L’Occitane Open: Tomas Afonso Ribeiro, de 14 anos, vence de ponta a ponta, em Trancoso, na Bahia

24/03/2017

André Lee, Nivaldo Gerais, Rick Duberceau e Neuza Azevedo foram os demais campeões no Terravista

 

Paulo Armani, bicampeão do torneio; Reinold Geiger, da L’Occitane, André Lee, campeão com handicap; e Tomas Ribeiro, campeão geral, no buraco 14 do Terravista. Fotos: Thais Pastor

Tomas Afonso Ribeiro, do Terras de São José GC, de Itu (SP), venceu de ponta a ponta a competição individual do 6º L’Occitane Open, encerrado nesta sexta-feira, no Terravista Golf Course, na Costa do Descobrimento, na Bahia. A competição disputada paralelamente ao festival internacional Música em Trancoso termina neste sábado, com um torneio de confraternização por equipes, na modalidade scramble, seguida da premiação dos dois torneios. Também neste sábado haverá a oitava e última apresentação do Festival de Música.

Clique aquiInternas 2, ou na foto ao lado, para ver fotos da rodada desta sexta-feira. Neste link estão ainda algumas fotos do dia anterior e, em breve, centenas de imagens inéditas do torneio. Aguarde!

Apesar de piorar seu resultado em relação à véspera, Tomas, de apenas 14 anos, que mora no condomínio do Terravista, mas treina em São Paulo, foi campeão com 165 (80-85) tacadas e quatro de vantagem sobre os adversários. No ano anterior, Tomas venceu o Terravista Amador, que abre a semana de Golfe e Música em Trancoso, mas não pode jogar no L’Occitane Open, por caudas de sua agenda escolar. Agora, finalmente, o pré-juvenil tem os dois títulos dos principais torneios jogados no campo no “quintal” de sua casa.

Dificuldades – Apesar de o vento não ter sido um fator na rodada final, o forte calor, com céu aberto e temperaturas acima dos 30 º C, e os greens rápidos e ondulados, fizeram com que a maioria dos golfistas jogasse pior do que na estréia, incluindo o campeão. “Fiz erros bobos nos dois dias, mas ganhar em casa é sempre uma grande alegria, ainda mais que pude jogar ao lado de Reinold Geiger, proprietário do campo”, diz Tomas, referindo-se ao presidente da L’Occitane En Provence, uma das líderes do mercado internacional de cosméticos, patrocinadora dos dois torneios de golfe da semana e do festival Música em Trancoso.

No mesmo grupo de Tomas e Reinold jogou ainda André Lee, do Lago Azul de Araçoiaba da Serra (SP), que venceu a categoria com handicap índex até 15, de ponta a ponta, com 146 (71-75) tacadas. Apesar de ter 41 anos, Lee, comerciante de roupas e calçados, joga golfe há apenas quatro anos. “Comecei no Embrase Golf Center, da Federação Paulista de Golfe, peguei gosto e me mudei para o Lago Azul para morar num condomínio de golfe” conta Lee, que jogou no Terravista pela primeira vez. “Costumo jogar sempre no Fazenda da Grama, que é um dos melhores campos do Brasil, mas gostei muito mais desse, pelo qualidade do campo, mas também pelas vistas espetaculares”.

Destaques – Alberto Marques Filho, o Mano, da Associação Esportiva de São José dos Campos (SP), que todo ano comemora seu aniversário nesses torneios, venceu o Terravista Amador, cinco dias antes, e quase leva seu segundo presente pelos 53 anos que completou na semana anterior. Mano somou 147 (76-71) para ficar em segundo na categoria, seguido por Paulo Hendges, da Academia GolfRange Campinas, terceiro colocado com 148 (72-76).

Paulo Armani, de salvador, bicampeão geral do L’Occitane Open (2015 e 2016), desta vez não teve chances de levar o título geral, e ficou em quarto na categoria, com 151 (72-79), lamentando estar destreinado e sem ritmo de competição. “Só tenho jogado aos domingos no Iberostar, na Praia do Forte, distante uma hora de onde moro” lamenta Armani. O italiano Piero Zolin, do Uxuá, apoiador dos dois torneios de golfe, ficou em quinto, com 152 (75-7).

Mais campeões – As demais categorias foram jogadas no sistema stableford, de soma de pontos. Na 15,1 a 22, venceu Nivaldo Gerais, que mora em Goiás, defende o clube de Golfe de Brasília e é conselheiro da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS). Nivaldo somou 35 pontos a cada dia para ser campeão de virada, com 70 no total. Gilberto Silva, de São José, ficou em segundo, com 69, seguido por Joaquim Frota Fonseca, do Lago Azul, com 69.

Na 22,1 a 34,5, o americano Rick Duberceau, radicado em Trancoso, tornou-se o único a vencer os dois torneios da semana, ao levar seu segundo título em cinco dias, com 75 tacadas. Alessandro Vedrossi, do Terras de São José GC, de Itu (SP), foi o vice-campeão com 68 pontos, seguido por Roberto Goes, do Morro do Chapéu GC (MG), com 65. Adilson Ramos, presidente da Federação Baiana e Capixaba de Golfe, ficou em quarto, com 62, seguido por Walter Taurisano, outro conselheiro da ABGS, do Clube de Campo, com 61.

Feminino – No feminino, Neusa Azevedo, de Salvador, deu o único título para os jogadores locais ao ser campeã, de ponta a ponta, com 69 pontos. A alemã Xênia Von Lehsten Góes, radicada no Rio de Janeiro, onde defende o Gávea, foi a vice-campeã, com 64 tacadas, seguida por Maria Aparecida Rocha, do Clube de Golfe de Campinas, que somou 54 e superou Maria Alice Araujo, do Lago Azul, nos critérios de desempate.

Participam do L’Occitane Open jogadores 90 jogadores de 24 clubes de sete estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul – além de vários convidados do exterior.

Patrocinadores – As duas competições de golfe da semana, o Terravista Amador e o L’Occitane Open, são organizadas pelo Terravista, com patrocínio da L’Occitane em Provence – que também patrocina o Festival Música em Trancoso -, e apoio da Stella Artois; Uxuá Casa Hotel & Spa; Clé, empresa do grupo André Chenue; Villas de Trancoso; e Terravista Vilas Hospitality.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados