Brasília recebe, de sexta a domingo, o segundo torneio do ranking nacional de 2019

18/04/2019

Andrey Xavier enfrenta oito dos Top 16 do Brasil. Feminino terá seis das Top 10 em campo

Andrey Xavier joga em Brasília como o número 1 do Brasil. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

por | Ricardo Fonseca

Tendo como destaque o gaúcho Andrey Xavier, número 1 do Brasil e único jogador em atividade no país entre os 500 melhores do ranking mundial amador de golfe (WAGR) – o outro é Fred Biondi, que joga nos EUA -, será jogado de sexta-feira a domingo desta semana, 19 a 21 de abril, o 36º Aberto de Brasília, no magnífico percurso do Clube de Golfe de Brasília, desenhado por Robert Trent Jones, à beira do Lago Paranoá, no Distrito Federal. Este segundo torneio do ranking nacional adulto de 2019 valerá pontos para o WAGR.

   Isu Choi, do TSJGC, estreia em torneios do ranking    nacional adulto

Participam das categorias scratch, que jogam 54 buracos, 38 jogadores de sete estados e do Distrito Federal, sendo 28 homens e 10 mulheres. São Paulo, com 11 jogadores, contribuiu com quase 30% dos participantes, seguido por Brasília (9) Rio de Janeiro (7) Paraná (4), Goiás (3), Pernambuco (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1). No final de semana entram em campo também os jogadores com handicaps índex de 8,6 em diante, no masculino, e de 16,1 em diante, no feminino, que jogam apenas 36 buracos.

Masculino – Andrey, que encerrou 2018 vencendo o aberto de seu clube, o Belém Novo, já ganhou duas etapas do Tour Nacional Juvenil de 2019 (RS e RJ) e foi vice-campeão do Sul-Americano Juvenil, na Argentina, mas seu resultado mais importante do ano foi o quinto lugar no LAAC (Latin America Amateur Championship), no seletivo percurso do Casa de Campo, na República Dominicana, onde jogou duas voltas de 66. O LAAC reúne todos os melhores amadores do continente e classifica o campeão – o mexicano Álvaro Ortiz, este ano – para jogar no Masters.

Os principais adversários de Andrey deverão ser o carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, número 2 do Brasil, e mais sete Top 16 do ranking nacional: os paulistas Matheus Park (3º) e seu irmão mais velho, Lucas (5º), do Paradise, Filipe Rossi (8º), Gui Grimberg (9º) e Thomas Choi (12º), do São Paulo GC, e Marcos Negrini (16º), do Damha; e o fluminense Breno Domingos (13º), da Associação Golfe Público de Japeri.

Destaque ainda para Arthur Locoman e Luis Thiele, do Curitibano; Jair Benke Junior, do Pine Hill GC; Bruno Sá, do Petrópolis; Michel Thó, do Goiânia; Walter Nunes de Sousa, de Pernambuco; e para os jogadores da casa: João Vitor Toledo, Ary Alcântara Fº, que joga ao lado do pai, Ary Alcântara, Renato Deusdará, Rogério Ribeiro, Junio Batista e Ronaldo Bezerra.

Feminino – Entre as mulheres, a novidade é a estreia em torneios do ranking nacional adulto, da juvenil coreana Isu Choi, de apenas 14 anos, do Terras de São José GC, de Itu (SP), que entrou recentemente para o WAGR ao vencer, em março, a etapa de São Paulo do Tour Nacional Juvenil. Ela terá como principais adversárias Meilin Hoshino, a número 1 do ranking nacional juvenil, e seis das Top 10 do ranking brasileiro adulto.

Laura Helena Caetano, número 2 do Brasil e mais bem ranqueada em campo, joga em casa como favorita, tendo como principais adversárias a carioca Manu Barcellos (3ª do ranking nacional), que defende Japeri, mas na verdade joga no Campo Olímpico, que ainda não foi aceito como membro da Federação do RJ e nem pode emitir handicap; Fernanda Lacaz (4ª), do São Fernando; Thuane de Souza (6ª), de Japeri; Luíza Helena Caetano (7ª), gêmea de Laura, de Brasília; e Beatriz Junqueira (9ª), do Itanhangá, que é uma das melhores do Brasil, mas caiu de posição ao ficar afastada por um ano, devido a uma contusão.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados