Medalhas de ouro e prata do golfe, de 1904, são encontradas no fundo de estante nos EUA

04/05/2016

São relíquias da segunda e última competição de golfe dos Jogos Olímpicos, em St. Louis

 

As medalhas de prata (individual) e ouro (equipes) ganhas por Chandler Egan, no golfe dos Jogos Olímpicos de 1904 (reprodução)

por Ricardo Fonseca

Esquecidas por mais de 70 anos em uma caixa de metal no fundo de uma estante, duas medalhas olímpicas de golfe originais de 1904 foram encontradas por um neto do americano Chandler Egan, que foi medalha de prata individual e de ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de 1904, oficialmente Jogos da III Olímpiada, na cidade de Saint Louis, no Missouri, nos Estados Unidos. Da mesma maneira que os Jogos de Paris, em 1900, os de 1904 integraram uma grande exposição e feira de negócios, a Louisiana Purchase Exhibition, uma das Universal Expositions, que começaram em 1851, em Londres, e persistem até hoje com o nome de World Expo (Exposição Universal), que teve sua última edição com a Expo 2015, em Milão.

Chandler Egan medalhista olimpico 1904 ouroTambém como em Paris, as diversas modalidades dos Jogos Olímpicos de 1904 foram jogadas ao longo de cinco meses, de 1º de julho a 23 de novembro de 1904. O golfe foi jogado no Glen Echo Country Club, com uma competição individual que começou dia 19 de setembro, com 75 jogadores disputando em 36 buracos stroke play as 32 vagas para a chave eliminatória de match play, em confrontos de 36 buracos, que definiria os medalhistas olímpicos dia 24 de setembro. George Lyon, um dos dois canadenses inscritos (os outros 73 eram americanos) superou Egan (foto ao lado) por 3 & 2 na final. Derrotados nas semifinais, os americanos Burt McKinnie e Francis Newton, receberam medalhas de bronze.

Mais medalhas – Houve ainda uma competição de golfe olímpico por equipes, entre três times dos EUA, com 10 membros cada, representando a Western Golf Association, que levou o ouro, com Egan na equipe, a Trans-Mississippi Golf Association, que ficou com a prata, e a United States Golf Association (USGA), que ganhou o bronze. Não houve competição feminina. Desta forma, para o quadro de medalhas, o golfe distribuiu duas de ouro, duas de prata e três de bronze, mas em medalhas em si foram entregues 11 de ouro, 11 de prata e 12 de bronze, sendo 10 de cada para os membros das três equipes.

Isso faz com que a medalha de prata de Egan, única, seja muito mais valiosa do que a de ouro por equipes que ele ganhou, já que outras nove delas foram entregues. Uma delas já havia aparecido, a de Warren Wood, que ganhou o ouro jogando na mesma equipe da Western Golf Association de Egan, que foi o capitão do time. Em 1900, na primeira exibição olímpica do golfe, em Paris, foram distribuídas seis medalhas, três no masculino individual, que ficaram para o americano Charles Sands (ouro), e para os britânicos Walter Rutherford (prata) e David Robertson (bronze).

Golfe feminino – Houve ainda uma competição feminina de golfe em 1900, na primeira vez que mulheres participaram de qualquer modalidade olímpica, com 10 participantes, cinco americanas e cinco francesas, que nem tinham ideia que competição na Olimpíada. Elas jogaram nove buracos e as medalhas ficaram todas para os EUA: Margaret Abbott (ouro) Pauline Whittier (prata) e Daria Pratt (bronze),

Egan, na época com 19 anos, era o favorito para o ouro olímpico, depois de ter sido campeão individual da NCAA, em 1902, e campeão do US Amateur de 1904 no Baltusrol Golf Club. Ele voltou a vencer o US Amateur em 1905, além de ser vice-campeão, em 1909. Ele ainda foi arquiteto de campos de golfe e defendeu a equipe campeã dos EUA na Walker Cup em St. Andrews, na Escócia.

Campeão olímpico – Lyon, o campeão olímpico de 1904, tinha 26 anos, mas jogava golfe havia apenas oito e não estava cotado para vencer, apesar de ser o campeão canadense. Ele era vendedor de seguros contra incêndio. Lyon foi vice-campeão do US Amateur de 1906, perdendo por 2 up para o americano Eben Byers. Sua medalha de ouro foi perdida, mas a Royal Canadian Golf Association ainda tem o troféu que ele também ganhou na ocasião. As medalhas de bronze de 1904 também sumiram.

Após um seguro de US$ 350 mil, as medalhas de ouro e prata de Egan serão expostas, na próxima semana, no USGA Museum de Far Hills, em New Jersey, e, depois, no US Open no Oakmont CC, em Pittsburgh. Em junho, ambas as medalhas seguem para exposição no World Golf Hall of Fame, em St. Augustine, na Flórida. Para lá também seguirão itens do golfe olímpico no Rio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    WCGC Brasil 2019 tem nova seletiva aberta a todos os golfistas, dia 27 de abril, no Terras de São José

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados