Gusi, presidente da CBG, eleito entre os 10 membros do Conselho de Administração do COB

24/03/2018

No mesmo dia foram eleitos o novo vice-presidente e os seis membros do Conselho de Ética

 

Gusi (terceiro no alto, da esq. p/ dir.) e Santi (abaixo, último à direita), estão entre os nomes conselheiros do COB, Foto: Heitor Vilela/COB

Com uma votação expressiva, Euclides Gusi, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) foi eleito entre os dez membros do recém-criado Conselhos de Administração do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entidade que tenta se reerguer depois que a prisão e renúncia de Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente da entidade máxima do esporte brasileiro, suspeito de ter feito a ligação entre o esquema de corrupção do governo Sérgio Cabral (PMDB) e os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) na escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Duas semanas depois, Nuzman foi solto com por habeas corpus concedido pelo STF (Superior Tribunal de Justiça).

Dos dez membros do Conselho de Ética, oito são obrigatoriamente membros das confederações, e dois “independentes” (quem não mantém ou manteve nos últimos anos vínculo econômico ou jurídico com entidades do sistema nacional do desporto). Euclides teve 33 votos, contra 39 de Silvio Acácio Borges, do Judô, o mais votado. Os outros seis foram Matheus Bacelo de Figueiredo (Gelo, 32 votos), Marco Aurélio de Sá Ribeiro (Vela, 30), Mauro José da Silva (Boxe, 29), João Tomasini Schwertner (Canoagem, 28) Ricardo Pacheco Machado (Esgrima, 24) e Luiz Carlos Cardoso do Nascimento (Karatê, 21). Os dois “Independentes” são Sergio Rodrigues (36 votos) e Carlos Osso (23).

Vice-presidente – A eleição principal da Assembleia do COB, na sexta-feira, dia 23 de março, feita com a participação de 12 integrantes da Comissão de Atletas e transmissão ao vivo pela internet, foi a de Marco Antônio La Porta, novo vice-presidente da entidade. Atual presidente da Confederação Brasileira de Triatlo, La Porta, que também foi Chefe da Equipe da modalidade nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e Olímpicos de Londres 2012 e Rio 201.

La Porta, que foi treinador de equipes militares a partir dos anos 8, antes de assumir o Triatlo, assume a vaga de Paulo Wanderley, que era vice de Nuzman e o substituiu na presidência do COB desde quando o ex-dirigente foi preso. La Porta venceu a eleição para vice com 44 votos, contra três de Marcel Souza e um de José Medalha, os outros candidatos ao cargo.

Colégio – Participaram da votação os presidentes das 35 Confederações Brasileiras Olímpicas, ou seus representantes, os 12 atletas mais bem votados da Comissão de Atletas do COB e o membro brasileiro do COI, Bernard Rajzman.

O Conselho de Ética, também recém-criado, será composto por cinco membros efetivos, sendo obrigatoriamente três membros independentes. Foram 10 candidatos independentes e cinco não independentes.  O advogado Alberto Murray, neto de Sylvio de Magalhães Padilha ex-presidente do COB por 27 anos, ficou com uma das vagas dos “independentes”, completadas por Caputo Bastos (26 votos) e Ney Bello (26). Entre os “não independentes” foram eleitos Sami Arap (24) e Bernardino Santi (23), ortopedista e traumatologista presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Esporte que já comandou a Comissão Anti-Doping da Federação Paulista de Golfe (FPG) e recente foi um dos palestrantes no Curso de Capacitação para Profissionais da entidade.

Veja todos os eleitos para o COB

Vice-presidente

Marco La Porta – 44 votos

Conselho de Administração (Membros Independentes)

Sergio Rodrigues – 36 votos

Carlos Osso – 23 votos

Conselho de Administração (Membros das Confederações)

Judô – Silvio Acácio Borges – 39 votos

Golfe – Euclides Antônio Gusi – 33 votos

Desportos no Gelo – Matheus Bacelo de Figueiredo – 32 votos

Vela – Marco Aurélio de Sá Ribeiro – 30 votos

Boxe – Mauro José da Silva – 29 votos

Canoagem – João Tomasini Schwertner – 28 votos

Esgrima – Ricardo Pacheco Machado – 24 votos

Karatê – Luiz Carlos Cardoso do Nascimento – 21 votos

Conselho de Ética

Alberto Murray – 35 votos (membro independente)

Caputo Bastos – 26 votos (membro independente)

Ney Bello – 26 votos (membro independente)

Sami Arap – 24 votos (membro não independente)

Bernardino Santi – 23 votos (membro não independente)

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados