Clube de Golfe de Campinas conquista, de virada, o 19º Interclubes por Hcp de São Paulo

14/11/2021

Clube de Campo venceu jogo de ida em casa, mas levou a pior no campo adversário

Clube de Golfe de Campinas fi campeão do Interclubes pela segunda vez. Fotos: divulgação

Depois de perder o jogo de ida por 6 x 4, sábado, na casa do adversário, o Clube de Golfe de Campinas reagiu neste domingo, 14 de novembro, quando teve o mando do jogo de volta e superou o Clube de Campo de São Paulo, por 8 x 2, em seu campo, em Sumaré, e conquistou, de virada, por 12 x 8, na soma dos dois dias, o 19º Torneio Interclubes Masculino por Handicap Índex do Estado de São Paulo – 2021.

Esse foi o segundo título do CG Campinas na maior competição de golfe do país em duração e número de participantes, depois de ter sido campeão em 2010. O Interclubes por Hcp começou em fevereiro, com a primeira das oito rodadas da fase classificatória, na modalidade stroke play. Os oito primeiros colocados, o G-8, passaram para a fase final, em confrontos eliminatórios, na modalidade match play, a partir das quartas de final.

Decisão – No jogo de ida da final, em São Paulo, neste sábado, a decisão foi apertada, com cada equipe vencendo dois dos quatro confrontos individuais que abriram a rodada. O destaque desses jogos foi Cassio Filizola, que abriu o dia com um hole-in-one no buraco 1 de seu campo, a caminho de vencer Francisco Fonseca por 3 & 2.  O Clube de Campo só conseguiu a vitória no jogo final, de duplas, quando Raul Franco e João Gonçalves Neto superaram Maurício Mancino e Luiz Silva, do CG Campinas, por 5 & 4, fechando a vitória em 6 x 4 (vitórias valiam dois pontos, empates um ponto para cada).

   … continua abaixo da foto…

   Equipe do Clube de Campo, vice-campeã

Mas no jogo de volta, neste domingo, em Sumaré, o CG Campinas foi arrasador. Venceu os três primeiros jogos individuais sem que os adversários passassem do buraco 15: Rogério Tatari ganhou de Raul Franco por 5 & 4; Francisco Fonseca bateu Cassio Filizola por 6 & 5; e João Tomazelli venceu João Gonçalves Neto, por 4 & 3. Com isso o placar parcial estava em 10 x 6 para o CG Campinas, restando um jogo individual e um de duplas.

Vitória – Mesmo perdendo o quarto e último jogo individual pela contagem mínima (1 up), com John Pacey superando Luiz Silva no buraco 18, para diminuir a vantagem para 10 x 8, o CG Campinas já era campeão por antecipação. Poderia até perder o jogo de duplas, pois em caso de empate em 10 x 10 venceria pelo total de buracos ganhos, primeiro critério de desempate, que naquele momento estava em 26 x 13 para o time da casa. Mas Denis Song e Heitor Mattos completaram o placar de 12 x 8 ao se imporem a Eduardo Pacheco e Flavio Millard, por 5 & 3.

O CG Campinas teve a vantagem de mandar o jogo final em seu campo por ter terminado à frente do Clube de Campo na fase de classificação. Na verdade, Campinas foi o primeiro colocado do G-8, depois de vencer duas das oito rodadas, enquanto o Clube de Campo terminava em quarto, sem nenhuma vitória na fase classificatória. Nas quartas de final, Campinas havia derrotado o Riacho Grande por 7 a 3, passando depois pelo Sapezal, por 6 a 4.

Sobrevida – Já o Clube de Campo só venceu nas quartas de final ao vencer o Imperial, bicampeão do Interclubes, em um sorteio, depois que os dois times empataram em pontos e em todos os critérios de desempate. Na semifinal, o Clube de Campo perdeu o jogo de ida para o Arujá, no campo do adversário, por 4 a 6, mas virou o placar em casa, ao vencer por 8 a 2 e totalizar 12 a 8.

O Guarapiranga, campeão em 2004, 2009 e 2012, é o único tricampeão do Interclubes por Hcp Índex de São Paulo. O CG Campinas vem a seguir, com dois títulos, empatado com o Campinas Golf Center, Bauru e Associação Esportiva São José. Em 19 anos, dez clubes diferentes já conquistaram o Interclubes, competição organizada desde 2003 pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Resultados

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Jogos de Tóquio: Nelly Korda leva susto, mas vence por uma e dá aos EUA seu segundo ouro no golfe


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados