PGA Tour: Morikawa vence Thomas no playoff e supera Woods no ranking mundial

13/07/2020

Jogador de 23 anos venceu dois dos 24 torneios que jogou o circuito americano. Veja vídeo

Morikawa: Jovem talento de 23 anos já é o 13º do ranking mundial de golfe Foto: Sam Greenwood/Getty Images

por | Ricardo Fonseca

Dá gosto ver a nova geração do golfe mundial em campo, ainda mais quando três deles jogam juntos no pelotão da volta final de um torneio do PGA Tour, como neste domingo, 12 de julho, no Workday Charity Open no Muirfield Village, em Dublin, Ohio, o primeiro torneio de uma rodada dupla que esta semana terá o Memorial, no mesmo local. Justin Thomas, de 27 anos, que era o veterano da turma, jogou ao lado de Collin Morikawa, 23, e de Viktor Hovland, 22. As saídas foram em grupos de três e bem mais cedo, para evitar o tempo ruim previsto para o final da tarde.

Veja, no final, os melhores momentos da rodada final

Apenas um evento nas últimas duas décadas teve os três primeiros colocados de uma volta final do PGA Tour com média de idade inferior à de 24 anos deste domingo. Foi em 2019 no 3M Open que teve o campeão Matthew Wolff, de 20 anos, Morikawa, 22, e Bryson DeChambeau, 25. O resultado foi um jogo espetacular onde “never layup” parecia ser o lema dos jovens talentos.

Decisão – Thomas começou o dia duas à frente do norueguês Hovland e com três de vantagem sobre Morikawa e, apesar de bogeys nos buracos 2 e 3 reagiu com quatro birdies seguidos, do 8 ao 11, além de mais um birdie no 14 e eagle no 15 para abrir três tacadas de vantagem restando três buracos a jogar. Mas Thomas fez bogeys no 16 e no 18, contra birdie de Morikawa no 17, permitindo que a decisão do título fosse para o desempate.

Thomas (68-66-66-69), único a jogar quatro voltas abaixo de 70, e Morikawa (65-66-72-66) terminaram empatados em primeiro com 19 abaixo, enquanto Hovland, que fez Birdies seguidos do 3 ao 5, antes de devolver duas tacadas, terminava em terceiro, com 15 abaixo (69-67-66-71).

Playoff – Foram necessários três buracos extras para decidir o título, duas vez jogando novamente o 18 e dois o buraco 10. Na primeira vez, Thomas ficou muito longe da bandeira, mas embocou de 15 metros para fazer bride, deixando Morikawa com um putt de 7,5 metros que ele também embocou para empatar tudo novamente. Sem público, foi irreal ver duas jogadas como essas sem os urros de torcida. Após novo empate compares no 18, ambos foram para o buraco 10.

Desta vez ambos bateram uma madeira 3. Thomas jogou primeiro e ficou estaimado em uma pequena árvore isolada à direita da raia. Morikawa foi para o lado esquerdo do fairway de onde colocou seu décimo approach do dia dentro de um raio de 2,5 metros. Thomas teve que limpar para o meio da raia, entrar com a terceira e errar o putt longo para salvar o par. Morikawa tinha dois putts para vencer e não desperdiçou. Encontrou o primeiro e empurrou a bola para comemorar seu segundo título do PGA Tour.

Ranking e recordes – Com o título, Morikawa subiu 16 posições no ranking mundial de golfe para ser o 13º do mundo esta semana, à frente de Tiger Woods que, sem jogar desde fevereiro, é o 14º da lista. Morikawa nunca tinha perdido um corte na carreira até a semana passada, seu 23º torneio. Apenas Woods, que passou o corte em seus 25 primeiros torneios como profissional, teve uma sequência maior.

Houve cinco torneios desde o recomeço do PGA Tour, dois com decisões em playoffs e Morikawa esteve nesses dois desempates. No anterior, no meio de junho, perdeu o título do Charles Schwab Challenge para Daniel Berger. O primeiro título de Morikawa no PGA Tour foi no Reno–Tahoe Open (hoje chamado de Barracuda Championship), em julho de 2019. único evento do PGA Tour jogado no sistema Stableford Modificado (que dá e tirar pontos). O brasileiro Alexandre Rocha foi vice-campeão desse torneio em 2012.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados