Regras do Golfe: Essa é incrível: Paul Casey quase foi punido por putt que passou sobre inseto!

07/09/2019

Acredite, existe uma Regra que manda repetir a tacada quando isso ocorre. Veja o vídeo

por  |  Ricardo Fonseca

As bizarrices a que as Regras de Golfe podem levar parecem não ter limites. Desta vez, só assistindo ao vídeo abaixo para acreditar. Paul Casey deu um putt sobre o green, a bola no meio do caminho passou sobre um minúsculo inseto. Terminado o jogo o profissional foi chamado pelos árbitros para se explicar, pois pela Regra 11.1-b, determina que quando isso acontece a tacada dever ser anulada e repetida, o que ele, claro, não fez, considerando a bola como embocada. Penalidade por infringir a Regra? Penalidade geral, ou seja, duas tacadas.

Vamos lá! A Regra 11 (Bola em movimento bate acidentalmente em uma pessoa, animal ou objeto; Ações deliberadas para afetar a bola em movimento) diz em seu artigo primeiro (11.1b) que quando isso acontece a bola deve ser jogada como ficou, com duas exceções. A segunda delas diz que “Quando a bola jogada no green acidentalmente atinge qualquer pessoa, animal ou obstrução móvel (incluindo outra bola em movimento) no green: a tacada não conta e a bola original, ou outra bola, deve ser colocada no local original (que se não for conhecido, deve ser estimado)…

To bug or not to bug Aí você se pergunta: inseto é animal? Para a Entomologia e para os árbitros do R&A e USGA é claro que sim. Afinal, os insetos formam o maior grupo de animais do filo conhecido como Arthropoda e mereceram até um Esclarecimento às Regras, o 11.1b / C2, feito em dezembro passado, que diz claramente que “Insetos vivos são animais. A exceção 2 à Regra 11.1b se aplica a insetos vivos, uma vez que são animais.” Sim, eles se reuniram e debateram para chegar a essa conclusão…

Paul Casey, ganhador de 13 torneios do Tour Europeu reviu a cena com os árbitros e escapou da punição. Como o próprio Casey explica no vídeo publicado pelo Tour Europeu, se você souber que sua tacada poderá acertar um animal, incluindo um inseto, deverá repetir o golpe. Nesse caso, de acordo com o jogador, ele não merecia punição pois a tacada se desviou para a esquerda (entrou chorando pela lateral do buraco) e, portanto, não foi feita com conhecimento de causa.

Desculpa – O Tour Europeu aceitou a explicação, Casey não foi punido e a vida prossegue. E o jogador republicou o vídeo do Tour Europeu em seu Twitter com o comentário: Uma das regras mais estranhas do golfe …, seguido do emoji chamado de “bug”, mas que na verdade retrata uma larva ou lagarta (de cor roxa, no Twitter, e verde em outros locais) que são animais, mas não são insetos. Duas tacadas de penalidade!

Assista ao vídeo abaixo

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados