Pro-Am de Pebble Beach: Clint Eastwood salva vida de diretor do torneio

08/02/2014


Ator de 83 anos vira herói na vida real ao impedir que dirigente morresse sufocado


Clint Eastwood: de ator e diretor de Hollywood a herói na vida real ao salva vida de diretor de torneio de golfe
Clint Eastwood: de ator e diretor de Hollywood a herói na vida real ao salva vida de diretor de torneio de golfe

O ator e diretor de Hollywood, Clint Eastwood, de 83 anos, transformou-se em herói de verdade na vida real ao impedir que Steve John, diretor do Pro-Am de Pebble Beach, torneio do PGA Tour que está sendo jogado esta semana, morresse sufocado durante um jantar para os voluntários organizado no Monterey Conference Center, na Califórnia. John comia um pedaço de queijo que se alojou em sua traqueia, impedindo a passagem do ar e entrou em pânico.

Ao perceber o que acontecia, Clint Eastwood lembrou-se das aulas de primeiros socorros, identificou a situação de perigo, colocou o diretor do torneio de pé e procedeu à “Manobra de Heimlich”, técnica que consiste em abraçar a vítima por trás e com as mãos fechadas logo sobre o umbigo, comprimir a base do diafragma para baixo e para cima, em manobras repetitivas, até que isso provoque tosse e a pessoa expila o que a está sufocando.

Pânico – A notícia só foi divulgada nesta sexta-feira pelo Carmel Pine Cone, um jornal local, mas confirmada pelos dois envolvidos. “Eu olhei em seus olhos e percebi que não se tratava de uma brincadeira”, conta Eastwood, que diz ter identificado o pânico no olhar do amigo. “Fiz a manobra umas três vezes até ele conseguir expelir o tal queijo e respirar novamente”, conta o ator, que ganhou seus únicos quatro Oscars, como diretor. “Depois fiz beber um grande copa de água com limão espremido dentro”.

“Clint salvou minha vida”, afirma John. “Nós estávamos conversando quando tentei engolir o queijo e de repente não conseguia mais respirar, o ar não passava”, relembra o diretor do torneio, ainda apavorado com o que passou. “Clint percebeu, se colocou atrás de mim e sabia exatamente o que fazer”, conta. “Eu peso mais de 100 quilos, mas ele me levantou do chão umas três vezes apertando minha barriga e me fez cuspir o queijo e poder respirar novamente”.

Manobra – Eastwood jogou muitas vezes no Pro-Am de Pebble Beach, mas nos últimos anos está presente apenas como presidente da Monterey Peninsula Foundation, uma das entidades beneficiadas pelo dinheiro arrecadado na semana, e para entregar o prêmio ao campeão, como já fez com Tiger Woods e Phil Mickelson. O ator e diretor contou que essa foi a primeira vez na vida que precisou usar a Manobra de Heimlich em alguém. Já John conta que há alguns anos se engasgou e foi salvo pela mesma manobra.

Atenção: A manobra Heimlich tradicional não deve ser usada em mulheres grávidas, crianças com menos de um ano. E deve ser aplicada apenas em pessoas que não estão conseguindo tossir – o objetivo da manobra é provocar a tosse – e não estão desmaiadas, quando devem ser usadas manobras de ressuscitação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca. Antes de iniciar a manobra peça sempre para alguém chamar o socorro.


Veja o vídeo que explica como usar a Manobra de Heimlich

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    PGA Tour: Entenda tudo o que está em jogo para Tiger esta semana, no Memorial


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados