USGA e R&A alteram Regra 10.2b (4) que trata do alinhamento de tacadas pelos caddies

06/02/2019

Entidades publicam esclarecimentos e estendem exceção dentro do green para todo o campo

por: Ricardo Fonseca

A USGA e o R&A divulgaram nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, dois esclarecimentos sobre a Regra 10.2b (4), com relação às restrições de caddies permaneceram de pé atrás de jogadores no stance, que entram em vigor imediatamente. Apesar de as entidades tratarem do assunto como “esclarecimentos”, na prática o texto da Regra que entrou em vigor dia 1º de janeiro foi alterado um mês depois, já que a exceção existente para bolas no green – permitindo que o jogadores escapem da penalidade saindo do stance – agora vale para todo o campo. Ou, seja, a exceção, virou Regra.

O mais importante, além de atender ao clamor de parte dos melhores profissionais do ranking mundial de golfe e dos mais altos executivos do PGA Tour e do Tour Europeu, que haviam se colocado frontalmente contra a redação a regra em questão, foi explicar melhor, com adendos feitos hoje, o que é “começar a tomar o stance”, e o que é um caddie estar “deliberadamente atrás da linha de jogo”. A pronta divulgação nesta quarta-feira permite que o PGA Tour volte a aplicar a Regra 10.2b (4) já no Pro-Am de Peble Beach, que começa amanhã, evitando o vexame de o circuito mais importante do mundo passar por cima das Regras, como havia anunciado. O mesmo vale para o Tour Europeu. E dá, agora, tranquilidade para árbitros de todo o mundo fazer seu trabalho com menos pressão.

Espírito da Lei – O comunicado começa lembrando o espírito da regra, ou seja, por que ela foi criada e que objetivos que se quer com ela obter, algo essencial para quem aplica as Regras do Golfe, poder fazer seu julgamento com, digamos, mais flexibilidade. Para os que defendiam até hoje que a regra era clara e não precisava de mudanças, vale lembrar que toda a confusão criada foi quando os melhores árbitros do mundo – os do Tour Europeu e os do PGA Tour – seguiram a redação fielmente. E puniram irreversivelmente o chinês Li Haotong (Dubai), que perdeu quase US$ 100 mil na brincadeira, e tiveram que voltar atrás na punição dada a Denny McCarthy (Phoenix). Ao beneficiar McCarthy, escaparam de ter que fazer o mesmo com Justin Thomas, que aguardava punição igual..

“O objetivo da Regra 10.2 é reforçar o desafio fundamental de dar uma tacada e limitar os conselhos e outras ajudas que um jogador pode receber durante uma rodada”, começa o comunicado das entidades. “A regra 10.2b (4) garante que mirar no alvo é um desafio que o jogador deve superar sozinho”.

Regra 10.2b Outros Auxílios

(4) O Caddie Não Pode se Posicionar Atrás do Jogador.

Quando um jogador começa a tomar o stance para uma tacada e até que termine a tacada:

O caddie do jogador não pode se colocar, de maneira deliberada, em um lugar sobre, ou perto, de uma extensão da linha de jogo atrás da bola por qualquer motivo.

Se o jogador tomar o stance infringindo esta Regra, ele não pode evitar a penalidade, ainda que tenha saído da posição.

Exceção – Bola no Green: Quando a bola do jogador está no green, não há penalidade sob esta Regra se o jogador sair do seu stance e não reiniciar a tomar o stance novamente até que o caddie tenha se movido daquela posição.

O próprio comunicado de USGA e R&A resume os dois esclarecimentos (abaixo), que podem ser encontrados na íntegra aqui (pdf, em inglês).

“Significado de ‘Começar a tomar o stance para uma tacada’:”

“Se um jogador sai do stance, o jogador não é considerado como tendo tomado o stance para uma tacada”. Portanto, um jogador pode agora sair de seu stance em qualquer lugar do campo e evitar uma infração à Regra 10.2b (4), se o caddie estiver em um local atrás da bola.” (grifo nosso).

Mudança da Regra – Veja que ao permitir que um jogador “desista” do stance em qualquer lugar do campo, sem penalidade, desde que o caddie saia da linha antes de ele retomar o stance e dar a tacada, o R&A e USGA acabaram, na prática, como alertamos acima, com a Exceção da Regra 10.2b (4), que valia apenas no green e agora deixou de seu uma exceção.

“Exemplos de quando um caddie não está ‘deliberadamente’ de pé atrás da bola quando um jogador começa a tomar o stance para uma tacada:”

Conforme descrito, a regra não se aplica se um caddie não estiver deliberadamente de pé atrás de um jogador. É esclarecido que o termo ‘deliberadamente’ requer que um caddie esteja ciente de que: 1) o jogador está começando a tomar uma posição para o golpe a ser jogado; e 2) o caddie está em pé ou perto de uma extensão da linha de jogo atrás da bola.

Vários exemplos do que não é deliberadamente são fornecidos no texto completo dos esclarecimentos. Entre essas situações está quando o jogador vai embocar uma bola “dada”, com o caddie ainda atrás; o caddie está de costas ou olhando em direção diferente; o caddie está envolvido em outra tarefa como consultar livro de jardas; o caddie está saindo com o guarda-chuva para liberar o jogador para a tacada; e por aí vai.

“Os esclarecimentos fornecem orientação adicional sobre uma regra com base nas circunstâncias que podem surgir na sua aplicação”, prossegue o comunicado. “Eles fazem parte de uma lista contínua fornecida aos jogadores e árbitros”.

Dirigentes – Thomas Pagel, diretor sênior de governança da USGA diz que “a experiência nos ensinou que a introdução de uma nova regra exige que equilibremos a paciência com a disposição de agir rapidamente quando necessário”. Ele lembra que “com tantas mudanças fundamentais nas Regras deste ano, nos comprometemos a oferecer toda a assistência necessária para tornar as Regras mais fáceis de entender e aplicar, sem eliminar o desafio inerente de jogar o jogo”.

David Rickman, diretor executivo de Governança do R&A, completou. “Esses esclarecimentos são projetados para melhorar o funcionamento da Regra e dar aos jogadores mais oportunidade de evitar uma violação, permanecendo fiel ao propósito da Regra”, diz Rickman. “Agradecemos que isso requeira que alguns jogadores e caddies façam um ajuste, mas acreditamos que há ampla aceitação de que é apenas para o jogador alinhar uma tacada”.

Observação: Uma lista completa de esclarecimentos sobre as novas Regras do Golfe pode ser encontrada aqui e será incorporada nos respectivos aplicativos Regras do Golfe da USGA e do R&A, no final deste ano.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados