Higgo, 22 anos: do anonimato ao US Open, com três vitórias em três meses e muita sorte

14/06/2021

Título no PGA Tour, neste domingo, garantiu-lhe ainda o cartão do circuito e vaga no Masters

Higgo: garantindo o cartão do PGA Tour em apenas dois torneios. Reprodução tevê

por | Ricardo Fonseca

Até três meses atrás, o sul-africano Garrick Higgo, então com 21 anos, era uma das muitas promessas do Tour Europeu. Tudo começou a mudar quando Higgo venceu dois torneios seguidos do Tour Europeu nas Canárias, resultado de um calendário acochambrado para ter torneio aonde quer que fosse possível jogar durante a pandemia. Começava ali uma sucessão de fatos que mudariam sua vida para sempre.

Graças a essas duas vitórias, Higgo chegou a 51º do ranking mundial e ganhou vaga no PGA Championship, o primeiro major de sua carreira. Lá, passou o corte, terminou em 64º lugar, e conseguiu vaga para o Palmetto Championship, no Congaree GC, na Carolina do Sul, encerrado domingo, um torneio que nem existia até ele vencer pela primeira vez nas Canárias. O Palmetto era apenas um plano do PGA Tour e só entrou no calendário às pressas para substituir o Canadian Open, cancelado por causa da pandemia.

Presente – Higgo vinha fazendo um bom torneio, mas não pensava seriamente ter chances de superar feras como Dustin Johnson, o número 1 do mundo, e Harris English, que vinham à sua frente no placar. Mas, repentinamente, todos começara a fazer bogeys nos últimos seis buracos: Chesson Hadley (+3), Bo Van Pelt (+2), DJ (+2), English (+4) e Hudson Swafford (+1), abriram as portas para o sul-africano que, sem cerimônia, aproveitou o presente.

O sul-africano, agora com 22 anos completados um mês antes, fez um eagle no 12 e birdie no 14 para jogar 33 de volta e ser líder na sede, com 273 (68-69-68-68) tacadas, 11 abaixo. Higgo ainda teve que esperar Chesson Hadley fazer bogey no 18 para vencer por uma de vantagem sobre seis jogadores com -10: Hadley, Bo Van Pelt, Hudson Swafford, Doc Redman, o venezuelano Jhonattan Vegas e o inglês Tyrrell Hatton. DJ caiu para 10º e English para 14º.

Surpresa – Foi só na preparação para a entrevista final, com Jim Nantz, da CBS, que Higgo se deu conta que havia garantido vaga para o US Open desta semana e que precisava fazer os arranjos para pegar o voo charter do PGA Tour que saiu às 8h30 desta segunda-feira para a Califórnia. O resto ele já sabia e saboreava com brilho nos olhos mareados: cartão para jogar no PGA Tour até o final da temporada 2022/2023 e vaga no Masters do próximo ano.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados