Honda Classic – Aberto de São Paulo: Jinbo Há faz eagle no buraco final para liderar por uma

11/08/2018

Os cinco primeiros estão separados por apenas duas tacadas. Thuane Oliveira surpreende favoritas

Jinbo Há: recuperação no último buraco. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Um eagle em seu buraco final, o 9, de par 5, aonde chegou com a segunda no green, deu ao coreano Jinbo Há, do Terras de São José, a liderança isolada do Honda Classic – 69º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo, que termina neste domingo, 12 de agosto, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto (SP). O torneio é válido para o ranking mundial amador de golfe (WAGR) e para os rankings nacional e da Federação Paulista de Golfe (FPG). No feminino, Thuane Oliveira, do campo público de Japeri (RJ), surpreendeu as favoritas e lidera por duas tacadas.

Jinbo, número 1 do ranking nacional, que também é o jogador com o melhor ranking mundial do torneio (239º), começou o dia em terceiro, perdendo por duas, mas jogou duas abaixo nos seus primeiros nove buracos para chegar à liderança. O coreano radicado em São Paulo voltou a perder terreno com quatro bogeys e apenas mais um birdie na metade final do campo, antes de embocar o putt longo para eagle que lhe deu a liderança isolada com 143 (72-71) tacadas, uma abaixo do par.

Destaques – Sozinho em segundo lugar está o local Paulo Vitor Mattos, bicampeão do Aberto do Ipê, em 2016 e 2017, que volta a competir depois de afastado por um tempo. Ele fez cinco birdies, sendo dois nos quatro buracos finais, para somar 144 (73-71) tacadas, o par do campo. Três jogadores dividem o terceiro lugar, mas coube a Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, número 3 do Brasil, que soma 145 (72-73) tacadas, a honra de ocupar o último lugar no grupo dos líderes para a volta final. Kenji fez cinco birdies na rodada, todos em seus nove buracos iniciais, sendo três deles consecutivos Empatados com Kenji em terceiro estão Andrey Borges Xavier, do Belém Novo (72-73), o brasileiro mais bem colocado do ranking mundial em campo, que fez um triplo bogey-8, no buraco 17, seu oitavo do dia, e Pedro Nagayama, do São Fernando, o líder do primeiro dia (70-75).

Nagayama vem de uma fase ruim, onde não conseguiu um Top 5 nos últimos cinco torneios do ranking mundial que disputou no Brasil, mas detém diversos recordes, entre eles o do campo do Guarapiranga, que quebrou com 64 tacadas (-7) na volta de abertura do Aberto do Estado de 2016. Correndo por fora, por um lugar no pódio, está Matheus Balestrin, do Belém Novo, que começou o dia em segundo, mas caiu para sexto, com 146 (71-75). Filipe Rossi, do São Paulo, que saiu no pelotão, caiu para o sétimo lugar, com 150 (72-78) e está empatado com Matheus Park, do Paradise (75-75). Eduardo Vasconcellos, do Gávea, com 152 (73-79) e Daniel Celestino, do Graciosa, com 153 (74-79), completam os Top 10.

Feminino – Entre as mulheres (foto abaixo), Thuane Oliveira, revelação da Associação Golfe Público de Japeri, na Baixada Fluminense, surpreendeu as favoritas para liderar com 165 (83-82) tacadas. Lauren Nunes Grinberg, do Lago Azul, líder da véspera e número 1 do Brasil, que vinha com uma abaixo em cinco buracos, conseguiu jogar pior do que na estreia, com direito a seu segundo air shot do torneio, e caiu para o segundo lugar, com 167 (82-85) tacadas.

Ela divide a posição com Fernanda Lacaz, do São Fernando, que pelo segundo dia seguido estava líder, antes de cometer grave erros. Na sexta-feira, Fernanda perdeu a liderança com um quádruplo bogey no 17. Neste sábado, jogou 45 (+9) nos nove buracos finais, agora com um triplo bogey-8 no buraco 9, onde encerrou sua volta. A baiana radicada na Itália Denise Rabelo Santos vem em quarto lugar, com 176 (89-87), seguida por Letícia Mont’Serrat, do Paulistano, com 181 (88-93).

Handicaps – Neste sábado começou a competição do ranking estadual para os jogadores de handicap índex mais altos. Entre os homens de índex até 8,6, o líder é Eduardo Camargo, do Ipê, com 69 (-3) tacadas, seguido por Luiz Carlos Rosolen, do Avaré, com 72, e por Armando Pinto, do Ibiúna, com 73. Na 14,1 a 19,4 Eduardo Chaves, do São Paulo, lidera com 70, seguido por Eugenio Martins, da Quinta Da Baroneza, com 70, e por Leandro Metzner, do Brasília, com 74.

Já na 19,5 a 27,7, Antonio Jordão Barros Jr., do Ipê, lidera com 63 (-9), o melhor net do dia, mas terá seu handicap revisto para a rodada final. Moacir Tonani, do Ipê vem em segundo, com 66, seguido por seu companheiro de clube Anibal Galhardo, com 69. No feminino, dobradinha do Ipê na 16,1 a 19,4, com Rosa Pelicioni líder, com 75, seguida por Sofia Guggisberg, com 76. Marília Funes, do Quinta do Golfe, vem a seguir com 79.

Coquetel – No final do dia houve um concorrido coquetel, com cervejas, sopa, queijos, fondue de chocolate com morango e outros petiscos, cortesia da Mirantte Legacyplus Realty, que oferece diversas oportunidade de investimento em Miami, algumas até com direito a facilitar o ganho de green card. Antônio Padula, presidente da FPG, apresentou aos jogadores a equipe da Mirantte, que veio em peso dos EUA para promover o seu negócio.

Ninguém ainda ganhou o carro Civic Touring que a Honda está oferecendo para quem fizer um hole-in-one no buraco 7, em qualquer dos dias oficiais de jogo, nem o golf car elétrico da E-GO, para quem embocar de primeira no buraco 5. A Alabastour Viagens oferecerá neste domingo dois prêmios de uma semana de estadia, para até quatro pessoas, nos resorts High Point World Resort e Legacy Vacation Club de Orlando, para quem ganhar o Nearest to the Pin (bola mais perto da bandeira), nos buracos 12 e 15.

Patrocínio – O Honda Classic – 69º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo tem patrocínio máster da Honda, e apoios da E-GO, Alabastour Viagens, Mirantte Legacyplus Realty, Prataria Rebouças Troféus, Trojan Battery Company Unipac Distribuidor Master, Portal Brasileiro do Golfe (golfe.esp.br), LK Transportes e Hotel Wyndham Garden Ribeirão Preto. A organização é da Federação Paulista de Golfe e do Ipê Golf Club, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Golfe, do Ranking Mundial Amador de Ranking (WAGR) e do R&A.

Resultados completos 

Horário de saída da volta final, domingo, 12 de agosto 

Thuane, Fernanda e Lauren: pelotão para a volta final

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Golfe e Música em Trancoso: reserve já e não perca os mais concorridos torneios do ano

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados