Junior Open: Gui Grinberg passa corte e termina em sétimo entre os centro-sul americanos

19/07/2018

Jogador do São Paulo chegou a ser Top 10 no geral. Maria Emília Pereira não chegou à final

por: Ricardo Fonseca

Guilherme Grinberg, do São Paulo Golf Club, foi do céu ao inferno durante os três dias do Junior Open, disputado de 16 a 18 de julho, no Eden Course, um dos campos links de St. Andrews, na Escócia. Top 10 no primeiro dia, quando jogou com pouco vento e fez cinco birdies, para terminar no par do campo, Gui despencou no placar no segundo dia, quando jogou à tarde, com muito mais vento, e caiu ainda mais no terceiro, para terminar em 50º lugar na classificação geral, entre 135 meninos e meninas de até 16 anos, de 78 países.

Gui somou 227 (70-78-79) tacadas, 17 acima do par, e terminou a classificação net geral empatando em 54º lugar. Sua melhor colocação foi na classificação por regiões geográficas, também net, que têm premiações separadas, aonde ficou em sétimo lugar entre os centro-sul americanos, considerados apenas os dois primeiros dias de jogo, pois para o terceiro houve corte, limitando a volta final aos primeiros 80 e empatados. A categoria foi dominada por duas meninas: a peruana Luisamariana Mesones, que somou 140 (72-68) tacadas e superou a equatoriana María Beatriz Arízaga (69-71) no desempate.

Campeão – O campeão geral foi o sul-africano Martin Vorster, que tomou um susto na volta final, mas venceu de ponta a ponta. O aluno da Louis Oosthuizen Academy, de 16 anos, começou a volta final vencendo por cinco tacadas, depois de ter jogado 66 e 65 nos dois primeiros dias. Mas na volra final fez um triplo bogey-7 no buraco 7, o que o obrigou a lutar pelo título até o buraco final.

Apesar de ter feito sua pior volta da semana, com 74 tacadas, Voster ainda foi campeão com 205 tacadas, cinco abaixo do par e uma de vantagem sobre a japonesa Tsubasa Kajitani, que somou 206 (66-60-70), quatro abaixo, e foi a melhor menina da competição. Em terceiro, ficou o neozelandês Jayden Ford, com 207 (69-70-68).

Hole-in-one – Dos 85 jogadores que passaram o corte, apenas os seis primeiros jogaram abaixo do par do campeonato e somente o vice-campeão e o terceiro colocado não jogaram acima do par em nenhuma das três rodadas. O torneio foi marcado por um hole-in-one da austríaca Pia Perthen, de 13 anos, no buraco 15 do segundo dia, batendo um ferro 8 de 151 jardas.

Apesar do ace, Pia jogou 174 (85-89) e não passou o corte. Pia nasceu na etiópia e, órfã, foi adotada por um casal austríaco, aprendendo o esporte com o pai Torben, de handicap 6. Sua única experiência em torneios antes do Junior Open foi jogando no US Kids. Pia terminou uma tacada à frente da carioca Maria Emília, do Itanhangá, que não se entendeu com o campo links e somou 175 (90-85), sem fazer birdies.

Destaques – O checo Gordan Brixi fez a melhor volta de todo o torneio na rodada final para ainda terminar em quarto lugar, com 208 (72-72-64), duas abaixo, depois de ter feito oito birdies e dois bogeys na quarta-feira. A tailandesa Atthiya Thitikul, número 12 do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), também fez seu melhor resultado na volta final para somar 209 (70-71-68) e empatar em quinto com o argentino Abel Gallegos (67-72-70), com uma abaixo.

Esta foi a primeira vez que o Junior Open foi jogado em St. Andrews. Um dos pontos altos do torneio foi a presença de Jordan Spieth, vice-campeão do Junior Open de 2008, que estava na Escócia para defender o título do British Open, esta semana, e fez questão de ir dar as boas-vindas ao meninos e meninas na cerimônia de abertura e até fez uma selfie com Gui. Entre os jogadores revelados nesse torneio está ainda Patrick Reed, campeão do Masters de 2018, que venceu o Junior Open em 2006.

História – Jogado desde 1994, o Junior Open só foi encampado pelo R&A, em 2000, quando o torneio passou a ser um dos majors juvenis do mundo e um dos mais cobiçados, por coincidir com a semana do Open. Gui, Maria Emília e os demais participantes receberam credenciais para os dois primeiros dias do Open, em Carnustie, a 40 minutos de St. Andrews.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados