Leia o Protocolo de Retorno das Competições de Golfe da Federação Paulista de Golfe

18/09/2020

Documento traz ações obrigatórias e recomendações visando a segurança de todos

Todos os clubes e jogadores filiados à Federação Paulista de Golfe (FPG) devem tomar conhecimento urgente do Protocolo de Retorno das Competições de Golfe para o Estado de São Paulo. O documento orienta e dá explicações de como os torneios amadores devem se desenvolver dentro e fora do campo, agora que a Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo acaba de liberar as competições de golfe em todas as regiões de São Paulo que estejam pelo menos na fase amarela do Plano São Paulo, o que hoje contempla todo o Estado

As medidas abaixo descritas são só um resumo para que se tenha ideia da abrangência do assunto, mas não exime os envolvidos de ler atentamente o documento. Dúvidas devem ser resolvidas com a FPG ou diretamente com as Comissões do evento.

Leia atentamente o Protocolo de Retorno das Competições de Golfe/FPGolfe

Proteção da vida – As medidas de combate à epidemia de Covid-19 têm o objetivo principal de proteger a vida de todos. O Protocolo de Competições estabelece, entre outras coisas, o número máximo de jogadores por tipo de evento, determinando que a chegada nos clubes seja feita no máximo 45 minutos antes do início do jogo e que todos deixem o clube tão logo seja possível, sempre com o objetivo de evitar aglomerações. Por segurança, recomenda-se que não sejam entregues brindes, tendo como opção o envio pelo correio.

O uso de vestiários e áreas comuns deverão seguir rigorosamente as regras de cada clube, enquanto as áreas de prática – driving range e putting green – devem funcionar com capacidade reduzida e limite de tempo de sua utilização, para dar oportunidade a todos e evitar aglomerações. O uso de máscaras de proteção facial da forma correta, cobrindo totalmente a boca e o nariz, é obrigatória nas áreas comuns, podendo ser retirada apenas para comer, beber ou competir, com a obrigação de recolocá-las tão logo termine essas atividades.

Evitar aglomerações – Recomenda-se ainda, para coibir as aglomerações, não adotar saídas simultâneas (shot gun), optando-se por saídas sequenciais por dois tees (1 e 10), o que comprovou ser bastante eficaz na segurança de todos. Também se recomenda que o uso de carts de golfe deve ser feito individualmente ou compartilhado apenas por pessoas que moram juntas. Mesmo assim, o cart deve ser higienizado antes e depois de sua utilização. Para a utilização de caddies deverá ser obedecida a regra de cada clube.

Deve-se evitar sempre a manipulação de objetos comuns, o que vai desde os cartões de jogo, da sua entrega à sua devolução, como descrito no documento. Pelo mesmo motivo se recomenda que não haja rastelos nas bancas, que deverão ser aplainadas como os pés ou taco, com o jogador tendo direito a dropar a bola dentro da banca caso necessário, sem penalidade, e que não se retire a bandeira para embocar.

Premiações – As premiações no local de jogo estão suspensas, com os troféus podendo ser entregues pelo correio ou em outra oportunidade. Todos esses cuidados se aplicam a funcionários dos clubes e das entidades envolvidas, incluindo imprensa e árbitros, que estarão prontos para atender os jogadores presencialmente ou por telefone. Os celulares só podem ser utilizados para falar com o árbitro ou em emergências de saúde.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    PGA Tour: Entenda tudo o que está em jogo para Tiger esta semana, no Memorial


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados