Regras do Golfe: penalidade de duas tacadas tira profissional do último torneio da temporada

03/08/2019

Brendan Steele, que foi 35º do mundo, em 2018, perdeu o corte e criticou penalidade

 por | Ricardo Fonseca

Brendan Steele (foto), que já venceu três torneios do PGA Tour, o último deles quando conquistou o bicampeonato do Safeway Open, em 2017, e chegou a ser 35º do ranking mundial de golfe, em 2018, lutava para passar o corte do Wyndham Championship, na Carolina do Norte, último torneio da temporada regular, e por um bom resultado que o classificasse entre os 125 primeiros do ranking com direito a jogar os três torneios dos Playoffs da Fedex Cup.

Mas, depois de estrear no par do campo, Steele começou o segundo dia jogando mal e logo em seu quarto buraco, o 13, chamou o caddie para ajudá-lo com o alinhamento do putt. O caddie foi além e usou uma vara de alinhamento para conferir a posição do patrão, aquela que se usa em treinos, mas que é proibida durante os jogos. Steele só desconfiou do erro depois de completar o buraco e foi informado pelo árbitro que seu par havia se transformado em duplo bogey, com o acréscimo de duas tacadas de penalidade por infração à Regra 4.3. Steele jogou cinco acima no dia e ficou longe de passar o corte, nas últimas posições.

A Regra é clara – A Regra 4.3 (6) – Uso de Equipamento – Dispositivos de Alongamento e Equipamento de Treinamento ou de Swing, diz claramente que “Não é permitido … usar qualquer tipo de material de treinamento de golfe ou de swing (como uma vara de alinhamento…) ou um taco não conforme para fazer um swing de prática ou de qualquer outra maneira que gere uma vantagem potencial ajudando ao jogador na preparação para ou na execução da tacada (como ajuda com o plano de swing, o grip, alinhamento, posição da bola ou postura). A pena é de penalidade geral, ou seja, duas tacadas.

Inconformado, Steele indagou ainda o árbitro se seria penalizado se usasse outro objeto.  O árbitro explicou a Steele, que pelas Regras, um guarda-chuva ou um taco (conforme), por exemplo, poderiam ser usados sem problema, mas que uma vara de alinhamento não. “Essa é mais uma daquelas coisas”, vociferou Steele, provavelmente se referindo às regras que alguns golfistas acham estúpidas quando as desconhecem e infringem. Em caso de dúvidas sobre o uso de um determinado equipamento deve-se sempre consultar a Comissão.

Cartão – Steele havia começado a semana em 169º lugar no ranking de pontos, precisando jogar muito bem para terminar entre os 125 primeiros. Vai cair para além do 170º lugar. Felizmente para Steele, mesmo ele não terminando entre os Top 125, seu cartão pleno para a temporada de 2019/2020 está mantido, graças à sua vitória no Safeway Open de 2017, em outubro, ou seja, já valendo para a temporada 2017/2018.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados