Aberto Gocil de Terras de São José: Thomas Choi vence de ponta a ponta, em Itu

21/10/2018

Pedro Nagayama e Felipe Almeida completam o pódio. Isu Choi ganha no feminino

 

O juvenil Thomas Choi, de 16 anos, do São Paulo Golf Club, superou três ex-campeões do torneio que somam 10 títulos entre si, e vários golfistas de elite do golfe brasileiro para vencer de ponta a ponta o Aberto Gocil Terras de São José Golfe Clube 2018 – 16º Feminino e 37º Masculino, encerrado neste sábado, 20 de outubro, em Itu (SP). No feminino, Isu Choi, juvenil de 13 anos, do Terras de São José, venceu de ponta a ponta para conquistar seu segundo título importante da semana, depois de conquistar, na quinta-feira, o Aberto Feminino do Clube de Campo de São Paulo.

Clique e veja o álbum com fotos  em alta definição da premiação
Aguarde, nos próximos dias, álbum completo, com centenas de fotos

O Aberto Gocil Terras de São José, válido para o ranking masculino scratch da Federação Paulista de Golfe (FPG), que é considerado o maior evento de golfe do Brasil com atrações para toda a família, teve a participação recorde de 151 jogadores de seis países, incluindo golfistas de 37 clubes de 10 estados brasileiros, e foi marcado por dois grandes shows que reuniram centenas de convidados, nas noites dos dois dias do torneio, entre muitas outras atrações, sobretudo para as crianças.

Vitória – Choi começou a volta final vencendo por duas tacadas e não deu chances para ninguém. Apesar do vento forte que dificultou a vida de todos, Choi jogou duas abaixo de ida, com quatro birdies, para abrir seis tacadas de vantagem. Mesmo devolvendo duas tacadas para o campo nos nove buracos finais, Choi ainda venceu por quatro de vantagem. Ele somou 143 (71-72) tacadas, uma abaixo, para conquistar seu primeiro título deste que é um dos mais importantes campeonatos abertos de golfe do Brasil.

Com Choi disparado na frente, a emoção maior ficou para a disputa pelos outros dois lugares no pódio. Quem se deu melhor foi Pedro Nagayama, do São Fernando, que começou o dia em terceiro, mas jogou 72, o par do campo, para igualar a melhor volta da rodada e ser o vice-campeão com 147 (75-72) tacadas. Felipe Almeida, do São Paulo GC, três vezes campeão do torneio, chegou ao buraco final empatado em segundo, mas deu três putts no green do 18 para fazer bogey e terminar em terceiro, com 148 (73-75).

Destaques – Filipe Rossi, do São Paulo, também teve chances de subir no pódio, mas jogou uma bola fora de campo no 18 e ainda varou o green e errou a tacada de volta para “salvar” um triplo bogey de longe e cair para quarto lugar, com 151 (75-76). Marcelo Muritiba, do Terras de São José, que, em 2015, igualou a marca de Ricardo Rossi como maior campeão do torneio, com quatro títulos, terminou em quinto, com 154 (76-78), como o melhor jogador da casa.

A seguir, terminaram outros dois outros favoritos: Marcos Negrini, do Damha, que defendia o título ganho em 2017, foi o sexto colocado com 157 (76-81), e Renato Araújo, do Terras de São José, três vezes campeão do torneio, acabou em sétimo, com 158 (76-82).

Categorias – Felipe Almeida perdeu o vice-campeonato geral, mas ganhou o título da categoria com handicap índex até 8,5, ao somar 144 tacadas, o par do campo, descontado o handicap. O vice-campeão foi Muritiba, que superou Renato Araújo, terceiro colocado nos critérios de desempate, depois que ambos somaram 148 tacadas. Na 8,8 a 14, João Tomazeli, que jogou como convidado, venceu com 143 tacadas, contra 145 de Sergio Altran Oba, diretamente filiado à FPG, e 146 de Romiyoshi Sasaki, do Terras de São José.

Na 14,1 a 19,4, Marcelo Boturão, do Terras de São José, foi campeão com 136 tacadas, seguido por João Migoto, do São Fernando, vice-campeão, e Luciano Almeida, do Damha, terceiro colocado, ambos com 141. Na 19,5 a 25,7, Ângelo Derenze, do São Fernando, foi venceu com 148, seguido por Washington Cinel, do São Paulo, presidente da Gocil, patrocinador Master do torneio, que somou 150 tacadas e superou Edson Prado, da Bahia, nos critérios de desempate.

Mais premiados – Na categoria de 25,8 a 32,9, disputada no sistema stableford, Ubirajara Amorin venceu com 81 pontos, seguidos por dois irmãos da Paraíba: Bruno Vilarin, com 80, e Allan Vilarin, com 71. Andre Rossi, do São Paulo, ganhou o prêmio Nearest to the Pin Alabastour/FPG, uma semana de hospedagem para quatro pessoas em resort de Orlando, por deixar a bola mais perto da bandeira no buraco 12, onde fico a um metro e meio do buraco.

Na categoria feminina, Isu Choi, do Terras de São José, foi campeã com 167 (79-88) tacadas, seguida por Jessica Cha, do Campinas, com 181 (90-91). Na classificação com handicaps índex até 18, Marina Silveira, de Bauru, venceu com 164 tacadas, seguida por Milena Marzola, do São Fernando, com 168. E na 18,1 a 32,7, na categoria stableford, dobradinha do Terras de São José, com Cecília Petri campeã, com 55 pontos, e Jandira Oliveira, vice com 54.

Show – Depois do sucesso do show da véspera, com a banda Ana Lu e Eles, foi a vez da Banda New Girls, formada só por mulheres, comandar a grande festa que se seguiu à cerimônia de premiação e encerramento, com centenas de convidados dançando até o final da noite. Todos foram recebidos com petiscos e Open Bar de cervejas Itaipava Go Draft, cachaça Dom Tápparo e espumantes do Bar Chandon, servidos durante todo o dia. O SPA Novotel ofereceu massagens a jogadores e convidados e todos puderam degustar à vontade os chocolates Neugebauer, os cafés Orfeu, os azeites Olivoteca, e delícias da Tapioquíssima, Lual e Hole 19.

As crianças tiveram um dia especial, com a Escola de Golfe Kids do Terras de São José e o Golfe Nota 10, da Federação Paulista de Golfe, que ofereceu atividades de golfe desde cedo, e com a Oficina de Robótica da Jovens Engenheiros, especial para as crianças. À tarde houve ainda uma clínica de golfe para convidados, com o profissional Philippe Gasnier, oferecida pela Jack Nicklaus Academy of Golfe.

Atrações – O Paraná Banco ofereceu ainda uma ação beneficente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu – APAE, durante todo o torneio. Também houve uma brincadeira oferecida pela Paris Elysees no buraco 14, premiando com um perfume Vodka todos os competidores que acertarem o green-ilha do buraco de par 4 cartão postal do clube com a segunda tacada. Quem não acertou também levou o presente tomando um shot de vodka.

Ninguém conseguiu ganhar os quatro prêmios para hole-in-one: um carro Kia Cerato, no buraco 15, e uma moto Harley-Davidson Iron 883, no buraco 12, ambos oferecidos pela Almeida & Budoya; um golf cart EG 203, oferecido pela E-GO Car, no buraco 4, e uma moto elétrica que a MUUV oferece no buraco 7.

Premiação – André Egoroff, presidente do Terras de São José comandou a entrega de prêmios, que teve a mesa composta ainda por Álvaro Almeida, ex-presidente da Confederação Brasileira e da Federação Paulista de Golfe; Luciano Almeida, representado a FPG; Ângelo Derenze, representando a Gocil; Ary Jorge Ribeiro, representando a Kia; Rosaldo Malucelli, do Grupo Senpar Terras; e a capitã Stella Bihar.

Foram feitos agradecimentos a todos os patrocinadores e apoiadores; a Mauro Batista, diretor executivo da FPG, que comandou a organização da parte técnica do torneio; a Elaine Freitas, da secretaria, pela organização geral; a Valdemar Schulze, voluntário de primeira hora que comandou as saídas e ajudou no campo; ao capitão Kako Cruz Lima, que ajudou de longe; e a toda a equipe de funcionários do clube que se dedicou por meses para o sucesso do evento.

Sorteios – A cerimônia de encerramento terminou com sorteios de brindes oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores, incluindo produtos de golfe Cellshop, hospedagem Golf Travel, Kit Dom Tápparo, Kit Neugebauer, Kit Olivoteca, Kit Itaipava, Kit Lual, Kit Café Orfeu, Kit by L’Occitane au Brésil, pacote de aulas na Jack Nicklaus Academy of Golf, do Terras II, e caixa de charutos La Cubanita, além de inscrições para o Ribeirão Sobe, jogando no Ipê, em dezembro, e para o Aberto do Águas da Serra, na Paraíba, que compareceu com seis jogadores.

O Aberto Gocil Terras de São José 2018 – 16º Feminino e 37º Masculino teve patrocínio Máster da Gocil Segurança e Serviços; patrocínios Sênior da Kia Motors do Brasil e Paraná Banco; e apoios – em ordem alfabética – de Almeida & Budoya, Café Orfeu, Campos de Santo Antônio II, CellShop, Chandon, Dom Tápparo, E-GO Car, Go Draft Itaipava, Go Trade, Golf Travel, Jack Nicklaus Academy of Golf, Loja Harley Davidson, Lual, MUUV, MUUV Alphaville, Neugebauer, Novotel Itu Golf & Resort, Olivoteca, Paris Elysees, Side Walk, Sorocaba Harley Davidson, Spa Novotel By L’Occitane au Brésil, Terras de São José II, Troféus by Stella Bihar, Trojan e Wooline. A realização foi do Terras de São José Golfe Clube e da Federação Paulista de Golfe.

Resultados completos

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Golfe e Música em Trancoso: reserve já e não perca os mais concorridos torneios do ano

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados