Playoffs – Apenas três jogam abaixo em rodada de estreia mais difícil do BMW em 80 anos

28/08/2020

McIlroy estreia em quarto; Tiger se complica. Veja horários e melhores momentos

 Tiger dá segunda tacada no buraco 7. Foto: Andy Lyons/Getty Images

 Por | Ricardo Fonseca

Com o japonês Hideki Matsuyama e apenas mais dois jogadores abaixo do par, a rodada de abertura do BMW Championship, nesta quinta-feira, 27 de agosto, no Olympia Fields, Illinois, foi a mais difícil dos últimos 60 anos, do torneio que reúne quase todos os 50 melhores do mundo. A última vez em que três jogadores ou menos completaram o primeiro dia desse evento abaixo do par foi em 1940. É o menor número de jogadores abaixo do par desde o primeiro dia do BMW Championship/Western Open de 1976, que terminou com quatro jogadores em números vermelhos no placar.

Posições de bandeira difícil, greens previstos para 12,5 pés de velocidade no stimpmeter, que ficaram mais rápidos com o vento que secou rápido a grama fizeram com que a média de tacadas do primeiro dia fosse de 72,9, segunda mais alta em rodadas dos eventos dos Playoffs da Fedex Cup desde o segundo dia do Liberty National de 2009 (74,36). E isso depois de termos 84 dos 125 jogadores do Northern Trust jogando abaixo, com média de 69,32 num par 71. No BMW, com par 70, a média desta quinta foi 72.24 tacadas.

Liderança – Matsuyama, com 67, três abaixo, é seguido por Tyler Duncan, com 2 abaixo, e por Mackenzie Hughes, com uma abaixo. Ror McIlroy, campeão da Fedex Cup de 2019 e um dos quatro que podem desbancar Dustin Johnson do posto de nº 1 do mundo, mas só com vitória, vem em quarto, no par do campo, ao lado de outros dez jogadores, que incluem Tony Finau, Matthew Fitzpatrick e três latino-americanos em campo, o colombiano Sebastián Muñoz e os mexicanos Carlos Ortiz e Abraham Ancer. O quarto, o chileno Joaquin Niemann, está em 21º, com duas acima.

Tiger Woods, que é o 57º do ranking e precisa de um quarto lugar, aproximadamente, para ficar entre os 30 que se classificam para o torneio final do ano, vinha no par do campo até fechar o dia com três bogeys seguidos, incluindo seu segundo três putts da rodada, para estrear em 35º. Justin Thomas, que pode voltar a ser número 1 do mundo com pelo menos um segundo lugar isolado, também fez bogeys nos três buracos finais – 7, 8 e 9 – (ele e Tiger saíram pelo 10), que estão entre os mais difíceis do campo, para também ficar em 35º.

Destaques – Dustin Johnson, campeão do The Northern Trust, na semana passada, e número 1 do mundo e do ranking da Fedex, fez birdie no 9, seu último buraco do dia, para jogar 71 (+1) e empatar em 14º. O espanhol Jon Rahm, outro que pode ser nº 1 do mundo esta semana com um quarto lugar empatado com mais um ou melhor, fez apenas um birdie, num par 5, para jogar 75, cinco acima, e ficar em 51º. E Collin Morikawa, quinto do ranking mundial que poderia sonhar em ser o nº 1 com uma vitória, abriu a volta com dois birdies, seus único do dia, para acabar em 60º lugar, com 76 tacadas (+6).

A ESPN 2 mostra o jogo ao vivo, a partir das 16 horas, mas a Golf.TV (PGA Tour Live) começa mais cedo, às 13h20, com o pré-jogo e os grupos em destaque, que têm esses horários:

13h52 (tee 10) Xander Schauffele, Rory McIlroy, Brendon Todd

14h03 (tee 10) Collin Morikawa, Harris English, Bryson DeChambeau

14h58 (tee 1) Dustin Johnson, Justin Thomas, Daniel Berger

15h09 (tee 1) Tiger Woods, Carlos Ortiz, Bubba Watson

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados