Nelly Korda vence major, é a nova nº 1 do mundo e jogará em Tóquio junto com a irmã Jessica

28/06/2021

Os EUA não estavam no topo do ranking mundial feminino de golfe havia sete anos

Nelly com o troféu do Women’s PGA Championship. Reprodução tevê.

por | Ricardo Fonseca

A americana Nelly Korda, de apenas 22 anos, jogou 68, quatro abaixo do par, na volta final, para vencer seu primeiro major, o Women’s PGA Championship, encerrado neste domingo, 27 de junho, no Atlanta Athletic Club, na Geórgia, e assumir a liderança do ranking mundial feminino de golfe (Rolex Rankings), ganhando duas posições. Desde agosto de 2014, quando Stacy Lewis foi desbancada do posto de número 1 do mundo pela coreana Inbee Park, os EUA não lideravam o Rolex Rankings, que passou a ser dominado pelas jogadoras de origem asiática.

Além desses feitos, Nelly comemorou sua classificação para o golfe dos Jogos de Tóquio, que começam em um mês, junto com a irmã mais velha, Jessica Korda, de 28 anos, que com o 15ª lugar no Women’s PGA Championship, chegou a 13ª do mundo esta semana e será a quarta integrante da equipe de golfe americana em Tóquio. Cada país pode levar quatro jogadoras aos Jogos, desde que todas estejam entre as 15 primeiras do ranking mundial, o que apenas a Coreia e os EUA conseguiram. Fora das Top 15, o limite é de duas jogadoras por país.

Major no sangue – Jessica e Nely são filhas de outro campeão de major, o tenista Petr Korda, campeão do Australian Open, em 1988 e de Regina Rajchrtová, também tenista. Eles jogaram juntos nos Jogos Olímpicos de 1988, representando a Tchecoslováquia, desmembrada em 1993, quando a República Checa e a Eslováquia declararam suas independências. Petr e Regina têm nacionalidade Checa. Jessica é checa e também americana, mas Nelly e o irmão mais novo, Sebastian, campeão do Junior Boys Australian Open de tênis de 2018, são apenas americanos.

Jessica foi Top 20 no U.S. Women’s Open de 2008, aos 15 anos, tendo Petr como caddie. Em 2103, Petr voltou a levar a bolsa de uma filha no U.S. Women’s Open, mas de Kelly, que tinha 14 anos e era a mais jovem em campo. Jessica, a irmã mais velha, venceu o Australian Open de golfe em 2012, o primeiro título da carreira, seguido por mais seis títulos do LPGA Tour. Jessica tem Top 10s nos cinco majors femininos (ANA Inspiration, Women’s PGA Championship, U.S. Women’s Open, Women’s British Open e Evian Championship.

Nelly, seis anos mais nova, suplantou a irmã há algum tempo. Ela venceu no Symetra Tour e no Ladies European Tour, antes de entrar para o LPGA Tour e também vencer seis vezes, contando com o major do último domingo. Nelly tem ainda o vice-campeonato do ANA Inspiration de 2020 e Top 10s no U.S. Women’s Open e Women’s British Open.

Vitória e mais recordes – Nelly somou 269 (70 63-68-68), 19 abaixo do par, para ser campeão com três de vantagem sobre o também americana Lizette Salas (67-67-67-71). Jin Young Ko, da Coréia, até então a número 1 do mundo, terminou em 46º. Esse foi o segundo título consecutivo de Nelly, que na semana passada havia vencido o Meijer LPGA Classic, em Grand Rapids, no Michigan. Nessas duas semanas, Nelly acertou 120 de 144 greens!

O melhor resultado em relação ao par da história do majors, masculinos ou femininos, é de 21 abaixo, conseguido por In Gee Chun ao vencer o Evian de 2016. Nelly, que fez dois eagles-3 na rodada final, chegou a estar 21 abaixo, restando quatro buracos a jogar, mas fez um duplo bogey no 15 para terminar a duas tacadas do recorde.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados