Masters 2016: E o vento levou… a bola de Billy Horschel para dentro da água

10/04/2016

Para desespero do campeão da FedexCup de 2014, chance de birdie terminou em bogey

 

 

Árbtiros confirmam que Horschel tem que dropar a bola com penalidade e não recolocá-la no green como ele queria, achando que o vento podia ser considerado um “agente externo”

por Ricardo Fonseca

Um raro e curioso caso envolvendo as Regras de Golfe aconteceu com Billy Horschel quando ele vinha no par do campo nesse sábado, terceiro dia do Masters 2016, três acima no total, e tinha um putt para birdie no buraco 15 de Augusta. Ele se preparava para marcar a bola no green quando uma rajada de vento fez com que ela começasse a se mover em direção à água.

Desesperado, sem saber o que fazer, Horschel, campeão da FedexCup de 2014, viu sua bola mergulhar no lago e rapidamente chamou um árbitro. Imaginava que por a bola tendo sido movida pelo vento e por ele não ter sido agente (provocado) esse movimento, ela deveria ser reposta no local original. Para sua surpresa, no entanto, os árbitros confirmaram que bola estava em jogo e qualquer movimento da bola era considerado como tendo acontecido em função da tacada anterior.

O árbitro seguiu corretamente a Decisão 18-1/12 que deixa claro que como o vento não é considerado “agente externo” a Regra 18-1 não se aplica e a bola tem que ser jogada da nova posição. Como foi para a água teve que ser dropada, com penalidade.

No caso de Horschel, o resultado foi péssimo para o jogador, mas é bom lembrar que o inverso também vale. De acordo com a Decisão 20-3d/1, se uma bola nessas condições, mesmo que já tenha sido levantada, limpa e recolocada, começar a se mover com o vento e entrar no buraco, ela é considerada embocada com a tacada anterior.

Vi pessoalmente isso acontecer no green do buraco 7 de Gávea Golf, no Rio. Um jogador (alguém lembra quem foi?) recolocou sua bola e foi ler a caída do outro lado do buraco. Nesse momento, uma rajada de vento fez a bola entrar no buraco. Eagle, como confirmou o árbitro internacional John Byers.

Veja o vídeo no site do Masters.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    WCGC Brasil 2019 tem nova seletiva aberta a todos os golfistas, dia 27 de abril, no Terras de São José

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados