Tiger abre dia com quatro putts, reage, joga abaixo e vai para o tudo ou nada neste sábado

25/01/2020

Palmer joga 10 abaixo, com bogey no 18, e rouba a cena e a liderança no Farmers

por | Ricardo Fonseca

No final, os horários de transmissão

Até mesmo Tiger Woods sente o baque quando abre um torneio com quatro putts no 1. A diferença é que embora tenha levado alguns buracos para recobrar a confiança – perdeu um birdie de 2,5 metros no 4 – Tiger consegue reagir, como nesta sexta-feira, 24 de janeiro, em Torrey Pines, quando fez quatro birdies em cinco buracos, do 6 ao 10, os três últimos seguidos, para voltar ao jogo e a sonhar com seu oitavo título no Farmers Insurance Open. Mais do que isso, seria a 83ª vitória do PGA Tour da carreira de Tiger e a quebra definitiva do recorde de Sam Snead, que chegou a 82.

Mas o brutal South Course, com 7.765 jardas, o mais longo do circuito mundial, onde Tiger jogou a segunda rodada e que será sede única no final de semana, cobrou seu preço. Tiger foi da banca da raia para o rough para só entrar no green com a terceira e fazer um bom bogey-4 no 12, perdeu a chance de birdie no 13, de par 5, e “salvou” o par no 17, depois de mandar o drive para a área de penalidade de esquerda e dropar com penalidade. Tiger ainda fez seu quinto birdie do dia, no 18, de par 5, infelizmente para jogar apenas uma abaixo no dia. Está em 17º lugar com 140 (69-71) tacadas, quatro abaixo, a seis tacadas do líder Ryan Palmer, a quatro do segundo colocado e a não mais do que três de todos os demais. Ainda tem muito jogo.

Recorde – Todos olhos estavam voltados para Tiger, para Rory McIlroy, um grupo à sua frente, que terminou o dia empatado com ele depois de jogar uma acima (67-73) e para Jon Rahm(bo), que jogou ao lado de Woods e tem uma tacada a menos, em 12º, com cinco abaixo (68-71). Mas, enquanto isso, Palmer voava abaixo do radar no North Course, mais curto, mais fácil e onde há bem menos pressão, com pouco público nesta sexta e sem placares de campo. Palmer fez 11 birdies, cinco duplas de dois birdies seguidos e outro solitário, ante de fazer seu único bogey no dia no 18.

Nada mal para quem estava três acima após oito buracos do South Course, no quinta-feira, e já via o corte como uma séria ameaça. Palmer ainda jogou o par do campo na estreia, para terminar acima da linha de corte, antes de fazer o impossível, ganhar 70 posições e terminar o dia como líder isolado, com 134 (72-62) tacadas, 10 abaixo e duas à frente dos adversários. Agora ele só pensa no título que deixou escapar em 2018, num tríplice playoff.

Snedeker – Além do trio dos Top 6 do mundo – Rory (2º), Rahm (3º) e Tiger (6º), que pode reagir a qualquer momento, Palmer tem que se preocupar com Brandt Snedeker, segundo colocado isolado, com 136 (69-67), oito abaixo. Afinal, Tiger pode ser o dono de Torrey Pines com seus oito títulos ganhos lá (incluindo o US Open de 2008 que venceu no playoff de 18 buracos, com a perna quebrada), mas Snedeker é seu fiel locatário.

Snedeker estreou no Farmers, com 2007, com uma volta de 61 tacadas e um terceiro lugar, quando os greens de Poa Annua eram algo no mínimo estranho para quem aprendeu a jogar com Bermuda. Mas hoje a grama local é uma das suas favoritas. Venceu o Farmers em 2012 e 2016 e foi vice-campeão em 2010 e 2013. E tem ainda mais três Top 10s em Torrey Pines, incluindo um nono lugar no US Open de 2008. Snedeker tem ainda outras duas vitórias em Poa, no Pebble Beach Pro-Am (2013 e 2015).

Destaques – Outro bom motivo para não perder nada do final de semana do Farmers é torcer pelos sul-americanos. O venezuelano Jhonattan Vegas vem empatado em terceiro, com 137 (69-68), sete abaixo, e é um dos quatro jogadores, entre 156, que conseguiram duas voltas abaixo de 70 no Farmers deste ano. Os outros são Snedeker, J.B. Holmes (68-69), outro dos empatados em terceiro (grupo que inclui o dinamarquês Sebastian Cappelen (66-71), líder do primeiro dia), e Patrick Reed, um dos cinco empatados em sétimo, com 138 (69-69).

O outro único sul-americano a passar o corte foi o chileno Joaquín Niemann que, apesar de duas volta abaixo do par, vem em 38º, com 141 (71-70) tacadas, três abaixo. O corte ameaçou ficar em duas abaixo, mas se estabilizou em -1, com 79 jogadores passando para o final de semana, 19 deles empatados em 61º lugar. Dos latino-americanos, não passaram o corte os argentinos Emiliano Grillo (par), Fabián Gómez (+1) e Nelson Ledesma (+3), o mexicano Carlos Ortiz (+6) e colombiano Sebastián Muñoz (+7).

Corte – A turma que voltou em casa mais cedo está em muito boa companhia, a começar por Phil Mickelson, que perdeu peso e fez um intenso treinamento para sua estreia em 2020, mas não passou seu segundo corte consecutivo, incluindo o American Express, na semana passada, e o Farmers (72-73), onde dava dó ver os putts que rodaram o buraco. Foi seu terceiro corte em Torrey Pines, em cinco anos, um campo onde pode ser chamado de “local player”.

Justin Rose, que defendia o título ganho em 2019, também ficou por duas (75-70) assim como Rickie Fowler (75-69), que ficou por apenas uma, Francesco Molinari (79-67), e Xander Schauffele (74-70).

Televisão – A rodada deste sábado começa cedo na GolfTV, com os Grupos em Destaque entrando no ar, no site e aplicativos, às 12h30. Quem for assinante (US$ 60/ano) poderá ver o grupo de Tiger Woods, Tyler McCumber e Chris Baker que começa a jogar às 12h55 (hora do Brasil). Rory vem logo atrás, começando às 13h05 ao lado de Tony Finau e Hideki Matsuyama.

A transmissão da TV começa às 15 horas no site da GolfTV e vai até às 20 horas. A ESPN 2 entra no ar às 17 horas, logo após o basquete, e mostra as três horas finais do torneio, sempre as mais emocionantes. A partir deste ano, os canais ESPN no Brasil não transmitirão mais as rodadas de quinta e sexta-feira dos torneios do PGA Tour, limitando-se ao final de semana. A exceção são os majors, que terão transmissão completa.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados