Público não poderá acompanhar evento-teste do campo olímpico de golfe

18/02/2016

O "Aquece Rio Desafio de Golfe" será uma exibição fechada, só com nove jogadores brasileiros

 

Campo Olímpico: construido entre a avenida principal da Barra da Tijuca (ao fundo), e o mange de uma reserva ambiental (na frente)

por: Ricardo Fonseca

Conforme havíamos antecipado há dois dias, o tão esperado evento-teste do campo olímpico de golfe será mesmo dia 8 de março, uma terça-feira, com apenas nove jogadores brasileiros em campo, mas com uma diferença: o público não terá acesso ao chamado “Aquece Rio Desafio de Golfe”, que será um evento de exibição fechado. Apenas poderão entrar no local 104 voluntários, sendo 80 dedicados à área de resultados e 24 especialistas no esporte, informou nesta quarta-feira, o Comitê Rio 2016.

Sem a presença de público, o comitê organizador quer se concentrar em testar as operações na nova instalação. Uma delegação da Federação Internacional de Golfe (IGF) estará presente para garantir, junto à equipe do Rio 2016, que todas as áreas-chaves sejam testadas. “É um circuito difícil, com muito vento. Vai exigir o melhor de cada atleta. Será importante para nós ouvir a opinião dos atletas”, diz Cláudia Guedes, líder de competição do golfe no comitê organizador.

Desinteresse – Nenhum estrangeiro dos que estão perto de se classificar para os Jogos do Rio 2016 quis participar do evento-teste. Por dois meses o PGA Tour tentou convencer alguns, oferecendo um voo executivo fretado com leitos a bordo para todos, para trazê-los ao Rio na noite de domingo, 6, chegando ao Rio na segunda cedo, onde descansariam, jogariam na manhã seguinte e embarcariam de volta para os EUA. Em vão. O mesmo com as melhores jogadoras do ranking, que na data escolhida estarão jogando pela Ásia.

Restou à IGF e ao Rio 2016 fazerem o evento-teste com nove brasileiros, sendo oito deles jogadores que estão no ranking mundial e tem chances de garantir sua vaga para os Jogos Olímpicos. Serão cinco homens e quatro mulheres, e há jogadores reservas convidados, caso algum dos previstos não passa aparecer.

Brasileiros em campo – Como Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, brasileiro mais bem colocado e único golfista do país hoje classificado por mérito próprio para os Jogos do Rio 2016, não aceitou o convite, por estar jogando entre Ásia e África nesse período, os outros quatro brasileiros que estão no ranking mundial foram convidados, pela ordem Lucas Lee, Alexandre Rocha, Rafael Becker e Daniel Stapff, esse mais um integrante da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe.

Completa a lista Rafa Barcellos, um dos profissionais brasileiros mais experientes, que o comitê organizador erroneamente identifica como “12º brasileiro melhor ranqueado no mundo”. No feminino, foram convidadas as quatro únicas atletas brasileiras em atividade no ranking mundial, pela ordem Miriam Nagl, Victoria Lovelady, Candy Hannemann e Luciane Lee.

Exibição de 18 buracos – Mais do que uma competição, o evento-teste será uma exibição de 18 buracos jogada por três grupos de três atletas na modalidade stroke play (soma de tacadas, a mesma a ser usada nos Jogos do Rio 2016), com o primeiro grupo saindo para o campo às 11 horas. A competição masculina será de 11 a 14 de agosto, quinta a domingo, e a feminina de 17 a 20 de agosto, quarta a sábado.

O comité organizador informa que o campo projetado e construído pelo renomado arquiteto americano Gil Hanse em um terreno particular, “tem 970 mil m2 de extensão área e capacidade para 15 mil torcedores”. Pago pelo dono do terreno em troca da permissão de construir 16 torres de apartamentos de luxo com mais de 20 andares cada, o campo tem o compromisso de ficar aberto ao público (paga-se para jogar) por 10 anos, renováveis por outros 10. Depois de 10 ou 20 anos, será um campo particular dos condomínios.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    PGA Tour: Entenda tudo o que está em jogo para Tiger esta semana, no Memorial


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados