Confirmados os amadores que defenderão o Brasil no maior campeonato latino-americano

11/10/2019

LAAC, em janeiro, em Cancun, dará vaga para o Masters e seletivas finais do The Open e US Open

Vista do campo do El Camaleón,  que entrou para a história, em 2007 ao sediar o Mayakoba Golf Classic, primeiro torneio do PGA Tour jogado fora dos EUA e Canadá

por | Ricardo Fonseca

Não existe campeonato amador de golfe mais importante na América Latina do que o LAAC – Latin American Amateur Championship, criado e organizado em conjunto pelo Augusta National Golf Club, sede do Masters; pelo R&A, organizador do The Open Championship; e pela United States Golf Association (USGA), que comanda o US Open. O prêmio para o campeão é uma vaga para jogar no Masters, além de o direito de disputar, juntamente com o vice-campeão, as seletivas finais para o The Open e U.S. Open. O campeão ganha ainda o direito de jogar todos os torneios da USGA para os quais seja elegível, incluindo o US Amateur. Dá para mudar a vida!

As vagas para o LAAC são definidas pelo ranking mundial amador de golfe (WAGR) após a 37ª semana do ano anterior, ou seja, a terceira de setembro. Cada país tem direito a dois jogadores pela ordem do ranking mundial e até mais quatro, seguindo o mesmo ranking, seis no total, até se completarem as vagas. A exceção é o pais sede, que tem direito a dez jogadores. No caso dos brasileiros, isso significa que Andrey Xavier e Fred Biondi, os dois primeiros do WAGR, jogarão ao lado de Gui Grinberg, Lucas Park, Daniel Kenji Ishii e Matheus Park, classificados do terceiro ao sexto lugar.

Participantes – O LAAC de 2020, o sexto da história da competição criada em 2015, vai ser jogado num dos melhores campos do mundo, o El Camaleón Mayakoba Golf Club, em Playa del Carmen, no México, de 16 a 19 de janeiro. Participam do LAAC 29 países membros da IGF (International Golf Federation): Argentina, Bahamas, Barbados, Bermuda, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Jamaica, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Saint Lucia, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

O melhor resultado do Brasil no LAAC até hoje foi o terceiro lugar de André Tourinho, na primeira edição do torneio, no Pilar Golf, na Argentina, onde terminou em terceiro lugar, a duas tacadas do campeão, lamentando um triplo bogey no buraco 15 do terceiro dia, onde não soube se aproveitar das Regras do Golfe e acabou jogando duas bolas na água. Depois dele, o Brasil só voltou a ser Top 10 em janeiro deste ano, no Teeth of The Dog, na República Dominicana, quinta edição do LAAC, com Andrey Xavier terminando em quinto e Fred Biondi em sexto, mas a sete e oito tacadas do campeão.

Recordes – O brasileiro recordista de participações no LAAC é Daniel Kenji, único a jogar nas cinco edições anteriores e que volta este ano para sua sexta participação. O carioca não passou dois cortes, o último deles este ano, e tem como melhor resultado um 30º lugar em 2016, no Teeth of The Dog. Herik Machado, que virou profissional, jogou quatro vezes, de 2016 a 2019 e teve como melhores resultados um 13º lugar na estreia e um 15º ao se despedir do torneio este ano.

Andrey, Kenji e Biondi, este em sua terceira participação consecutiva, serão os únicos brasileiros que jogaram a edição anterior a voltam à competição em 2020. Ele jogarão ao lado dos estreantes Gui Grinberg, Lucas Park e Matheus Park. O ponto alto da história do LAAC foi a vitória do chileno Joaquín Niemann, que venceu em 2018, no Price os Wales, em Santiago, e no meio do ano já estreava no PGA Tour onde, em pouco mais de um ano, venceu um torneio e chegou aos Top 50 do mundo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados