Golfe Clube Aretê Búzios reestreia com novo percurso, ainda mais desafiador

20/11/2019

Primeiro evento oficial da nova fase será o Master Tour da FGERJ, neste final de semana

Green-ilha do agora buraco 8, marca registrada do designer Pete Dye, imortalizada no 17 do TPC Sawgrass

por | Ricardo Fonseca*

Depois de meses de reformas de modernização que deixaram o percurso que já era considerado um dos melhores do continente ainda mais desafiador, o Golfe Clube Aretê Búzios realiza o primeiro evento oficial de sua nova fase neste final de semana, dias 23 e 24 de novembro, com a sétima etapa do Master Tour, competição estadual sênior e pré-sênior. Paralelamente será jogada mais uma etapa do Torneio Kids Golf Tour. Ambos valem para os rankings da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ).

É grande a expectativa pela reestreia do campo projetado pelos mundialmente famosos Peter e Perry Dye, da Dye Designs, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos (RJ), e inaugurado em 1993. O projeto original de Pete Dye foi aprimorado com base em um plano de melhorias elaborado por seu filho Perry Dye em duas fases, a primeira quando o campo foi cogitado para sediar o golfe olímpico, e a segunda, mais recente, com mudanças nos buracos 2, 3 e 4. Ambas fases foram implementadas de uma só vez, em um trabalho concluído recentemente.

Melhorias – Foram várias as melhorias no percurso que teve a ordem dos buracos modificada. De olho nas competições amadoras de alto rendimento e profissionais, o campo ganhou 30 jardas no set de tees pretos, sobretudo nos buracos 4, 11 e 13 (antigos 13, 6 e 8, respectivamente), chegando agora a 7009 jardas no total. Nos demais tees – Azul, Branco, Amarelo e Vermelho – não houve mudança significativa nas distâncias, que variam aproximadamente 500 jardas a cada novo conjunto de tees, o que permite que jogadores de todos os níveis desfrutem melhor do campo.

Perry Dye é um dos dois filhos de Pete Dye, de 93 anos, que projetou o campo de Búzios. Hoje, é Perry quem comanda, ao lado do irmão P.B. Dye, a Dye Design, empresa que construiu mais de 300 campos famosos ao redor do mundo, entre eles o TPC de Sawgrass, sede do The Players Championship, o torneio mais bem pago do mundo. A mãe de Perry, Alice Dye, que trabalhou com o marido Pete no projeto de Sawgrass, é considerada a Primeira Dama da arquitetura de campos de golfe em todo o mundo. Ela faleceu em fevereiro, aos 91 anos.

Links – O Aretê Búzios, que foi aberto recentemente para uso local, dos associados, mas ainda não havia recebido uma competição oficial, é um campo estilo links que soube aproveitar a topografia do local para criar desafios para golfistas de todos os handicaps ao oferecer várias opções táticas de como enfrentar os buracos. Um dos diferenciais do campo é o vento que sopra da vizinha Praia Rasa e que pode fazer toda a diferença. Um percurso de visita obrigatória para todos os golfistas que valorizam a qualidade do design e mais um grande incentivo para o turismo de golfe da região.

 

* Ricardo Fonseca é membro da International Golf Travel Writers Association

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados