The Players: Fleetwood e Bradley lideram em dia de hole-in-one e albatroz no TPC Sawgrass

15/03/2019

Moore fez o ace no green-ilha do 17, um dos 23 eagles do dia. English fez um 2 no 11, de par 5

por | Ricardo Fonseca *

Emoção foi o que não faltou na rodada de abertura do The Players Championship, nesta quinta-feira, 14 de março, no TPG Sawgrass, na Flórida. Uma semana depois de serem líderes após a segunda rodada do Arnold Palmer Invitational, o inglês Tommy Fleetwood e o americano Keegan Bradley dividem a liderança, com 65 tacadas, sete abaixo, do maior torneio da temporada regular do PGA Tour, considerado o “quinto major” do golfe profissional, tanto pela força dos jogadores em campo – todos os 50 melhores e 81 dos Top 100 do mundo estão jogando -, como pela premiação recorde de US$ 12,5 milhões, sendo US$ 2,25 milhões para o campeão.

Em dia de hole-in-one de Ryan Moore no temido green-ilha do buraco 17, onde sua bola tocou a bandeira, arrebentou a borda do buraco e entrou de vôo, sem tocar no green, e de albatroz de Harris English no buraco 11, de par 5, onde embocou das 235 jardas, houve de tudo no torneio. Desde Tiger Woods fazendo apenas um par na segunda metade do campo, para, num dia de altos e baixos, salvar a rodada de abertura, com 70 tacadas (-2), até 23 eagles, cinco deles de fora do green. E houve Kiradech Aphibarnrat estreando com um 84 depois de fazer três dos 50 duplos bogeys ou pior do dia, 18 deles resultados de bolas na água no 17.

Liderança – Fleetwood construiu seu 65, sete abaixo jogando pela manhã, quando os greens amaciados por chuvas durante a semana recebiam bem, permitindo atacar a bandeira. Fechou o dia com três birdies seguidos de 5 metros ou mais. Ao todo, foram sete birdies, numa volta sem erros, para ser líder na sede por mais de cinco horas, até se confirmar o empate em primeiro com Bradley, que jogou à tarde, com greens mais secos e algum vento, numa dia onde fez um eagle, seis birdies e um bogey.

Três jogadores dividem o terceiro lugar, com 66 tacadas, seis abaixo, incluindo o coreano Byeong Hun Na, primeiro líder na sede, até ser superado por Fleetwood, Na fez sete birdies e um bogey, num dia em que a maioria dos melhores resultados foi feita pela manhã. Rory McIlroy está entre os que saíram cedo e fez uma rodada de 67 tacadas, cinco abaixo, sem bogeys, para empatar em quinto com Moore, que usou um wedge de 54º para embocar em hole-in-one no17, buraco onde o argentino Emiliano Grillo, jogando à frente de Moore, acertou a bandeira de vôo e ela quase foi para a água. Fez par.

Calendário – Vaughn Taylor, um dos 23 jogadores em campo que já havia disputado o The Players tanto em maio, como em março, data para qual voltou, está na turma das 67 tacadas, feliz com a mudança no calendário. Na última vez que jogou em março, terminou em oitavo. Nos oitos anos que jogou o The Players em maio, não passou o corte. McIlroy também aprovou a mudança. Esta foi a primeira vez em 10 vezes que ele quebrou as 70 tacadas na estreia do The Players.

Woods foi um show à parte. Acertou um torcedor com a primeira tacada do dia e uma árvore do tee do buraco dois, mas ambas voltaram para o rough e ficaram jogáveis, assim como outro tiro errante na segunda metade do campo que foi parar na banca da raia. Mandou uma bola na água no 11, de par 5, jogando apenas o par nos quatro buracos mais longos do campo. Pela 17ª vez em 18, Woods não quebrou 70 na estreia. A exceção foi em 2013, quando venceu o torneio pela segunda e última vez.

Estatísticas – O hole-in-one de Moore, de 121 jardas, foi o nono da história do torneio no buraco 17, e o primeiro em dois anos. Houve 857 tacadas de saída nesse buraco entre o penúltimo e o ace desta quinta-feira. Albatrozes também não raros. Houve apenas cinco na história do The Players, mas eles aconteceram nos últimos três anos.

A rodada desta sexta-feira já começou, com Tiger Woods e todos que jogaram na quinta à tarde indo cedo para o campo. A ESPN mostra a segunda rodada ao vivo, a partir das 14 horas.

*Com agências e PGA Tour

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados