Golfe 2016: evento-teste do campo olímpico foi adiado

14/07/2015

Federação Internacional diz que competição ficou para o primeiro trimestre do próximo ano

 

 

Vista aérea do campo olímpico do Rio de Janeiro: IGF quer mais uma temporada de crescimento da grama

O evento-teste para o campo de golfe olímpico no Rio de Janeiro, programado para 2015, foi adiado e só acontecerá no primeiro trimestre de 2016, anunciou a Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês), nesta segunda-feira. Com os Jogos Olímpicos acontecendo dentro de pouco mais de um ano, o evento-teste para o novo percurso projetado e construído por Gil Hanse será um dos últimos requisitos para certificar o campo e a infraestrutura do local como estando prontos para receber o golfe de volta aos Jogos Olímpicos, nas semanas de 5 a 21 de agosto de 2016.

O Comitê Olímpico Internacional tinha programado um evento-teste para a última semana de novembro deste ano, mas depois de uma profunda revisão pela equipe de agronomia PGA Tour e representantes da IGF, em junho, a entidade máxima do golfe recomendou que o evento-teste fosse adiado até o início de 2016.

Mudança – “Achamos que seria melhor o evento-teste acontecer depois de termos o benefício de uma segunda temporada de crescimento da grama”, disse Ty Votaw, vice-presidente da IGF, durante uma coletiva de imprensa em St. Andrews, onde esta semana será jogado o British Open. Votaw, também executivo da PGA Tour, acrescentou que a mudança no cronograma também será melhor “levando em conta a disponibilidade de calendário dos melhores jogadores do mundo no período”,

A sede do campo Olímpico também não estará pronta até novembro, explicou Votaw, mesmo levando em conta que a construção não sofra atrasos. “O objetivo do evento é ser um teste para avaliar todos os aspectos da competição, dentro e fora do campo, e o tempo adicional nos permitirá testar toda a estrutura, incluindo a sede”, disse Votaw.

Confiança “Achamos que temos uma chance muito maior de ter um evento-teste bem realizado o quanto mais próximo possível o complexo estiver da condição em que os Jogos Olímpicos serão disputados”, explica Votaw. “A ideia é fazer uma competição de um dia, e nós agora temos tempo de definir junto com jogadores de nível mundial, homens e mulheres, a melhor data para que isso aconteça, levando em conta o calendário dos vários circuitos profissionais ao redor do mundo”.

Peter Dawson, presidente da IGF, e ex-executivo-chefe do R&A, lembra que a construção do campo de golfe na Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, em uma área privada, sofreu vários atrasos em função de problemas ambientais, políticos e até mesmo de propriedade da terra, mas acredita que isso está superado. “Houve fases do processo em que nós achamos que iríamos ter problemas”, disse Dawson. “Eu acho que nós fomos bastante claro sobre isso ao longo dos últimos anos”, relembra. “Mas nossa confiança foi crescendo a cada dia, e eu estou feliz em dizer que agora estamos muito confiantes.”

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados