Estilo Golfe – 6 de outubro

06/10/2010


Patrícia volta ao topo do ranking, Mundial Amador, Aberto do Clube Curitibano e muito mais…


por: Virgínia Salomão
                        
Ivo e Patrícia são os donos da festa
(Com a vitória, Patrícia volta ao topo do ranking nacional)
A rodada de estréia do 9° Campeonato Aberto da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, disputada na quinta-feira (30) por somente golfistas da scratch, fechou com o paranaense Ivo Leão na liderança isolada jogando 68 tacadas, quatro abaixo do par do campo. Quem mais se aproximou dele foi o também paranaense Rodolfo Camargo Filho, com 73, uma de vantagem sobre o paulista Ivan Tsukazan, que fechou em terceiro lugar.

Entre as mulheres da scratch, apesar de a participação ter se resumido a cinco jogadoras, a disputa foi acirrada. Tanto assim que a liderança acabou embolada, com Patrícia Carvalho e Ruriko Nakamura fechando com 74 tacadas (+2) cada uma. Em terceiro lugar estava Adriana Oliveira, com 81.

Na sexta-feira, além dos golfistas da scratch darem prosseguimento aos jogos, ocorreu a largada envolvendo atletas das outras categorias em vigência. A chuva, personagem incomoda do torneio, despencou durante um bom tempo, fazendo com que o torneio fosse paralisado por 1 hora. Passado o pesadelo, os jogos voltaram ao normal.
Na scratch dos jogos masculinos, Ivo jogou 73 (+1) para somar 141 tacadas e permanecer na liderança isolada. Atrás dele estava Giordano Junqueira, com 147 na soma, parciais de 76-71. Ivan permaneceu no posto. Ele repetiu o resultado do dia anterior para somar 148. 

Na categoria scratch dos jogos femininos, a experiência de Patrícia voltou a falar mais alto. Ela permaneceu na liderança jogando 70 tacadas no dia, duas abaixo do par do campo, para somar 144. Adriana, que jogou 75 no dia, assumiu a vice-liderança com 156 na soma. Ruriko, por sua vez, jogou desastrosas 88 tacadas para cair para a terceira posição com 162.  Na categoria F1, Luciana Fuchs aparecia em primeiro com 131. Stableford: Diva Mercer estava em primeiro com 37 pontos.

O sábado, dia “D”, amanheceu com chuva e assim continuou pelo resto do dia. Apesar do transtorno, os jogos não foram interrompidos. Por volta das 15 horas o campeonato terminou. O que fez o dia valer à pena foi ver Ivo conquistar o título geral do Aberto. Ele fechou a rodada com 72 tacadas, exatamente o par do campo, para vencer somando 212. Em segundo lugar ficou Ivan, que jogou 75 no dia, para somar 223 tacadas, contra 226 (79-70-77) de Felipe Hasson, que terminou em terceiro.

Para Ivo, a vitória teve um sabor muito especial, pois foi a primeira num torneio válido para o ranking nacional (na temporada ele jogou três torneios que somavam pontos para o ranking brasileiro).

Em entrevista exclusiva à coluna, o campeão contou sobre seu jogo: “Foi muito importante ter vencido. Eu joguei bem no primeiro dia, o que me deixou com cinco tacadas de vantagem em relação ao segundo colocado. Daí para frente eu me mantive tranqüilo e consegui ampliar esta vantagem até faturar o título por 10 tacadas de vantagem”. Outro motivo de alegria para Ivo foi que a CBG o convocou para integrar a comitiva da Copa Los Andes – Campeonato por Equipe, que ocorre no fim de novembro em Santiago, no Chile.

Os vencedores nas outras categorias foram Luiz Felipe Pujol, M1 (até 8.5), com 213 tacadas; Lauro Furuta, M2 (de 8.6 a 14), com 145 tacadas; Antonio Carlos Prieto Jr., M3 (de 14.1 a 22.1), com 131 tacadas; e Paulo Henrique Prado, M4 (de 22.2 a 32.9), com 83 pontos. Prêmio Especial (Melhor Gross) – Juvenil: Gabriel Cassineli; Sênior: Paulo Kokubu; e Pré-Juvenil: Clay Hamlin.

Entre as mulheres da scratch, a previsão se confirmou: Patrícia, que jogou 75 tacadas no dia, venceu com 219 na soma, uma larga vantagem sobre Adriana, que jogou 82 tacadas, para somar 238 e terminar em segundo lugar. “Meu resultado foi bom, mas poderia ter sido melhor. Na primeira volta fiz alguns bogeys e depois consegui voltar para o par do campo”, disse Patrícia, que nos buracos 12, 13 e 14 voltou a fazer bogey.

Apesar de alguns deslizes na partida, Patrícia fez uma boa apresentação. Como recompensa, a vitória e a volta ao topo do ranking brasileiro, o que segundo a campeã estimula a jogar cada vez mais e melhor. O próximo passo de Patrícia será treinar para o Mundial, que ocorre de 20 a 23 deste mês em Buenos Aires, na Argentina.
Nas demais categorias venceram Luciana Fuchs, F1 (até 13.4), com 211 tacadas; Denise Bittencourt, F2 (de 13.5 a 21.2), com 145 tacadas; e Zenilda Souza, F3 (de 21.3 a 31.7), com 71 pontos.

Nas fotos, de cima para baixo: Guilherme Costa, Felipe Hasson e Gabriel Cassinell; Patícia Carvalho (ao centro), a campeã geral do Aberto, com Ruriko Nakamura e Hiromi Suzuki; Octávio Villar, Everton Silva e Clay Hamlin; Ivo Leão, Felipe Lessa e Giordano Junqueira; Roberto Gomes, Rodolfo Camargo Pinto Filho e Ivan Tsuakazan; Adriana Oliveira (à dir.), a vice-campeã da scratch, com Luciana Fuchs; o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Arata Hara, com Ruriko Nakamura e Gilmar Carvalho (pai da campeã).

Mundial Amador
O paranaense Daniel Stapff (foto) e os paulistas Guilherme Oda e Rafael Becker formam o time que representará o Brasil no Campeonato Mundial Amador (Troféu Eisenhower), de 24 a 31 deste mês, em Buenos Aires, na Argentina. O capitão do time será Ivo Leão (PR).
No feminino, a equipe brasileira que disputará o Troféu Espírito Santo será integrada por Patrícia Carvalho (PR), Isadora Stapff (PR) e Mariana de Biase (RJ). A capitã será Vicky Whyte. O chefe da delegação será Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

                     
Começa o corre-corre
O Clube Curitibano Golfe, em Quatro Barras, está com a corda toda. Depois de abrigar o Aberto da FPCG, chegou à vez de promover, de 29 a 31 deste mês, o seu 28º Campeonato Aberto de Golfe, válido para o ranking da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (masculino/feminino).
 A modalidade de disputa do Aberto será stroke play, em 54 buracos (18 por dia), para as categorias índex até 8,5 (homens) e índex 13,5 (mulheres); e em 36 buracos para homens e mulheres das demais categorias. Stableford para as categorias índex 22,2 a 32,9 (masculino) e índex 21,3 a 31,7 (feminino). Haverá prêmios para os três primeiros colocados de cada categoria, exceto a scratch, que premiará o campeão e o vice-campeão. Detalhe: Os prêmios não serão acumuláveis. Prêmios Especiais: Melhor Gross Juvenil e Melhor Gross Sênior e Pré-Sênior. O campo estará disponível para treino no dia 28.
 
Sobre o campo – Localizado em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, o campo de golfe do Curitibano, carro-chefe do clube, tem 18 buracos, par 72 e 6.606 jardas. O percurso, além de revelar uma paisagem fantástica, tem qualidade técnica. As raias são largas e na sua maioria planas. Os greens são bem tratados e estão sempre em perfeitas condições. Um dos buracos mais temidos é o 18, no qual, para se chegar ao green, o golfista tem um grande desafio pela frente: ultrapassar um famigerado lago. A sinalização do campo é boa, facilita a localização.

A flora é cuidadosamente preservada. Lá, centenárias árvores nativas podem ser encontradas. A fauna é rica em espécimes. Aves como corujas, quero-queros, canários, pica-paus também são encontradas no local. Não bastasse, a manutenção do campo é feita com o uso de equipamentos de última geração, arrancando sempre elogios por parte dos golfistas, que não se cansam de destacar o bom corte de grama nos fairways e greens. O campo conta com putting green, chipping green e driving range. Para quem quer entrar em campo munido de estilo, mas com trajes adequados para o golfe, o clube dispõe de um pro shop, com as novidades da moda.

Serviços – Além do campo de golfe, o Clube Curitibano Golfe conta com uma sede ampla, que abriga o bar do golfe, o salão social, o restaurante panorâmico, a sauna e os vestiários. Não bastasse, possui parque aquático, contendo duas piscinas.

Os campeões gerais do Aberto do ano passado foram Ivo Leão (foto), com 212 tacadas, e Luciana Fuchs (foto), com 243.
A programação social do Aberto do Clube Curitibano prevê café da manhã e happy hour com música ao vivo, no dia 30 (sábado); e café da manhã e jantar de encerramento seguido da cerimônia de premiação, no dia 31.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20, na secretaria de golfe do clube anfitrião.

O 28º Campeonato Aberto de Golfe do Clube Curitibano conta com o apoio, entre outros, desta coluna e da coluna “Estilo Golfe” da revista do Clube Curitibano, é claro!


Strokes


Curitiba (PR) – Dias 16 e 17, no Graciosa Country Club, será disputada a segunda edição da Amcham Golf Cup, um oferecimento da Gazeta do Povo, que conta com o patrocínio da Construtora Plaenge e da CCV Veículos.
A disputa será em 36 buracos, na modalidade stroke play, nas categorias índex 0 a 8.5, índex 8.6 a 14, índex 14.1 a 22.1 e índex 22.2 a 32.7, no masculino; e índex 0 a 21.2 e índex 21.3 a 32.9, no feminino.

Maringá (PR) – O Maringá Golf Club promove no domingo (10) o 106º Torneio Interno do cube. Participem!
 
Porto Alegre (RS) – Ganhou data e local o 55º Campeonato Aberto do Rio Grande do Sul: de 22 a 24 deste mês no Belém Novo Golf Club. O torneio é válido para o ranking nacional e ranking gaúcho.

Brasileiros no exterior – Estão em andamento, desde antes de ontem (4), e terminam sábado (9), no Guayaquil Country Club (Equador), os jogos do 14º International Golf Junior Championship e da Copa Enrique Santos Córdova, que ocorreram em paralelo. Os atletas Ivan Tsukazan, do Santos São Vicente Golf Club, e Gabriel Cassinelli, do Itanhangá Golf Club, são os representantes do Brasil convocados pelo departamento técnico da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). Também estão em campo atletas de outros 14 países. 

Ponta Grossa (PR) – Dias 16 e 17 deste mês a boa pedida é participar do 22º Campeonato Aberto Ponta Grossa Golf Club – 1º Open Nissan Golf. Mais informações pelo fone (42) 3223-6205.

Búzios (RJ) – Organizadores e promotores ultimam os preparativos da terceira etapa do Tour Nacional Juvenil, que ocorre de 22 a 24 deste mês, no Búzios Golf Club, reunindo uma safra de talentosos jogadores da categoria.

Elas em campo – Um shot gun, às 10 horas, deu a largada, ontem (terça-feira), no green do Clube Curitibano, em Quatro Barras, nos jogos da Taça Campo Limpo. A competição foi oferecida pelas atletas Maria Helena Vian e Rosana Nigro Moura.
Após o jogo houve um almoço de confraternização no restaurante da sede de Quatro Barras. Na seqüência, cerimônia de entrega dos prêmios. Mais informações na próxima coluna.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados