Herik Machado, ex nº 1 do Brasil, vira profissional e se transfere para o São Paulo GC

14/02/2019

Gaúcho começa a treinar hoje no clube que já tem uma das mais fortes equipes juvenis do país

Erik Andersson, head pro do SPGC, com Herik Machado em seu primeiro dia no novo clube. Foto: Luizinho Neto Gonçalves

por Ricardo Fonseca

Herik Machado, que há três anos é disparado o melhor brasileiro do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) inicia nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, uma nova fase da carreira, passando a treinar no São Paulo Golf Club (SPGC), com apoio ainda da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), visando a sua passagem para o profissionalismo, que acontece nos próximos dias. Herik vai jogar torneios do CBG Pro Tour e entrar como convidado em vários torneios do PGA Tour Latinoamérica.

“Estamos – SPGC e CBG – dando todo o apoio que podemos para que Herik possa chegar ao profissionalismo com a mesma garra e talento que fez dele um dos melhores juvenis e amadores do mundo, e seguir seu caminho até o PGA Tour”, diz Gustavo Vicenzotto, que além de capitão do clube é diretor de Marketing da CBG. “Herik terá à sua disposição toda a estrutura do clube e o apoio de seus profissionais para treinar oito horas por dia, como um profissional deve fazer”, ressalta Vicenzotto.

Seleção de talentos – O São Paulo já tem em seus quadros alguns dos mais importantes e talentosos profissionais do Brasil, incluindo Erik Andersson, head-pro do clube, que acaba de assumir o posto de coach nacional da CBG; Felipe Navarro, que acaba de conquistar um cartão para o PGA Tour Latinoamérica; além de Rafa Barcellos, um dos mais premiados profissionais do país, que também jogou no PGA Tour LA.

Herik, que foi revelado num projeto social no interior do Rio Grande do Sul e se transferiu depois para a equipe de alto rendimento do Belém Novo GC, em Porto Alegre, onde fez carreira, é hoje o nº 137 do WAGR, bem à frente de Fred Biondi, revelado no São Paulo e hoje jogando nos Gators da Universidade de Flórida, na NCAA, que é o nº 428 e segundo melhor do país na lista. O gaúcho Andrey Xavier, número 1 do Brasil, que fez carreira idêntica à de Herik, e vem em breve passar um período treinando no SPGC, é o terceiro, na 639ª colocação.

Carreira – A grande fase de Herik no golfe começou em 2017, quando venceu oito torneios no Brasil e no exterior, pela ordem: Aberto da Cidade de Curitiba; Aberto de Brasília; Faldo Series Sul-Americana; o Aberto do Paraná; Campeonato Nacional Argentino; Faldo Series Grand Final; Aberto do Rio Grande do Sul e Aberto de Montevidéu (URU), sendo esses quatro últimos em sequência, logo depois de ter sido vice-campeão do Torneio Internacional Copa Juan Carlos Tailhade, na Argentina.

Em 2018, Herik foi campeão do Amador do Brasil e campeão da Copa Los Andes, o Sul-Americano de Golfe por Equipes, ao lado de Fred Biondi, Andrey Xavier, Lucas Park e Daniel Kenji Ishii. Ele foi ainda vice-campeão do Campeonato Internacional de Amadores do Peru. Este ano, jogou no LAAC, o Latinoamericano Amador de Golfe, a mais importante competição do continente, que dá vaga para o campeão jogar no Masters, em Augusta.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados