Aberto do Brasil 2017 – Rafa Becker e Ronaldo Francisco estreiam dentro da linha de corte

12/10/2017

Dos 28 brasileiros em campo, outros cinco, quatro deles amadores, têm chances de ir às rodadas finais

 

Rafa Becker: estreando a quatro tacadas dos líderes, como melhor brasileiro. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Um vento forte que só deu tréguas no começo da manhã e no final da tarde complicou a vida de muita gente na rodada de abertura do 64º Aberto do Brasil 2017, nesta quinta-feira, 12 de outubro, no Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro. Dos 28 brasileiros em campo, dos quais dez são amadores, apenas dois – Rafa Becker e Ronaldo Francisco -, estrearam dentro da linha do corte, que vai classificar apenas os 55 primeiros e empatados para disputar um quinhão dos US$ 175 mil em prêmios, deste torneio do PGA Tour Latinoamérica.

Rafa Becker, que saiu cedo, às 7 horas, fez três birdies e três bogeys para jogar 71, o par no campo de 7163 jardas, desenhado pelo arquiteto americano Gil Hanse, para os Jogos do Rio 2016, para empatar em 35º lugar. Becker, que foi campeão do Aberto do Brasil, em 2014, precisa vencer em casa ou ficar perto disso para manter acesso o sonho de terminar o ano entre os cinco primeiros do ranking de prêmios e ganhar um cartão para o Web.com Tour, o último degrau antes do PGA Tour.

Brasileiros – Ronaldo Francisco, que também jogou pela manhã – saiu às 7h40 – começou com três birdies nos cinco primeiro buracos, mas se complicou no começo da segunda metade do campo, quando subiu cinco tacadas em quatro buracos. Ronaldo teve que fechar o dia com birdies nos buracos 16 e 17 para somar 72 tacadas, uma acima do par, e estrear na linha de corte, que tem hoje 63 jogadores. A previsão é que o corte seja de duas acima após a conclusão da rodada desta sexta-feira.

Outros cinco brasileiros estrearam com 73 tacadas, duas acima, para empatar em 64º lugar e manter as esperanças de chegar às rodada do final de semana. O único profissional deste grupo é o carioca Philippe Gasnier, que venceu o Aberto do Brasil na época anterior ao PGA Tour LA. Os outros são os amadores Herik Machado (RS), Pedro Nagayama (SP), Filipe Rossi (SP) e Daniel Celestino (PR), este o único juvenil do grupo. O coreano JInbo Há, radicado em São Paulo, também jogou 73. A seguir, em 85º, com 74 (+3) estão os profissionais Odair Lima, Carlos Eduardo Ferreira e Caio Barbosa e o juvenil paulista Thomas Choi.

Líderes – Três jogadores dividem a liderança com 67 tacadas, quatro abaixo do par, sendo que todos eles jogaram à tarde, contrariando a previsão de que esse período  é pior por causa do vento que sopra do mar: os profissionais Oscar Fraustro, do México; Nicolas Echavarria, da Colômbia; e o amador argentino Marcos Montenegro .

O argentino Miguel Carballo, que jogou cedo, chegou a estar sozinho em primeiro, com cinco abaixo, com um eagle-2 no buraco 3, de par 4, mas fechou o dia com dois bogeys nos cinco buracos finais para jogar 68 (-3) e empatar em quarto lugar. Ele divide a posição com o argentino Leandro Marelli e o americano Kelvin Day.

Outros 13 jogadores empataram em sétimo, com 69 (-2) e mais 15 fizeram 70 (-1) para dividir a vigésima colocação. Nesse grupo destacam-se o mexicano José de Jesús “O Camarão” Rodríguez, número 1 do ranking do PGA Tour LA, e o chileno Joaquín Niemann, número 1 do ranking mundial de golfe amador, que depois de jogar seis acima nos primeiros quatro buracos, reagiu com sete birdies no restante do campo.

Patrocínio – O 64º Aberto do Brasil, torneio do PGA Tour Latinoamérica, com US$ 175 mil em prêmios, que será jogado desta quinta até domingo, 12 a 15 de outubro, no Campo Olímpico, tem patrocínios da Embrase Segurança e Serviços, Bupa, e Bodega Garzón Uruguay. Rolex é o relógio oficial. O evento tem apoios do PGA Tour Latinoamérica, Campo Olímpico de Golfe e revista Golf & Turismo.

O Hospital Pequeno Príncipe é o parceiro de responsabilidade social da CBG e do evento. A Telecall é a fornecedora oficial de internet do campeonato. O torneio também conta com apoio do Comitê Olímpico do Brasil, com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Convite – O Portal Brasileiro do Golfe viaja a convite da Confederação Brasileira de Golfe, que ofereceu passagens aéreas e estadia no Rio de Janeiro, à sua equipe, durante todo o Aberto do Brasil.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados