PGA Tour LA: Rocha e Becker jogam esta semana, na Argentina, de olho em Tóquio 2020

23/04/2019

Brasileiros pontuaram nos três últimos torneios do circuito, que cresce de importância a cada ano

Rocha e Becker: entre os Top 10 do ranking de prêmios que leva ao Web.com Tour. Fotos: Enrico Berardi/PGA Tour

por | Ricardo Fonseca

Graças ao PGA Tour Latinoamérica, circuito de acesso ao Web.com Tour, e aos seus dois torneios realizados no país, o sonho de representar o Brasil nos Jogos de Tóquio 2020 já se torna palpável para os paulistas Alexandre Rocha e Rafa Becker, que pontuaram nos três primeiros torneios da temporada 2019: Becker com um 6º lugar no Panamá e um 4º no Molino Cañuelas, na Argentina, e Rocha com um quarto lugar no Chile. O desafio agora é o Aberto do Centro, na Argentina, no  Córdoba GC, onde ambos jogam ao lado de Rodrigo Lee e Felipe Navarro. Infelizmente, Herik Machado e Gustavo Teodoro não conseguiram vagas para essa semana.

Com apenas três torneios jogados em 2019, o PGA Tour LA permitiu que Rocha, que na semana passada estava prestes de deixar os Top 1000 do ranking mundial de golfe (OWGR) chegasse ao 792º lugar nesta segunda-feira, e que Becker, que começou o ano como 1.169º do mundo, já seja o 873º colocado. E Rodrigo Lee, que ainda não pontuou este ano, entrou para o OWGR exatamente há um ano, com um sexto lugar no Aberto do Centro 2018, e voltou a pontuar três semanas depois ao ser quinto colocado na Costa Rica. Navarro, que depois de quatro anos afastado voltou ao PGA Tour LA este ano, ainda não pontuou.

Importância – Dar pontos para o ranking mundial e olímpico (a definição dos jogadores para Tóquio 2020 será feita pela classificação no OWGR) é apenas um dos benefícios do PGA Tour LA, que desde 2018 tem duas etapas no Brasil: o São Paulo GC Open e o JHFS Aberto do Brasil. Desde 2012, quando foi lançado, todos os anos os cinco primeiros do ranking do PGA Tour LA ganham cartões para o Web.com Tour, circuito de acesso e única porta de entrada para o PGA Tour. Becker, com US$ 15,3 mil ganhos em três torneios já é o sétimo colocado desta lista; Rocha, que faturou US$ 14,1 mil, o décimo do ranking de acesso. E os dez primeiros no final do ano entram direto na seletiva final do Web.com Tour.

Sobreviver à concorrência cada vez maior no PGA Tour LA, com a invasão de jogadores do mundo todo, sobretudo dos EUA, não é fácil, mas isso acontece em todos os circuitos profissionais do mundo, sem exceção. Em toda rodada, não importa o país, tem alguém jogando 62, 63, 64 ou outro resultado assombroso como esses. Muitos sucumbem no caminho, mas negar a importância do PGA Tour LA para o golfe do continente, sobretudo para o Brasil, é passar atestado de ignorância. No golfe globalizado, não existe reserva de mercado, e sim de competência. Quatro jogadores que começaram no PGA Tour LA venceram torneios do PGA Tour dos EUA, em 2019.

Ascensão – Quem acompanha o golfe sabe que foi através do PGA Tour LA de 2015, quando venceu o Aberto do Brasil, foi vice na República Dominicana e teve mais três Top 10 para terminar o ano em quarto do ranking, que Rocha conseguiu voltar ao Web.com Tour, onde havia perdido o cartão na temporada anterior. E foi graças ao PGA Tour China, circuito irmão do PGA Tour LA, juntamente com o PGA Tour Canadá, que Lucas Lee, chegou ao Web.com Tour, onde foi vice-campeão duas vezes seguidas em 2015 (Rust-Oleum e Dallas Open), para, no ano seguinte, 2016, ser apenas o terceiro brasileiro da história a chegar ao PGA Tour.

O PGA Tour LA agora será a porta de entrada do gaúcho Herik Machado, maior revelação do golfe brasileiro dos últimos anos, para o mundo do profissionalismo. Herik não conseguiu jogar nas seletivas para a temporada 2019, mas estreou no circuito, no Chile, jogando com um convite dos organizadores. Não foi bem no primeiro dia, mas no segundo, com dois birdies e um hole-in-one, voltou à linha de corte até o jogo ser suspenso ao escurecer. No retorno, não conseguiu a vaga.

Próximos torneios –Esta semana, sem convite dos organizadores – foram dados exclusivamente para argentinos -, Herik optou por não jogar a classificação de segunda-feira, em Córdoba, para intensificar seus treinos no São Paulo Golf Club, para as próxima etapas. Ele já tem vaga assegurada na Jamaica, de 16 a 19 de maio, e possivelmente no Aberto Mexicano de Golfe, na semana seguinte, último torneio da temporada regular do PGA Tour LA deste primeiro semestre. O último é o Bupa Match Play, também no México, apenas para os melhores do ranking.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados