Regras de Golfe: mover bola acidentalmente sobre o green deixa de ter penalidade em 1º de janeiro

08/12/2016

R&A e USGA irão adotar a "Regra Dustin Johnson" em todos seus torneios, através de Regra Local

 

por Ricardo Fonseca

Uma nova redação das Regras 18-2, 18-3 e 20-1, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2017, permite que qualquer competição de golfe estabeleça uma Regra Local determinando que não haja penalidade para bolas – e marcadores de bolas – movidos acidentalmente sobre o green. O R&A e a USGA decidiram adotar a medida como Regra Local em todos os campeonatos de golfe, classificações e competições internacionais por equipes sob sua jurisdição. A atitude deve ser seguida por todos as entidades do golfe mundial, mas, sempre é bom lembrar, é preciso que isso esteja estabelecido como Regra Local da competição.

As duas entidades não desejam, mas é bem provável que a nova disposição fique conhecida como “Regra Dustin Johnson”, em referência ao episódio mais recente que ganhou notoriedade pelo caráter injusto da atual Regra (leia reportagem sobre o incidente aqui).

DJ acabou ganhando o US Open de Oakmont, este ano, apesar de ter recebido uma penalidade pelo movimento – involuntário – de sua bola, no green de 5, mas a demora da USGA em comunicar que o caso estava sobre investigação e, depois, em aplicar a Regra, recebeu críticas generalizadas por ter atrapalhado o jogo de todos os envolvidos, o que culminou, no dia seguinte, com um pedido de desculpas, ainda que parcial, da USGA (leia sobre isso aqui).

 

Modernização – David Rickman, Diretor Executivo e de Governança do R&A, explica que essa é uma das muitas modernizações da Regras de Golfe que vêm sendo estudadas há anos. “R&A e USGA concordaram que era preciso mudar isso já e por isso o fazem através de uma Regra Local, enquanto esperamos por uma nova publicação com revisão geral da Regras de Golfe”, conta Rickman. “Eliminar essas penalidades é uma resposta ao que ouvimos de golfistas e organizadores sobre a dificuldade de aplicar a Regra antiga quando um jogador move a bola acidentalmente no green”, completa Thomas Pagel, Diretor Senior de Regras de Golfe e Status do Amador, da USGA.

Além do R&A e USGA, o PGA Tour, Tour Europeu, LPGA Tour, PGA of America e o Masters Tournament estão entre as organizações que já se comprometeram a adotar a nova Regra Local a partir de 2017.

Para isso, a Regra Local deve incluir o seguinte texto (tradução nossa, extraoficial):

“Regras 18-2, 18-3 e 20-1 ficam modificadas pelo que se segue:

Quando a bola de um jogador está no green, na há penalidade se a bola ou o marcador da bola são movidos acidentalmente pelo jogador, seu parceiro, seu oponente ou quaisquer dos caddies ou equipamentos.

A bola ou o marcador de bola movidos devem ser recolocados como determinado nas Regras 18-2, 18-3 e 20-1.

Essa Regra Local se aplica somente quando a bola do jogador ou o marcador da bola estão sobre o green e seu movimento é acidental.

Nota: Se for determinado que a bola do jogador no green foi movida pelo vento, água ou outra causa natural como o feito da gravidade, a bola deve ser jogada como está, na nova posição. Já um marcador de bola movido nessas circunstâncias, deve ser reposto.

Neste link você tem uma seção de Perguntas e Respostas (em inglês) sobre a aplicação e detalhamento da nova Regra Local.

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Golfe e Música em Trancoso: reserve já e não perca os mais concorridos torneios do ano

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados