Golfe 2016: evento-teste dos Jogos Olímpicos terá apenas golfistas brasileiros

16/02/2016

Convidados Rocha, Lees, Becker, Stapff, Barcellos, Miriam, Candy, Lovelady e Luciane. Veja fotos exclusivas!

 

 

INternas campo olimpicoCampo Olímpico de Golfe em fotos exclusivas: raias estreitas, sinuosas e com bastante movimento, cercadas de áreas de transição, bancas profundas e água em alguns buracos

Texto e fotos: Ricardo Fonseca

Depois de o PGA Tour ter tentado por meses, mas em vão, convencer seus melhores jogadores a vir em vôo fretado executivo ao Rio (veja link no pé da reportagem), e em função das principais mulheres profissionais estarem na Ásia nesse período, a Federação Internacional de Golfe e o Rio 2016 decidiram que o evento-teste do campo olímpico de golfe, dia 8 de março, uma terça-feira, será feito apenas com golfistas brasileiros – cinco ou seis homens e quatro mulheres. Na verdade, não será nem uma competição, e sim uma exibição, na qual esses atletas testarão o campo simulando condições reais de jogo, para avaliar possíveis deficiências e reportá-las ao dirigentes.

Dos atletas brasileiros convidados, oito estão no ranking olímpico ainda com chances de garantir uma vaga para os Jogos do Rio 2016. Mas desses, apenas a paranaense Miriam Nagl, a brasileira mais bem classificada no ranking olímpico desta semana, estará em campo. Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, único brasileiro classificado por mérito próprio para o Rio 2016, não pode aceitar o convite por estar jogando entre a Ásia e a África nesse período.

Jogadores – No masculino, aceitaram jogar Lucas Lee, do PGA Tour, e Alexandre Rocha, do Web.com Tour, que são os brasileiros mais próximos de Adilson, ainda com boas possibilidades de se tornarem o segundo brasileiro classificado para a chave masculina. Completam a lista Daniel Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, e Rafa Becker, que jogam no PGA Tour Latinoamérica e ainda tem chances, embora menores, de se classificar entre os 60 jogadores olímpicos. Rodrigo Lee, que ganhou seu cartão do PGA Tour LA, foi convidado posteriormente. Rafa Barcellos, um dos mais experientes profissionais brasileiros, que hoje não atua no circuito mundial, também jogará.

No feminino, os destaques são Miriam Nagl, que estreará em competições de golfe no Brasil, e Victoria Lovelady, que estarão em duelo direto e constante, no Tour Europeu Feminino, pelo posto de melhor brasileira do ranking mundial. Como país sede, caso nenhuma jogadora se classifique sozinha para os Jogos do Rio 2016 – o que acontece hoje -, o Brasil tem direito a uma vaga, daí a importância de estar na frente no ranking mundial de golfe. Candy Hannemann e Luciane Lee, que jogam no Symetra Tour dos EUA, o circuito de acesso ao LPGA Tour, completam a lista de jogadores.

Formato – Os eventos-teste tem sido abertos ao público, pois também se quer ver como funciona a entrada e circulação de pessoas nos locais de jogos. No dia 8 de março, a exibição na modalidade stroke play, como no Rio 2016, vai começar às 11 horas e deverá durar pouco mais de quatro horas, com os jogadores indo a campo em grupos de três. O sistema de placar, o ritmo de jogo, a colocação das cordas de contenção do publico e o trabalho dos voluntários também serão testados.

Os convidados estão ganhando passagens aéreas e hospedagem de uma noite (segunda, 7, para terça, 8), além de traslado, alimentação, e a possibilidade de mais uma noite de estadia, caso necessário. Todos ganharão medalhas comemorativas. Haverá caddies locais à disposição e quem quiser pode levar o seu, desde que pague as despesas. Após o jogo todos deverão fazer seus comentários aos organizadores dizendo o que acharam do campo olímpico desenhado e construído por Gil

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    PGA Tour: Entenda tudo o que está em jogo para Tiger esta semana, no Memorial


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados