LAAC Brasileiros fazem melhores voltas do dia e saem no vice-pelotão, sonhando com o Masters

19/01/2019

Herik jogou 65 e Biondi 66 na melhor participação do país no mais importante torneio amador do continente

Herik Machado e Fred Biondi jogando na Casa de Campo. Fotos: Enrique Berardi/LAAC

por: Ricardo Fonseca

O gaúcho Herik Machado, com 65 tacadas, sete abaixo do par, e o paulista Fred Biondi, com 66, seis abaixo, fizeram a melhor volta da terceira rodada do Latin America Amateur Championship (LAAC) 2019, neste sábado, 19 de janeiro, na Casa de Campo, na República Dominicana, para empatar em quinto lugar, com cinco abaixo, e chegar à rodada final do mais importante torneio amador do continente com o direito de sonhar com o título e com uma vaga no Masters de Augusta, prêmio máximo para o campeão. Ambos estão a três tacadas do mexicano Álvaro Ortiz, líder isolado com oito abaixo, e a duas dos vice-líderes, o peruano Luiz Barco e o chileno Agustin Errazuriz, com sete abaixo. O costa-riquenho Luis Gagne, vem em quarto, com seis abaixo. Os dois brasileiros jogam juntos no penúltimo grupo, a partir das 10h52 de Brasília.

Herik fez valer mais uma vez sua fama de “galo cinza”, aquele bom de briga da piada, ao fazer dois eagles seguidos. Herik, que saiu pelo 10 e fez birdie no 11, vinha “chateado” com bogeys no 13 e no 16. O gaúcho decidiu, então, arriscar tudo, e bateu “uma bomba” de driver no 17, de par 4, para mandar a bola na beira do green, de onde embocou, de putter, de 4 jardas de distância. No 18, de par 5, mais um driver muito longo, antes de mandar a segunda para a banca do green, de onde embocou de 20 jardas de distância.

Recordes – Na segunda metade do campo foram mais quatro birdies, para somar (72-74-65) tacadas, cinco abaixo, a melhor volta do dia e do torneio. Herik, revelado num programa para juvenis de Santana do Livramento, hoje joga pelo Belém Novo, de Porto Alegre. Herik jogou todas as cinco edições de LACC, iniciado em 2015, e é um dos nove jogadores e único brasileiro a passar o corte em todas.

Fred, de 18 anos, por sua vez, acertou 16 greens neste sábado, para embocar sete birdies, jogar 66, segunda melhor volta do dia e terceira melhor do torneio, para também empatar em quinto lugar, com 211 (72-73-66) tacadas, cinco abaixo. Fred, que fez carreira no São Paulo GC antes de ir morar nos EUA, estreará neste segundo semestre jogando pelos Gators, da Universidade da Flórida, da Divisão 1 da NCAA.

Brasileiros – Mas dois brasileiros passaram o corte após 36 buracos: Andrey Xavier, outra revelação de Livramento que está na equipe de lato rendimento do Belém Novo, vem em 14º lugar, com 215 (74-66-75), uma abaixo, depois de ter chegado perto do topo do placar no segundo dia. O outro é o paulista Pedro Nagayama, 33º colocado, com 219 (75-69-75), três acima. Tiago Lobo, de Maceió, que mora nos EUA, jogou 77 e 73 e não passou o corte por uma. O carioca Daniel Kenji Ishii, com 74 e 77, também não passou o corte.

Alvaro Ortiz, que fechou o dia com birdie no 18, lidera com 208 (66-72-70) tacadas, oito abaixo. Luis Fernando Barco, somar 209 (69-69-71), sete abaixo, e divide o segundo lugar com Agustin Errazuriz (69-71-69). Ambos são os únicos em campo com três voltas abaixo do par. Luis Gagne está em quarto com 210 (72-70-68).

Benefícios e ao vivo – A vaga no Masters para o campeão é a cereja do bolo, mas há muito mais em jogo no LAAC. O campeão ganha ainda vaga no British Amateur, U.S. Amateur e qualquer outro torneio da USGA para o qual seja elegível. Além disso, tanto o campeão como o vice-campeão ganham vagas para jogar a fase final das seletivas para o British Open, que este ano será no Royal Portrush, e para o U.S. Open de 2019, em Pebble Beach.

A ESPN transmite a volta final ao vivo, a partir das 14 horas, com a participação especial do juvenil Rafael Benadiba, do São Fernando, como comentarista. O torneio também pode ser visto ao vivo pela internet, pelo site do torneio (http://www.laacgolf.com/live-2/).

 

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados