22/11/2024
Num saudável duelo onde se revezam na liderança, eles estão esta semana no 55º e 56º lugar do WAGR
Herik e Andrey no LAAC de 2019, único ano em que estiveram juntos no torneio. Foto: Dviulgação LAAC
por: Ricardo Fonseca
Os gaúchos Andrey Borges Xavier, do Clube de Golfe de Brasília, e Herik Machado, do Damha Golf Club, que nasceram a poucos metros um do outro em uma comunidade pobre de Santana de Livramento (RS), e foram revelados no projeto social da cidade, o “Boa Bola”, chegaram esta semana às suas melhores posições no Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR): Andrey é o 55º melhor amador do mundo e Herik o 56º. Apenas Fred Biondi, hoje profissional, que chegou a 9º do mundo após ser campeão individual e por equipes da NCAA, em meados de 2023, chegou mais longe.
Herik havia sido por dois anos seguidos, na pré-pandemia, o melhor brasileiro do WAGR, posição que perdeu para Andrey depois que parou de jogar. De volta aos campos, Herik foi escalando novamente o ranking até conseguir superar Andrey em meados de setembro, ao vencer o Aberto do Damha, seu terceiro título do ano em torneios do WAGR.
Duelo – Desde então, os dois vêm se revezando como melhor brasileiro do ranking mundial, uma saudável disputa que chegou ao ápice nesta quarta-feira, com a divulgação da lista que refletia as últimas vitórias de ambos, incluindo duas recentes de Andrey em torneios internacionais na Argentina: o Aberto do Jockey Club de Rosario e o Campeonato Nacional Argentino de Stroke Play, este na última semana, que vem fazendo a diferença para ele pelo elevado total de pontos distribuídos.
Herik, por sua vez, vem de cinco vitórias em seus últimos seis torneios do WAGR jogados no Brasil desde agosto. Venceu, pela ordem, o Aberto do Rio de Janeiro, o Aberto do Damha, o Aberto do Rio Grande do Sul, o Aberto do São Paulo Golf Club e o Aberto Sul-Brasileiro, na última semana, além de ter sido vice no Aberto do Estado de São Paulo, vencido por Andrey.
LAAC – Andrey e Herik estão em preparação para renovar o maior desafio de suas carreiras: o título do LAAC – Latin America Amateur Championship –, maior competição amadora do continente, que será jogada de 16 a 19 de janeiro de 2025, no Pilar Golf Club, em Buenos Aires, na Argentina. O campeão do LAAC, aonde chegam entre os favoritos, ganha o direito de jogar três majors do golfe profissional: o Masters, o The Open e o U.S. Open.
Herik jogou no LAAC de 2016 a 2019 com dois Top 15 no período. Andrey estreou em 2019 no LAAC com um 5º lugar, seguido de Fred Biondi, em sexto, na única vez em que participou da competição junto com Herik. Andrey jogou todos os anos seguintes e voltou a ser quinto colocado em janeiro deste ano. As melhores colocações brasileiras no LAAC foram os vice-campeonatos de Biondi em 2022 e 2023, o terceiro lugar de André Tourinho, em 2015, na edição de estreia, e os dois Top 5 de Andrey.
Ranking Mundial – O melhor latino-americano do WAGR desta semana, dentre os 29 países listados pela Federação Internacional de Golfe, é o mexicano Omar Morales, em 14º lugar. Apenas outros dois jogadores estão à frente dos brasileiros na lista: Justin Hastings (46º), das Ilhas Caimã, e Jose Luis Montano (49ِª), da Bolívia.
Os demais brasileiros mais bem colocado no WAGR são Matheus Balestrin (153), Eduardo Matarazzo (186), Marcos Negrini (265), Guilherme Grinberg (395), Homero de Toledo Sobrinho (621), Guilherme Ziccardi (678) e Wesley Bairros (707) mais um gaúcho de Livramento cuja família era vizinha das de Andrey e Herik.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
09/12/2024
09/12/2024
07/12/2024
05/12/2024
04/12/2024
04/12/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados