Prepare-se: robôs estão prontos para invadir o dia a dia de seu campo de golfe

16/10/2019

Droides já coletam bolas no driving range e os de corte de greens estão chegando. Veja vídeo

por | Ricardo Fosneca

Os simpáticos droides R2D2 e C-3PO, da franquia Guerra nas Estrelas, não deverão aparecer no seu campo de golfe, mas o TM-2000 Robotic Mower, ao lado deles na montagem acima, já é realidade na manutenção de gramados esportivos, como campos de rúgbi e futebol, e com estreia prevista para 2020 cortando greens. Esses robôs cortadores de grama funcionam como os robôs aspiradores de pó que já existem por aí, fazendo seu trabalho sozinhos, graças a programação e sensores, e depois se reconectam em suas bases para recarregar.

Apresentados em feiras de automação e outros esportes, os drones da ECHO Robotics farão sua estreia no golfe durante o Golf Industry Show de 2020, em Orlando. Ainda há muita resistência por parte de greenkeepers a adotar robôs para cortar gramas em campos de golfe nos EUA, mas na Europa eles já são realidade, ao menos trabalhando em driving ranges, seja para coletar bolas, seja para aparar a grama. Trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, com luz ou sem, com chuva ou sol, e têm consumo mínimo de energia e reduzida pegada de carbono.

Vídeo – Um vídeo (veja no final do texto) divulgado pela ECHO mostra como o Naxhelet Golf Club, na Bélgica, automatizou totalmente seu driving range: um robô coletor de bolas RP-1200, que coleta 280 delas de cada vez, levando-as para um sistema automático de lavagem que as recoloca na máquina para o usuário final, trabalha junto com um TM-2000, de cinco lâminas, que pode cortar a grana entre ¾ de polegada a 4 polegadas de altura. E o responsável pelo campo – se você entender o que ele fala – parece bem satisfeito.

Além do RP-1200, de 65 kg, que pode coletar 12,5 mil bolas/dia, numa área de 20 mil m², a uma velocidade de 3,6 km/h, com consumo anual médio de 500 kWh, há um modelo maior, o clube belga usa um robô de cortar grama TM-2000, que trabalha a seu lado no driving range – sem que as bolas atrapalhem. O TM-2000, de 71 kg, pode dar conta de 24,3 mil m² de grama com consumo anual médio de 830 kWh. Mede 1278 mm x 1110 mm x 515 mm, e dispõe de cinco lâminas. Sonares garantem que se desvie de obstáculos e a segurança.

 

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados