Jogos do Rio 2016: Lucas Lee desiste de participar do evento-teste do campo olímpico de golfe

24/02/2016

Jogador do PGA Tour será substituído por Rodrigo Lee, que joga no PGA Tour Latinoamérica

 

Sai Lee entra Lee: Rodrigo, acima, substitui Lucas, que não virá mais ao Rio de Janeiro

por: Ricardo Fonseca

Depois de todos os jogadores e jogadoras internacionais terem declinado do convite para participar do evento-teste do golfe para os Jogos do Rio 2016, e de Adilson da Silva, o brasileiro mais bem colocado do ranking mundial de golfe, também não aceitar o convite, agora foi a vez de Lucas Lee, nosso único jogador no PGA Tour e segundo brasileiro do ranking, desistir de participar do jogo-exibição de 18 buracos no campo olímpico de golfe na Barra da Tijuca. Lucas será substituído por Rodrigo Lee, que joga no PGA Tour Latinoamérica com patrocínio da Honeytex. Adilson, que integra a equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, é o único brasileiro classificado para o Rio 2016 desde que a corrida olímpica começou, há 83 semanas. Ele nunca deixou a lista onde é hoje o 60º colocado.

Lucas, a princípio, havia aceitado o convite para o evento-teste do dia 8 de março, uma terça-feira, mas se deu conta que mais importante do que jogar 18 buracos no campo olímpico era garantir sua presença nos Jogos do Rio 2016, em agosto. Para isso, ele precisa jogar mais torneios do PGA Tour e marcar pontos no ranking mundial, o que não tem conseguido por ter um cartão com baixa prioridade de inscrição. Assim, Lucas decidiu jogar o Monday Qualifying, dia 7 de março, para o Valspar Championship, que vai ser disputado de 10 a 13 de março, na Flórida, com Jordan Spieth defendendo o título. São apenas quatro as vagas oferecidas nas classificações de segunda-feira, para uma centena de jogadores, mas é melhor do que nada.

Complicações – A situação de Lucas não é nada fácil. Desde que ganhou seu cartão para o PGA Tour através do Web.com Tour, já foram disputados 12 eventos regulares do circuito, 13 com o Honda Classic desta semana (17 contando os eventos restritos), e o profissional paulista só conseguiu jogar em cinco deles, dos quais passou apenas um corte, em novembro passado, quando ficou em 52º lugar no The RSM Classic. E após a reclassificação das prioridades de inscrição feita esta semana, a segunda da temporada 2015/2016, o próximo torneio que Lucas deve conseguir jogar é o Puerto Rico Open, de 24 a 27 de março, na mesma semana do agora chamado Dell Match Play (ex-Accenture), da série mundial. Mais do que garantir vaga para o Rio 2016, Lucas precisa manter seu cartão para a próxima temporada do PGA Tour, meta da qual ainda está muito distante.

O evento-teste de 8 de março, que será fechado ao público, reunirá apenas jogadores brasileiros,  cinco homens e quatro mulheres. Sem os brasileiros nº 1 e 2 do ranking mundial, jogarão os classificados do 3º ao 5º lugar, pela ordem, Alexandre Rocha, que joga no Web.com Tour, e Rafa Becker e Daniel Stapff (outro integrante da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe), que jogam no PGA Tour LA. Completam a lista Rodrigo Lee, que joga no PGA Tour LA, mas não tem pontos no ranking mundial, e Rafa Barcellos, que não joga no circuito internacional. Ambos nunca pontuaram para o ranking mundial de golfe.

Zica Rodrigo, assim como Becker e Stapff, só puderam aceitar o convite para o evento-teste porque o PGA Tour LA alterou a data de vários torneios do primeiro semestre, por causa do vírus Zica. Várias competições foram postergadas para evitar a época das chuvas e da maior proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da Zica, Dengue e Chikungunya, no continente. Depois do torneio de abertura do PGA Tour LA 2016, esta semana, na Colômbia, haverá quase um mês de recesso até o evento seguinte, no Panamá, e mais três semanas sem jogos até o circuito ir para a Argentina, no meio de abril.

No feminino, jogarão as quatro brasileiras em atividade no ranking mundial, pela ordem Miriam Nagl, Victoria Lovelady, Candy Hannemann e Luciane Lee. Miriam e Victoria jogam no Tour Europeu Feminino. Miriam é hoje a brasileira mais bem colocada do ranking mundial (com pequena vantagem sobre Victoria) e aparece no ranking olímpico desta semana na 60ª e última colocação. Candy e Luciane jogam no Symetra Tour, o circuito de acesso ao LPGA Tour.

Testes O evento-teste do golfe, assim como os demais, é realizado pelo Comitê Organizador do Rio 2016. Os brasileiros que participam terão a missão de comentar o que acharam do campo olímpico desenhado por Gil Hanse, após a demonstração de 18 buracos. O Comitê vai se concentrar em testar as operações na nova instalação. Representantes da Federação Internacional de Golfe (IGF) também estarão presentes no teste.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados