Palestras “Manutenção de Campos e Equipamentos” lotam auditório da FPG

07/03/2018

Interesse foi tanto que novo evento, ainda mais amplo, será marcado para o segundo semestre

 

Greenkeepers, funcionários, gerentes e até proprietários de campos lotaram o auditório da Federação Paulista de Golfe (FPG) nesta terça-feira, 6 de março, para as palestras sobre Manutenção de Campos e Equipamentos, que começaram às 8 horas e só terminaram às 18 horas. O interesse dos participantes foi tanto que Antônio Padula, presidente da FPG, anunciou que outro evento do gênero, mas ainda mais amplo, será organizado no segundo semestre, no mesmo local.

No alto, e abaixo, vistas do auditório da FPG durante as palestras. Ao lado, de cima para baixo, Antônio Padula, presidente da FPG; Thiago Silva, da ProGolf/Textron; Daniel Tapias mostra a revolucionário 2G2;  Rodrigo Santos, da Itograss ; Danny Braz, da Regatec; e Marcos Feliciano, da Forth Jardim

Os trabalhos começaram sedo, com palestra da Toro, um dos maiores fabricantes de máquinas de manutenção para campos de golfe do mundo, mostrando suas novas linhas de cortadores de grama para fairways e greens, além de outros equipamentos especializados.

Green Grass e Jacobsen – A palestra seguinte foi da Green Grass, dividida em duas partes: Fabrício do Espírito Santo, diretor técnico da empresa, discorreu sobre o plantio de grama no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro e sobre as tendências no golfe para novos variedades de grama. Já Ernesto Henriques, diretor superintendente da Green Grass, falou sobre as novas variedades de gramas Zoysias desenvolvidas recentemente para atender às mais diversas necessidades dos campos de golfe.

Após um Coffee Break, foi a vez de Thiago Viana, gerente comercial da Progolf/Textron, falar sobre as máquinas Jacobsen, apresentadas durante a maior feira do golfe do mundo, em janeiro, em Orlando nos EUA, com as inovações de design e desempenho apresentadas em sua nova linha de maquinários que tem como finalidade facilitar a operação e manutenção dos equipamentos, com aumento de eficiência e diminuição de custos.

Tapia e Forth Jardim – Antes de o grupo com mais de 60 pessoas, representando clubes de São Paulo e outros estados, parar para o almoço, no Eagle Bar do Centro Esportivo da Federação Paulista de Golfe, o agrônomo Daniel Tapia, consultor de dezenas de campos de golfe do Brasil, mostrou uma das novidades que mais o impressionou na feira de Orlando, a Air 2G2, que injeta ar sob pressão provocando a fratura do solo abaixo da superfície, um sistema revolucionário para corrigir a compactação e aerar os campos.

O período da tarde começou com Antônio Padula, presidente da FPG, saudando os presentes e anunciando novo programa de palestras para o segundo semestre. Ademir Mazon, vice-presidente de Desenvolvimento e Novos Projetos da FPG  também esteve presente. A seguir, Marcos Estevão Feliciano, engenheiro agrônomo responsável por palestras e treinamentos da Forth Jardim (ex-Tecnutri) mostrou os novos produtos da empresa para golfe, entre eles adubadores para plantio, fertilizantes variados de liberação rápida ou lenta, embelezadores, enraizadores, incluindo um produto desenvolvido como trabalho de pós-graduação de um funcionário do São Paulo GC, que já está sendo vendido com sucesso.

Itograss e Regatec – A palestra seguinte foi de Rodrigo Santos, engenheiro agrônomo responsável pelo departamento de esportes da Itograss, falando sobre os novos produtos desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa da empresa, como a Imperial, e de seus carros-chefes as Bermudas Tifway 419 e Celebration, além de discorrer sobre técnicas de plantio.

Outra palestra de grande interesse foi de Danny Braz, diretor geral da Regatec, líder nacional em irrigação de campos de golfe, trabalhando com todos os sistemas de controle existentes, sejam Satélites, Decoders ou o moderno IC e distribuidora pioneira no Brasil da marca Rain Bird. Danny, único brasileiro a ter o Certified Golf Irrigation Auditor, emitido pela Irrigation Association e pela Golf Course Superitendents Association of America, também apresentou as principais novidades do setor lançadas na feira de Orlando.

Mais gramas – Para encerrar esse ciclo de palestras, Daniel Tapia voltou para falar sobre a tendência mundial de se investir em gramas com menor manutenção e custo, além de discorrer sobre suas experiências em décadas de profissão, incluindo em viagens internacionais. O evento terminou com os participantes tendo tempo para suas últimas observações e perguntas e respostas dos envolvidos.

Todos os participantes puderam distribuir folders de seus produtos e alguns ainda levaram brindes para oferecer aos presentes. Todos receberão em breve um certificado de emitido pela Federação Paulista de Golfe que foi muito elogiada por mais essa iniciativa em prol do desenvolvimento técnico do esporte no país, que contou com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Golfe e Música em Trancoso: reserve já e não perca os mais concorridos torneios do ano

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados