Golfe 2016: Jason Day apoia Rory McIlroy e diz que ainda não decidiu se vai aos Jogos do Rio

23/06/2016

Número 1 do mundo diz que decidirá junto com a família se defenderá a Austrália na Olimpíada

 

Jason Day: deixando em suspense sua participação no Rio, uma vez que pretende ter mais filhos e o risco de Zica o preocupa

por Ricardo Fonseca

Leia atualização – Graeme McDowell segue Rory McIlroy e também abandona os Jogos do Rio 2016.

Jason Day pode ser o próximo golfista de ponta a desistir dos Jogos do Rio 2016. Em entrevista à ESPN, nesta quarta-feira, no Baltusrol Golf Club, onde irá defender seu título do PGA Championship no fim de julho, o australiano número 1 do mundo diz entender e respeitar a decisão de Rory McIlroy de não participar da primeira competição de golfe olímpica em 112 anos e revelou que ele próprio ainda não tomou uma decisão. Day, que tem um menino, Dash, de quatro anos, e uma menina Lucy, de 1,5 ano, diz que ainda decidirá junto com a mulher, Ellie Harvey, se defenderá a Austrália no Ri

Balanco rio 2016“Eu respeito a decisão (de McIlroy), porque, obviamente, é uma decisão difícil desistir de representar o seu país e tentar ganhar uma medalha de ouro, mas também entendo que é uma decisão de vida que você tem que fazer, mesmo havendo uma pequena porcentagem de (contaminação pelo vírus Zika) acontecer”, disse o número 1 do mundo. Para Day, a decisão de McIlroy é “compreensível” e deve ser respeitada”, diz Day. “McIlroy planeja se casar em breve, e, obviamente, começar uma família”, continua. “Eu já passei por isso, mas também planejamos ter mais alguns bebês”.

Dúvida – “É um risco (ir ao Rio) que algumas pessoas não estão dispostas a assumir”, disse Day. “Eu mesmo não tomei uma decisão ainda”, avisa. “Eu vou falar com Bud (Martin, seu agente) e com minha família, porque a família para mim é a prioridade número 1, então eu quero ter certeza de que eles estarão de acordo quando eu tomar uma decisão.

McIlroy foi o sexto profissional de golfe da elite mundial a desistir oficialmente de jogar no Rio 2016. Até agora o torneio de golfe olímpico perdeu McIlroy (4º do ranking mundial de golfe), que defenderia a Irlanda; o australiano Adam Scott (8º), o sul-africanos Louis Oosthuizen (14ª) e Charl Schwartzel (23º); o australiano Marc Leishman (37º); e Vijay Sing, ex-número 1 do mundo e único profissional de Fiji (210º). O espanhol Miguel Angel Jimenez (166º) é outro que desistiu, mas seria apenas um segundo reserva de sua país. McIlroy, Leishman e Singh, alegaram medo Zica; Scott Oosthuizen e Schwartzel, problemas com a agenda profissional e familiar.

Bola da vez – O inglês Danny Willett, campeão do Masters, de 28 anos, número 9 do mundo, casado com Nicole Harris, que acaba de ter o seu primeiro filho, em abril, também disse recentemente que o Zica vírus o preocupava por causa da família, mas não anunciou sua desistência.

Com há um limite de quatro jogadores por país entre os Top 15 do ranking mundial – e de dois por país entre os demais -, Patrick Reed (13º do mundo), assim como Brooks Koepka (15º) não estão hoje no ranking dos 60 jogadores olímpicos, que terá sua listagem definitiva após os torneios que terminarem no domingo, 10 de julho. Pelo mesmo motivo, Matt Kuchar (17º), Zach Johnson (18º), Jim Furyk (19º) e Phil Mickelson (20º) também não jogarão no Brasil.

Antidoping – Muita gente já esperava por desistências de jogadores do topo do ranking até 5 de maio, data limite para que todos os candidatos a jogar no Rio assinassem um documento se comprometendo a se submeter integralmente às regras da WADA, a Agência Mundial Antidoping, muito mais severas que as adotadas pelo PGA Tour. Mas as que estão surgindo depois dessa data, surpreendem.

Enquanto o PGA Tour só pune o uso de “drogas recreativas” como maconha e cocaína em casos graves de reincidência, mas sempre os mantém em sigilo – como aconteceu com Dustin Johnson, por exemplo, que se afastou “voluntariamente” por três meses para “tratar de assuntos pessoais” -, qualquer positivo nos testes da WADA são tornados públicos compulsoriamente, antes mesmo da contraprova. E quem assinou o documento pode ser testado a qualquer momento, mesmo fora de competições, incluindo com a coleta de sangue, não só de urina.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados