R&A libera mudanças temporárias nas Regras do Golfe sob a COVID-19

02/07/2020

Medidas para evitar contágio pelo SARS-Cov-2 são válidas para competições

por | Ricardo Fonseca

O R&A e a USGA, entidades que juntas regem o golfe em todo o mundo, publicaram esta semana uma atualização da cartilha “Orientação Sobre as Regras do Golfe Relacionadas à COVID-19″. As orientações visam dar segurança jurídica para as entidades nacionais caso realizem competições que utilizem medidas para ajudar a minimizar a exposição de jogadores à COVID-19, garantindo que ainda assim elas estarão sendo “jogadas de acordo com as Regras de Golfe”.

Apesar desta medida temporária, R&A e USGA enfatizam que: 1) As regras do golfe não foram modificadas; 2) Se um comitê seguir alguma das opções disponíveis contidas nesta orientação (veja link), a competição estará sendo disputada sob as Regras do Golfe; 3) Se um Comitê estiver pensando em tomar uma ação para modificar as Regras de Golfe que não seja abordada nesse Procedimento ou na orientações publicadas abaixo, esse Comitê deve entrar em contato com a R&A se desejar orientação sobre se a competição estará sendo disputada sob as Regras do Golfe; e 4) Não é o objetivo desta comunicação fazer recomendações ou oferecer orientação relação ao jogo de golfe neste momento (fica a critério de cada filiado).

O que vale – O documento em inglês cuja íntegra por ser lida aqui, basicamente considera válido, neste momento, para fins de competição, que não se cumpram os métodos normais previstos em “Pontuação no Stroke Play (Regra 3.3b)”. Desta forma cada jogador pode anotar seu próprio resultado, validá-lo verbalmente com o “marcador”, se possível, e enviar os resultados sem a necessidade de o cartão físico ser entregue.

Da mesma forma, medidas usadas para evitar contato com a bandeira são válidas, desde proibir sua remoção, jogar sem bandeiras ou colocar obstáculos que tornem o buraco mais raso para facilitar a remoção da bola embocada. Mas o R&A e USGA não aceitam bola dada, que a bola seja considerada embocada se tocar num objeto mais alto que a superfície, ou ainda que seja considerada embocada quando ricochetear na bandeira ou outro obstáculo.

Para as bancas, de modo geral, com rastelos removidos ou proibidos, deve-se alinhar a areia com o pé ou taco, lembrando que as imperfeições que sobrarem são normais ao jogo. Caso o comitê prefira, pode declarar as bancas como área geral de jogo ou terreno em reparo, ou ainda adotar “lie melhorado” de até um taco e permitir que a areia seja aplainada com o pé ou taco antes da bola ser recolocada.

Handicap  O Comitê pode ainda consultar a autoridade local sore handicap se resultados nessas circunstâncias valem para efeito de handicap.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    PGA Tour: Entenda tudo o que está em jogo para Tiger esta semana, no Memorial


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados