Regras do Golfe: Profissional é desclassificado por ficar sem bolas a dois buracos do final

21/06/2019

Vítima foi o francês Clement Berardo em torneio de acesso ao Tour Europeu, na Espanha

O francês Clement Berardo foi desclassificado do Andalucia-Costa del Sol Match Play 9, torneio do Challenge Tour, circuito de acesso ao Tour Europeu, nesta quinta-feira, 20 de junho, depois de constatar que ficara sem bolas restando dois buracos a jogar. O profissional de 32 anos, já tinha feito um quádruplo bogey-9 no primeiro buraco, seguidos de mais um duplo bogey e quatro bogeys, quando ficou sem bolas no buraco 16.

Nada impede, pelas Regras do Golfe, tanto as antigas, como as atuais, que um jogador peça emprestado a qualquer outro uma bola de golfe ou qualquer outro equipamento, exceto tacos. Está claro na Regra 4.2 –a (Bolas): “um jogador pode pedir uma bola para qualquer pessoa, incluindo outro jogador no campo de golfe”. Mas, então, por que Berardo foi desclassificado?

Exceção – Bem, a Regra pode valer para você no seu jogo do dia a dia, mas nas competições profissionais e em torneios amadores de alto rendimento está em vigor outra Regra, a condição “Única Bola” (One Ball Condition) o que significa que se você começou a jogar com uma bola Callaway Chrome Soft, por exemplo, não pode, no meio do jogo, trocar para uma Titleist Pro V1x. E o parceiro de jogo não tinha a mesma bola que Berardo para lhe emprestar.

Antes que você seja duro no julgamento com Berardo, lembre-se que, em 2000, Tiger Woods quase foi desclassificado do US Open, que ele venceu em Pebble Beach, por ficar sem bolas. Isso porque ele pegou várias bolas da bolsa para treinar putts depois que a segunda rodada foi suspensa por causa do mau tempo e esqueceu de repor as bolas na manhã de sábado, além de ter dados duas para uns garotos da torcida. Resultado, sem saber, ele ficou com duas bolas para jogar os seis buracos restantes.

Pânico – Woods bateu o drive do 18 para dentro do mar e só então se deu conta, avisado por Steve Willians, seu caddie na época, em pânico, que lhe restava apenas uma bola na bolsa. Outro drive errado e ele não teria completado o Tiger Slam, que foi ter vencido os quatro majors em sequência, do US Open de 2000 ao Masters de 2001.

Para piorar, Woods estreava um novo modelo de bola, a Nike Tour Accuracy. E se alguém corresse em seu quarto para buscar mais, levaria duas tacadas de penalidade por demora indevida ou pior. Atendendo ao conselho de Steve, Tiger bateu a terceira do tee com um ferro, bem longe do mar, e salvou um bogey.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados