Golf Pro Tour: Herik Machado estreia como profissional com vitória no Clube de Campo

27/02/2019

Jogador do SPGC marcou duas abaixo para terminar uma à frente de Rafa Barcellos e Robison Gomes

Marcelo Monteiro, organizador do circuito, entrega o cheque de campeão a Herik Machado

por | Ricardo Fonseca

Depois de uma vitoriosa carreira amadora, onde amealhou dezenas de títulos nacionais e internacionais, foi por mais de dois anos o número 1 do Brasil e ainda aparece como o melhor jogador do país no ranking mundial amador de golfe (WAGR) – do ranking nacional já saiu -, o gaúcho Herik Machado, agora defendendo o São Paulo Golf Club, estreou com vitória na carreira profissional ao vencer a etapa de abertura do Golf Pro Tour 2019, disputada nesta terça-feira, no Clube de Campo de São Paulo. Os temporais que alagaram e transtornaram a vida da cidade, atrasaram o início do jogo, mas não impediram a disputa da competição que levou o nome de Grand Tour.

O cheque de R$ 2 mil é pequeno, resultado de um circuito onde a bolsa de prêmios é bancada pelas inscrições dos jogadores, mas o que importa para Herik é ter jogado bem e superado fortes e experientes profissionais. Herik venceu com 69 tacadas, duas abaixo do par, e uma de vantagem sobre seu companheiro de clube Rafael Barcellos e de Robison Gomes, que jogaram 70 (-1).

Mais destaques – Caio Barbosa ficou em terceiro, com 71, seguido por três golfistas com 72: o amador Pedro Nagayama, do São Fernando, e os profissionais Alfredo Coelho e Helio Cacimiro. Axell dos Santos, do Fazenda da Grama, ficou logo atrás, com 73, seguido por Adriel Marques e Sadao Kimura, com 75, e pelos amadores Guilherme Grinberg e Francisco Corrales, com 77. Ronaldo Barbosa, com 78, foi o último a jogar abaixo de 80.

Também houve uma categoria para amadores que competem na modalidade stableford com handicap e ajudam, com o valor de suas inscrições, a aumentar a bolsa dos profissionais. Guilherme Macário venceu com 44 pontos, seguido por Fernando Sodré e Ricardo Gonzales Junior, com 29; Bernardo Bonjean, com 26; Jacsymon Magalhães, com 24; Cristian Puras Berti, com 20; e Emerson Godinho, com 15.

PGA Tour LA – Herik ainda tem um torneio do Golf Pro Tour para afiar os tacos, antes de começar seu grande desafio do ano, que é jogar no PGA Tour Latinoamérica. Como ainda não tem o cartão do circuito, Herik deverá jogar as duas etapas da Argentina, com uma parada no Chile no meio, em abril, com convites que a Confederação Brasileira está tentando obter com os patrocinadores, permutando vagas com o Aberto do Brasil e a etapa do São Paulo GC, ambas no segundo semestre.

Independente dos convites saírem ou não, Herik está disposto a jogar as classificações de segunda-feira desses torneios em busca de vaga. Depois, é passar o corte e terminar entre os Top 20, o que garantiria vaga para o torneio seguinte. Melhor ainda se vencer um torneio, pois ganharia isenção até 2020 e entraria na corrida para os Jogos de Tóquio 2020. Talento para isso Herik tem. Afinal, foi campeão amador do Brasil, da Argentina e do Chile, em 2018, além de ser campeão da final internacional da Faldo Series.

Treino – O restante, Herik já conseguiu. Ele tem no São Paulo GC um dos melhores locais para treinar no Brasil, sob a supervisão do coach nacional Eric Andersson, apoio de sócios para se manter e jogar, além de preparação física na Tiro Certo, das irmãs Dani e Gabi Arantes, especializadas na preparação física de golfistas, que é a academia oficial da CBG. Também continua seu trabalho com Africa Alarcon, que era a preparadora física da CBG até 2018 e há cinco anos treina o sócio do São Paulo GC que está ajudando Herik na nova jornada.

Herik está levando a sério. Nesta quarta-feira, depois da desgastante etapa do Clube de Campo, ele já estava cedo na academia das Arantes para seu treino diário, seguindo depois para o São Paulo GC, onde joga e treina em período integral ao lado de muitos profissionais de ponta, como Rafa Barcellos e Felipe Navarro, que acaba de ganhar o cartão para o PGA Tour LA de 2019.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados