Retorno do golfe profissional nos EUA tem vitória de McIlroy e DJ em playoff inusitado

18/05/2020

Evento beneficente serviu de ensaio para a volta do PGA Tour, Domingo tem Tiger x Phil

McIlroy comemora tacada da vitória, observado pelo parceiro Dustin Johnson. Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

Por: Ricardo Fonseca

Depois de dois meses vendo reprises na televisão, os golfistas finalmente puderam assistir a um jogo ao vivo, neste domingo, 18 de maio, e com dois Top 5 do mundo em ação. Ainda não foi a volta do circuito regular do PGA Tour, que só recomeça na segunda semana de junho, sem público, e com regras especiais para o “novo normal” do mundo durante e pós pandemia de Covid-19, mas já deu para matar as saudades e servir de aperitivo para a próxima exibição ao vivo, neste domingo, 24 de maio, entre Tiger Woods e Phil Mickelson.

O mais importante para o PGA Tour foi provar à torcida e a autoridades do mundo todo que, tomadas precauções simples, o golfe é o esporte mais seguro para ser praticado em tempos de pandemia. Os jogadores foram para o campo carregando as próprias bolsas; o árbitro que acompanhou o jogo ficou encarregado de tirar a bandeira dos buracos – ou seja apenas ele tocou nas hastes das bandeiras previamente higienizadas – e o pequeno staff de fotógrafos e cinegrafistas manteve distância mais do que segura. Ou seja, nem num jogo entre profissionais, com tv ao vivo, foi preciso contato entre as pessoas, ninguém compartilho objetos e todos ficaram a distâncias mais do que seguras.


Veja também:

Vídeo: Entenda como a Federação Paulista de Golfe está enfrentando a pandemia de Covid-19

Depois de enxugar gastos e reduzir taxas, a entidade vai à Justiça para defender o direito dos clubes de funcionar


 

Modalidade – O jogo de duplas onde valia a melhor bola de cada time – Rory McIlroy e Dustin Johnson x Rick Fowler e Matthew Wolff – foi por apostas, ou seja, havia uma quantia para quem vencesse cada buraco (em caso de empate acumulava para o buraco seguinte), valores que se tornavam maiores nos buracos finais. Além disso havia prêmios para birdies e eagles e um canal para doação do público. Tudo que foi arrecadado, US$ 5,5 milhões, será destinado ao combate à Covid-19. O nome oficial do torneio foi TaylorMade Driving Relief, com apoio da UnitedHealth Group e outras empresas.

Várias personalidades entraram ao vivo para comentar o jogo, entre eles ao ator Bill Murray, assíduo frequentador do Pro-Am de Pebble Beach e golfista apaixonado, e até o presidente Donald Trump, em campanha pela reeleição. “Precisamos de esportes em termos de saúde mental do nosso país… Queremos voltar para onde estávamos. Queremos grandes estádios lotados de pessoas.” Na véspera, Trump havia sido criticado por McIlroy por sua condução da crise. “Não é assim que um líder deve agir”, disparou o número 1 do mundo.

Vitória – McIlroy e DJ começaram mandando no jogo no Seminole Golf Club, em Juno Beach, na Flórida, há décadas considerado um dos 20 melhores campos dos EUA, mas que nunca havia aparecido na TV. Eles ganharam três dos primeiros seis buracos, antes de Fowler e Wolff reagirem ao vencer os buracos 9, 11 e 12 com birdies e passar na frente. Os buracos restantes empataram com o prêmio de US$ 1,1 milhão ficando para o 18. Quem ganhasse levaria o match com o mais volume de dinheiro acumulado. Após novo empate, o desempate foi um desafio de Bola Mais Perto da Bandeira, que McIlroy, quarto e último a jogar, venceu para sua dupla.

McIlroy demorou um pouco a ter a conformação de que sua bola havia sido a vencedora, ficando melhor que a de Matthew (os outros erraram o green). “Estou muito contente por esse dia incrível ao lado D.J., Matt e Rickie, jogando por uma grande causa”, disse McIlroy. “Foi lindo voltar a um campo de golfe e conseguir algo de normalidade”.

Tiger x Phil – Neste próximo domingo é a vez de Tiger Woods enfrentar Phil Mickelson no match “Campeões pela Caridade”, no Medalist Golf Club, na Flórida, jogando em duplas com dois astros da NFL e golfistas exímios, Tom Brady (marido da modelo brasileira Gisele Bündchen), e Peyton Manning. Mais uma vez o evento sem público servirá de teste e ajustes para a volta das competições oficiais do PGA Tour, de 11 a 14 de junho, no Colonial Country Club, em Fort Worth, no Texas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados