Amador do Brasil: Herik Machado e o argentino Matias Lezcano lideram no campo olímpico

05/07/2018

Brasil e Argentina dividem a ponta na Taça Mario Gonzalez. Estrangeiras dominam no feminino

Herik Machado, um dos líderes no Campo Olímpico foto:Gustavo Garrett/CBG

O gaúcho Herik Machado e o argentino Matias Lezcano fizeram cinco birdies cada, contra apenas um bogey, para jogar 67, quatro abaixo do par, e assumir a liderança do 88º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que começou a ser jogado nesta quinta-feira, 5 de julho, e prossegue até domingo, 8, no Campo Olímpico de Golfe (COG) do Rio de Janeiro (RJ). No feminino, a argentina Agustina Gomez Cisterna, campeã em 2017, jogou 68, três abaixo, para liderar com folga.

Esta é a primeira vez que a maior competição amadora do golfe brasileiro, que volta ao Rio depois de sete anos, é jogada no Campo Olímpico, inaugurado em 2016 para os Jogos de Rio. Paralelamente aos torneios individuais masculino e feminino está sendo jogada a Taça Mario Gonzalez, um torneio internacional de duplas masculinas, entre o Brasil e sete países convidados da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Peru também participaria, mas Luis Barco, nº 46 do mundo, o principal jogador da dupla, não está competindo.

Destaques – Com a ausência de Barco, Herik, número 112 do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), passou a ser o jogador mais bem ranqueado em campo. Ele jogou três abaixo de ida e fez dois birdies seguidos nos buracos 15 e 16, mas havia devolvido uma tacada no 10, um dos quatro buracos de par 5 do campo, que tem ainda nove buracos de par 4 e cinco de par 3. O par total é 71 (35-36), com 6.618 jardas para os homens e 5.902 para as mulheres.

Lezcano, 964 do ranking mundial, fez seu único bogey do dia no buraco 4, de par 3. O argentino jogou uma abaixo nos pares 5, com um birdie e três pares, mesmo total de Herik, que fez um birdie um bogey e dois pares nos buracos mais longos do campo. Ambos estão duas tacadas à frene do paranaense Felipe Hasson, que jogou 69, duas abaixo, para ficar sozinho em terceiro.

Empatados em quarto, com 72, uma acima do par, ficaram o gaúcho Andrey Xavier, o paranaense Daniel Celestino e o coreano Jinbo Ha, radicado no Brasil, que é o 297 do ranking mundial amador, o terceiro mais bem ranqueado em campo.

Surpresa – Uma boa surpresa entre os Top 10 foi Tomas Afonso Ribeiro, radicado na Bahia, mas que defende o Terras de São José Golfe Clube, de Itu (SP), o mesmo clube de Jinbo. Ele jogou 73 tacadas, duas acima, para dividir o sétimo lugar como o venezuelano Konrad Brauckmeyer, com o uruguaio Facundo Alvarez, o argentino Juan Noba e o chileno Carlos Bustos. Entre os 11 primeiros há cinco brasileiros, cinco sul-americanos e Jinbo.

Um forte grupo de cinco jogadores divide a 12ª colocação, com 74 tacadas, três acima ado par, a apenas duas tacadas dos empatados em quarto. São eles os juvenis brasileiros Lucas Park e Thomas Choi, o equatoriano, Esteban Missura, o peruano Patricio Freundt-Thurne, e o argentino Horacio Carbonetti, 519º do WAGR. O chileno Augustin Errazuriz, 208º do WAGR, segundo mais baixo em campo, jogou apenas 77 e vem em 21º lugar entre 62 jogadores, três dos quais não conseguiram quebrar os 100 tacadas.

Feminino e Duplas – No feminino, Laura Caetano, do Brasília, quarta colocada com 75 tacadas, quatro acima, é a única brasileira entre as sete primeiras colocadas. Agustina lidera com três abaixo, seguida por Micaela Farah Alva, do Peru, com uma acima e Giovanna Fernandez Lopez, do Paraguai, com duas acima. Sofia Garcia Austt, do Uruguai, divide o quarto lugar com Laura, enquanto Lauren Grinberg vem em oitavo, com 78, como segunda melhor brasileira. Há 21 jogadoras em campo.

Na Taça Mario Gonzalez, a dupla do Brasil formada por Herik Machado e Lucas Park divide o primeiro lugar com a da Argentina, que tem Matias Lezcano e Horacio Carbonetti, ambas com 141 tacadas, uma abaixo. A dupla da Venezuela formada por Konrad Brauckmeyer e Felix Domingues, está em terceiro, com 148 tacadas (+6).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Golfe e Música em Trancoso: reserve já e não perca os mais concorridos torneios do ano

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados