Golfe 2016: IGF divulga lista dos 120 golfistas efetivamente inscritos para os Jogos do Rio

19/07/2016

Desde a publicação do ranking olímpico final, três homens e três mulheres deixaram lista e foram substituídos

 

A Federação Internacional de Golfe (IGF) acaba de publicar a lista dos 60 golfistas homens e 60 mulheres, inscritos oficialmente para disputar os Jogos do Rio 2016, em agosto. Desde que o ranking olímpico final, com base no ranking mundial, foi divulgado há uma semana, mais três homens e três mulheres deixaram a lista por motivos pessoais ou por decisão de seus comitês olímpicos, e foram substituídos por três reservas, entre eles a paulista Victoria Lovelady, que irá disputar o golfe olímpico juntamente com o gaúcho Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, e a paranaense Miriam Nagl, que haviam garantido vaga por antecipação.

Todas as desistências já haviam sido antecipadas pela Portal Brasileiro do Golfe (veja links no final da reportagem). No feminino, o Comité Olímpico da Holanda foi rigoroso no índice técnico de classificação para o golfe, exigindo que as jogadoras estivessem entre as 100 primeiras do mundo. Por isso, tanto as titulares Christel Boeljon 121ª do ranking, e Anne van Da, a 366ª, como a reserva Dewi Schreefel, 404ª, foram impedidas de jogar no Rio. Pelo mesmo motivo, o Comitê Olímpico da Nova Zelândia retirou da lista Cathryn Bristow, número 446 do mundo, que havia sido a 60ª e última classificada. A filipina Dottie Ardina, 509ª do mundo, que deveria herdar a vaga, também não jogará no Rio.

Feminino  – Com isso, o golfe feminino ganhou três novas jogadoras: Victoria Lovelady, do Brasil, que era a 460ª do mundo no fechamento do ranking; a irlandesa Stephanie Meadow 494ª (ela é norte-irlandesa, mas optou por defender a Irlanda e não a Grã Bretanha antes de a corrida olímpica começar), que também herdou vaga das holandesas, e a marroquina Maha Haddioui, 562ª do mundo, que ficou com o lugar que Ardina não aproveitou.

No masculino, as três desistências também antecipadas pelo Portal do Golfe durante a semana passada. A primeira foi do italiano Francesco Molinari, número 56 do mundo, que não falou de Zica e apresentou “problemas familiares” como desculpa para não vir ao Brasil. Depois foi a vez de Ângelo Que, das Filipinas, 320º do ranking que alegou medo de contrair o Zica vírus. E por último o colombiano Camilo Villegas, 306 do mundo, que está perdendo seu cartão do PGA Tour e não pode abrir mão dos três torneios finais do circuito que serão jogados na semana da abertura do Rio 2016, durante a competição masculina de golfe – acredite! – e na semana seguinte, para tentar manter o emprego para a próxima temporada.

Masculino – Molinari foi substituído pelo também italiano Matteo Manassero, que se classificou “nos descontos” ao terminar em terceiro lugar no Scottish Open, ganhar 254 posições e encerrar a corrida olímpica no 342º lugar do mundo. No lugar de Que entrou o mexicano Rodolfo Cazaubón, 344º do ranking mundial. E a vaga de Camilo ficou para o português Jose Filipe Lima, 380º colocado.

Os EUA são agora o país com mais golfistas olímpicos – quatro homens e três mulheres -sete no total – graças ao sistema de classificação que permitia inscrever até quatro jogadores desde que todos estivessem entre os 15 primeiros do mundo no fechamento do ranking olímpico, em 11 de julho. O ouro único país a se beneficiar disso foi a Coréia, que terá seis golfistas no Rio, quatro mulheres e seis homens. O limite para os demais era de dois por país em cada chave, de forma que haverá países com quatro, três (caso do Brasil), dois ou um representantes no Rio.

Brasileiros sobem – Com as últimas desistências, os brasileiros ganharam posições no ranking dos jogadores olímpicos efetivamente inscritos nos Jogos do Rio 2016. Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492, vai jogar no Brasil como o 50º mais bem ranqueado entre os 60 golfistas da chave masculina. No feminino, Miriam Nagl agora é a 57º e Victoria Lovelady a 58ª entre as 60 jogadoras para o Rio 2016.

Veja, abaixo, a relação oficial dos golfistas inscritos nesta segunda-feira, 18, nos Jogos do Rio 2016, 60 mulheres e 60 homens

Golfe 2016 jogadores inscritos

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Golfe e Música em Trancoso: reserve já e não perca os mais concorridos torneios do ano

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados