Interclubes Scratch SP: São Paulo GC lidera no Ipê, apesar de ter uma dupla desclassificada

16/11/2019

Time da casa surpreende outros favoritos e vem em segundo uma tacada atrás

Choi e Gui jogam cinco abaixo para colocar o São Paulo GC na liderança. Foto: Thais Pastor/F2 Comunicação

A dupla formada por Thomas Choi, número 1 do Brasil, e Gui Grinberg, número 1 de São Paulo, jogou 67 tacadas, cinco abaixo, na modalidade Melhor Bola, para colocar o time do São Paulo Golf Club na liderança do 30º Torneio Interclubes Masculino Scratch do Estado de São Paulo – 2019, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, 15 de novembro, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto (SP). Felizmente na primeira rodada valia apenas o melhor resultado de duas duplas, pois a outra equipe do São Paulo foi desclassificada depois de jogar do tee errado no buraco 9.

A boa surpresa do dia foi a dupla do Ipê, formada por Rafael Lian e Paulo Mattos, que jogou 68, quatro abaixo, para colocar o time da casa em segundo lugar. A outra dupla do Ipê, com Eduardo de Paula e Gabriel Holtz, jogou 76, resultado descartado. Em terceiro, com 70 tacadas, vêm os times do São Fernando, resultado conquistado pela dupla Rafael Benadiba e Pietro Alvim, uma vez que a dupla dos irmãos Nick e Dylan Song, também foi desclassificada, e do Guarapiranga, com Natanel Yoo e Daniel Song. O outro time do Guarapiranga, com Felipe Gontad e Sergio Costa, jogou 78.

Entenda a Regra do Tee – Foram desclassificadas do dia as dupla do São Paulo GC, formada por Lucas Steinhoff e Bobby Huang, e a do São Fernando, com os irmãos Nick e Dylan Song, que jogavam juntas. No buraco 9, os quatro bateram do tee azul e não do preto, como seria o correto, e não se deram conta do erro. De acordo com a Regra do Golfe 6-1b (2), bater de fora da área do tee acarreta penalidade geral (duas tacadas) – é como se você tivesse batido uma tacada de treinos dentro do campo – e a tacada tem que ser refeita na área correta. Todas as tacadas e penalidades posteriores com a bola jogada de fora do tee não valem, pois ela não está em jogo.

O jogador que bateu do tee errado tem que voltar ao tee e reiniciar o buraco, antes de bater uma bola no tee seguinte (ou de entregar o cartão, se o erro foi no 18), sob pena de desclassificação, o que aconteceu com as duas duplas. Na prática é como se eles tivessem saltado um buraco. Essa é a Regra para Stroke Play. No caso de Match Play – Regra 6-1b (a) –, não há penalidade por bater de fora da área do tee, mas seu adversário pode cancelar a tacada, desde que anuncie isso ante que nova tacada seja dada por qualquer um dos dois. Se o adversário não cancelar a tacada, a bola está em jogo e tem que ser jogada como se encontra. O jogador que bateu de fora da área do tee no Match Play não pode ele mesmo cancelar sua tacada.

Mais destaques – O Damha vem em quarto lugar na Divisão Especial do Interclubes, com 71, resultado da dupla de Marcos Negrini e Igor Cruz, uma vez que João Paulo Silva e Matheus Oliveira jogaram 75. Em quinto, no par do campo, está a Associação Esportiva São José, com Donizetti Souza e Adiston Ramos, que jogaram 72. Diogo Oliveira e Vitor Costa Pinto jogaram 73 e teriam colocado o time do Vale do Paraíba em primeiro se valessem os dois resultados, empatados com o Ipê.

Na Divisão A, onde dois times disputam o direito de jogar na Especial em 2020, o PL Golf Club saiu na frente com Francisco Ishihara e Kenzo Kondo jogando 75 (Koichi Ogata e Katsumi Ota jogaram 84), seguidos pelo time da Bastos, com as 76 tacadas da dupla Diogo Uemura e Rubens Kakimoto (Vitor Terni e Claudinei Postigo jogaram 86). O sétimo e último colocado da Especial será rebaixado para a Divisão A em 2020.

Conclusão – Nesta sábado, com saídas entre 10h45 e 12h05, será disputada a segunda rodada, ainda de duplas Melhor Bola, mas valendo os resultados das duas duplas de cada clube, ou seja, não há margem para erros desclassificações. O torneio termina no domingo, com quatro jogadores por time na modalidade stroke play, valendo os três melhores resultados. Será campeão o time que somar menos tacadas nas três duplas e três jogos individuais válidos.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados