Aberto do RJ: Andrey Xavier vira jogo para vencer por 13 tacadas de vantagem

23/08/2021

Marina Nonaka vence seu primeiro torneio do ranking nacional, no segundo buraco extra

Andrey e Marina: vitórias no Campo Olímpico. Foto: divulgação

por | Ricardo Fonseca

O gaúcho Andrey Xavier, do Santa Maria, e a paulista Marina Nonaka, do Arujá, foram os campeões do 49º Aberto do Estado do Rio de Janeiro, disputado no Campo Olímpico de Golfe, de sexta-feira a domingo, 20 e 22 de agosto. A competição valia para os rankings mundial amador de golfe (OWGR), nacional e estadual. Infelizmente a competição feminina não valerá para o OWGR por não ter atingido o índice técnico mínimo exigido.

Depois de estrear em terceiro lugar, na sexta-feira, quando fez cinco bogeys e nenhum birdie, Andrey reagiu no final de semana ao fazer as duas melhores voltas de todo o torneio, para virar o jogo e vencer com 213 (76-68-69) tacadas, o par do campo. Sábado, num dia em que o vento forte atrapalhou a todos, Andrey fez três birdies, numa volta sem bogey. No domingo, foram mais cinco birdies, e três bogeys, o suficiente para abrir 13 tacadas de vantagem sobre o segundo colocado.

O paranaense Homero de Toledo, do Alphaville, que começou o torneio em segundo, jogou mal no segundo dia, mas se recuperou na volta final para ser o vice-campeão, com 226 (75-79-72) tacadas. Bruno Sá, do Itanhangá, ficou em terceiro, com 230 (76-75- 79), seguido por dois jogadores empatados com 233: o paulista Matheus Park (82- 78-73) do Paradise, que melhorou de resultado a cada dia, e o fluminense Breno Domingos (72-79-82), de Japeri, líder do primeiro dia, que tomou caminho inverso. Lucas Park, irmão mais velho de Matheus, fico a seguir, com 239 (80-79-80).

Feminino – No feminino, mais uma vez o campo esteve muito exigente para o grupo de jogadoras inscritas, desperdiçando-se mais uma oportunidade de as brasileiras pontuarem para o ranking mundial. Lauren Grinberg, do Lago Azul, e de malas prontas para voltar aos EUA, onde defende a equipe da Duke University, mostrou estar recuperada de uma lesão no tornozelo que a afastou das competições este ano, sair em segundo, atrás de Marina, e assumir a liderança no segundo dia.

Lauren começou a volta final vencendo por duas, mas jogou quatro acima de ida, com quatro bogeys, e cedeu o empate a Marina, que jogou duas acima nos primeiros nove buracos, com um duplo bogey. Lauren ainda fez um quádruplo bogey-9 no buraco 10, e precisou fazer birdies no 17 e no 18 para empatar o jogo e levar a decisão para o desempate. Lauren terminou o torneio com  241 (83-77-81) tacadas, mesmo total de Marina, que somou 241 (79-83-79).

Desempate – No primeiro buraco extra, o 9, de par 4, ambas fizeram bogey. Foram então para o buraco 1, de par 5, onde Lauren quase embocou um putt longo para par, e fez bogey. Marina, por sua vez, embocou eu putt para par e pode comemorar seu segundo título de um aberto, mas o primeiro valendo para o ranking nacional. O WAGR exige que a campeã jogue no máximo 24 acima, acima por dia (79 nesse campo), mas Marina somou 28 acima. Marina fez o índice em dois dias, mas a volta de sábado, quando ventou muito, a impediu de entrar para o WAGR.

Maria Luiza Soares, do Porto Alegre CC terminou em terceiro, com 243 (80-82-81), seguida por Martina Collares, sua companheira de clube, com 247 (82-84-81), e por Juliana Pires, do Green Village, com 256 (93-78-85), que fez no sábado a melhor volta de todo o torneio feminino.

Patrocínio – O 49° Aberto do Estado do Rio de Janeiro teve apoio da Cachaça Cabaré e do Grupo Petrópolis, através da distribuição de Cerveja Petra, Petra Água Mineral Natural e Sports Drink TNT. O hotel oficial foi o Vogue Square Fashion Hotel by Lenny Niemeyer.

Resultados completos

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Jogos de Tóquio: Nelly Korda leva susto, mas vence por uma e dá aos EUA seu segundo ouro no golfe


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados