Aberto do Ipê: Marcos Negrini, do Damha, lidera em busca de sua segunda vitória em Ribeirão Preto

23/06/2017

Paulo Vitor Mattos, que defende o título em casa, vem em segundo, apenas uma tacada atrás

 

Começou embolada a disputa pelo título do 16º Aberto do Ipê Golf Club, nesta sexta-feira 23 de junho, em Ribeirão Preto, valendo para os rankings scratch e com handicap da Federação Paulista de Golfe (FPG). Dois dos três ex-campeões em campo estão na frente do placar, com Marcos Negrini, do Damha, que venceu o torneio em 2014, liderando uma tacada à frente de Paulo Vitor Mattos, o favorito da casa, que defende o título ganho no ano anterior.

Clique aqui para ver as primeiras fotos da rodada de abertura (aguarde álbum completo)

Depois de abrir a volta com um duplo bogey, Negrini, que vem de três pódios consecutivos no Aberto do Ipê (campeão em 2014, vice em 2015 e terceiro em 2016), jogou 79 para se isolar na liderança. Paulo Vitor jogou 80. Apesar do céu quase sem nuvens e de a temperatura ter subido rapidamente dos 12º C da madrugada, para 27º C no começo da tarde, rajadas de vento de até 20 km/h e os greens rápidos, com média de 12 pés no stimpmeter, dificultaram a vida dos 117 jogadores em campo, limite de participantes nesses primeiros dias de inverno, que têm os mais curtos do ano e menos de 11 horas de dia claro.

Destaques – Em terceiro, com 83 tacadas, vem o carioca Leonardo Dale, um dos melhores jogadores do Itanhangá (RJ), que agora mora em São Paulo e defende o São Fernando. Leonardo não competia em um Aberto desde 2010, mas se animou a voltar a jogar, sobretudo agora que garantiu um lugar no pelotão da rodada final. Em quarto, com 84, apenas outra tacada atrás, está Fernando Augusto Silva, da Academia GolfRange Campinas, que foi campeão do Ipê em 2105. Fernando é o número 3 de São Paulo e o mais bem ranqueado em campo, seguido por Negrini, ainda número 4 do estado.

Também lutando por um lugar no pódio estão Adriano Junqueira, do Ipê, quinto, com 85, e Helio Meirelles, do São Fernando, e Matheus Marques Castelli, do Ipê, que dividem o sexto lugar com 87. A seguir, empatados com 88, completando os Top 10, estão três jogadores do Ipê: Thiago Sandoval, Rafael Rodrigues Lian e Eduardo Cury Junior.

Handicaps – Na classificação por handicaps índex até 8,6, Negrini e Paulo Vitor lideram com 78 e 79 tacadas respectivamente. Mas como os prêmios não são acumuláveis com os da categoria scratch muita gente ainda está na disputa pela taça de campeão e por um lugar ao pódio, a começar por Renato Tarraf Rubio (Quinta do Golfe), Eduardo Cury Junior, Adriano Junqueira e Fernando Augusto Silva, que estão empatados em terceiro, com 80, seguidos por Pedro Luca (Bauru), Thiago Sandoval e Reginaldo Vianna (Ipê), que somam 81.

Na 8,6 a 14, a disputa do título está entre jogadores do Ipê. José Carlos Marum lidera com 69 tacadas, seguido por Silvio Trajano Contart e Bernardo Ometto, com 73, e por Roberto Campello Haddad e Fábio Haenel Villela Rosa, com 74. Na 14,1 a 19,4, quem saiu na frente foi Eugenio Martins Neto, presidente do Clube de Golfe de Campinas, com 73, seguido por André Cunha Simão, do Damha, com 74. Empatados em quinto, com 75, estão Gabriel de Oliveira, do Ipê, e João Migotto, do São Fernando.

Na 19,5 a 25,7, Adalton Gilberto Santini, do Ipê, jogou 65, o melhor net do dia, para abrir grande vantagem sobre dois companheiros de clube, Luiz Joaquim Oliveira Antunes e Francisco Margarido, que somam 72, e Kaio Cazeres, de Poços de Caldas (MG), que marcou 73. Já na 25,8 a 36, disputada no sistema stableford, o domínio é dos jogadores da casa: Valdemir Prado e Eduardo Cunha dividem a liderança, com 36 pontos, seguidos por Fernando Margarido e Roberto Serio, com 35.

Feminino – Entre as mulheres, Beatriz Fonseca, do Ipê, lidera a classificação scratch com 94 tacadas, seguida por Claudia Rappa, do Fazenda da Grama, com 96, e por Cristina Rosel, do Damha, com 99, e Célia Petrov, do Ipê, com 102. As posições se repetem na classificação entre as de handicap índex até 16, com 78, 84, 85 e 86 net, respectivamente.

Já na 16,1 a 25,7, Cecilia Azevedo, do São Paulo GC, e Mônica Marques Fontes, do Ipê, dividem a liderança, com 77 tacadas, seguida por Maria Isabel Gomes e Fanny Takano Contart, ambas do Ipê, com 78.

Social – Todos os competidores estão sendo recebidos com café da manhã e almoço, nos dois dias de competição. Nesta sexta-feira, após a primeira rodada, houve um happy hour na sede do clube, com a vista de um magnífico por do sol. Neste sábado, após a rodada final, haverá coquetel, cerimônia de encerramento e premiação, seguidos de uma grande festa que começa às 21 horas e não tem hora para terminar.

Clique aqui para ver os resultados completos e horário de saída de sábado

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados