Sul-Americano Juvenil: Brasil estreia nesta 4ª feira em busca de vaga para o Mundial do Japão

19/03/2019

Só os dois primeiros colocados se classificam. Nordelta GC estreia como sede da competição

Meilin, Bia, Nina, Erik, Choi, Gui e Andrey. Foto: Jairo Grinberg

por | Ricardo Fonseca

Tendo como destaque o gaúcho Andrey Xavier, do Belém Novo, brasileiro mais bem colocado no ranking mundial amador de golfe (WAGR) e número 1 do país, o Brasil estreia nesta quarta-feira no Campeonato Sul-Americano Juvenil, no Nordelta Golf Club, na Argentina, tentando conquistar uma das duas vagas para o Toyota Junior World Golf Cup, o Mundial Juvenil, disputado anualmente no Japão, no meio do ano.

O Brasil classificou-se duas vezes para o Mundial masculino: em 2015, no Chile, quando ficou em terceiro, mas foi beneficiado pela desclassificação posterior da Argentina, que tinha sido vice, e em 2016, quando foi vice-campeão na Venezuela. Em 2017, em Porto Alegre, o Brasil não aproveitou a vantagem de jogar em casa, terminando em terceiro, e, em 2018, ficou apenas em quarto, na Venezuela.

Equipes – Andrey, que jogou em 2017, mas não em 2018, retorna ao time este ano ao lado dos paulistas Thomas Choi, juvenil número 1 do Brasil, que joga no torneio pela terceira vez, e o esteante Guilherme Grinberg, campeão brasileiro pré-juvenil de 2018, ambos do São Paulo GC. Uma equipe forte que tem condições de enfrentar de igual para igual os times dos outros nove países sul-americanos, incluindo os favoritos argentinos, que defendem o título em casa.

No feminino, o Brasil terá duas veteranas, que já jogaram juntas em 2018, quando o Brasil ficou em nono: a carioca Beatriz Junqueira, do Itanhangá, que retornou há pouco de um longo período de afastamento por causa de uma lesão no joelho e terá o desafio de enfrentar um dia de treino e quatro de jogo, e Nina Rissi, que mora na Espanha e só se juntou ao time na Argentina, Completa a equipe a estreante paulista Meilin Hoshino, juvenil número 1 do Brasil, também do São Paulo, clube que cedeu metade da delegação brasileira.

O vôo que levava a delegação atrasou e o time ainda perdeu muito tempo – duas horas – para passar na alfândega, nesta segunda-feira. Com isso chegou ao clube às 17 horas e treinou apenas três buracos. Nesta terça, o Brasil treina a partir das 10 horas. O profissional Erick Andersson, head-pro do São Paulo e coach nacional do Brasil acompanha o time. Euclides Gusi, presidente da Confederação Brasileira de Golfe é delegado do grupo.

Destaques – Esta será a 52ª edição do Sul-Americano Juvenil masculino e a 45ª do feminino. Apenas 14 jogadores dos 60 que competiram em 2018 voltam este ano, entre eles o argentino Federico Shin, que defende o título ao lado de Guillermo Estivill, campeão da Copa Tailhade 2018, e Vicente Marzilio, campeão do Aberto Internacional de Las Brisas de Chicureo. A equipe da casa é forte também no feminino, com Valentina Rossi, campeã da Argentina e número 1 do país, Agustina Gómez Cisterna, que mora nos EUA e ganhou em dezembro o IMG Florida Challenge; e Pilar Muguruza, ganhadora da Copa de Oro, em Mar del Plata.

A Colômbia defende o título feminino com María José Bohórquez e María Camila Moreno, que foram ao Mundial Juvenil do Japão, em 2018. Bohórquez é a campeão= Nacional adulta e do Nacional Juvenil de Match Play de seu país, enquanto Moreno foi a campeã da Copa Camilo Villegas. Cristina Ochoa ganhou vaga na seletiva, mas vem de um título no Annika Invitational Latin America, na Argentina.

Sede Nordelta estreia como sede do Sul-Americano Juvenil depois de a Argentina receber o torneio no Mar del Plata Golf Club, em 1969 e 1979, no La Cumbre Golf, em 1989, e no Martindale CC, em 1999. Em 2009, na última vez em que jogou em casa, a Argentina levou os dois títulos no CCG Las Praderas de Luján, com Emiliano Grillo, Jorge Fernández Valdés e Leandro Marelli, no masculino, e Victoria Tanco, Sofía Toccafondi e Jazmín Reina, no feminino.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados