de malas prontas para ir morar e jogar nos EUA e que fez o primeiro hole-in-one de sua carreira no treino desta quinta-feira, no buraco 14; e a juvenil Valentina Bosselmann, a número 3 do Rio de Janeiro.

Tanto no masculino, como no feminino, as taças de campeão e vice das categorias scratch receberam o nome do Dom Eudes de Orleans e Bragança, ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe, que foi decisivo para a construção do Aretê Búzios, tanto por ter indicado o nome de Pete Dye a Humberto Modiano, como para a conclusão do campo quando Eduardo Modiano assumiu o lugar do pai. Eudes Filho, que joga na categoria principal, entregará os troféus.

Juvenis – Os juvenis não são destaque apenas na lista de favoritos. O Aretê Búzios está investindo bastante na formação de novos jogadores e teve um promissor grupo de meninos e meninas da casa fazendo uma clínica da Escolinha de Golf Kids do Aretê Búzios na final da tarde desta sexta-feira, utilizando o minigolfe e o driving range da Sede Esportiva do Clube Aretê, que será inaugurado oficialmente neste sábado. O Driving Range, com 350 jardas de comprimento, é dividido entre a sede do golfe e a sede esportiva do complexo, que fica do lado oposto e permite que se treine dos dois lados.

A aula da clínica da Escolinha de Golf Kids do Aretê Búzios ficou a cargo de Victor Peçanha, profissional do clube, que recebeu o reforço de Luiz Menezes, profissional do Terras de São José Golfe Clube, de Itu. Neste sábado à tarde os dois se juntarão ao profissional Ricardo Melo, comentarista de golfe dos canais ESPN, para uma clínica para dezenas de convidados do torneio.

Hole-in-one – Outra atração do Aberto do Aretê Búzios é o cart Tempo de luxo, da Golf Car, o mais cobiçado carrinho elétrico de golfe do mundo, que a Bahia Golf Car está oferecendo para o primeiro jogador que fizer um hole-in-one no buraco 17, de par 3. Cada jogador terá duas chances de ganhar, aumentando ainda mais as emoções do torneio. Humberto Monte Neto, da Bahia Golf Car, fará a entrega do prêmio caso alguém ganhe.

O 19º Aberto do Golfe Clube Aretê Búzios, uma realização do Opportunity – Fundo de Investimentos Imobiliário, tem patrocínio Master de Craft Engenharia, Prêmio Empreendimentos Imobiliários e Town Marker Desenvolvimento Imobiliário. O evento tem ainda apoios de Prefeitura de Búzios, Bahia Golf Car, Club Car, Transmater Transporte e Terraplanagem, Hotel Aretê Búzios, Green Grass, Copelmi Mineração, M Costa Serviços de Apoio e Construção, Rain Bird, Quadrant Arquitetura – Engenharia, Intersea, Petra, Marfood Catering Service, Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Golfe e R&A.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    PGA Tour: Entenda tudo o que está em jogo para Tiger esta semana, no Memorial


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados